Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como cuidar do fluxo de caixa pós-pandemia

Como cuidar do fluxo de caixa pós-pandemia

30/05/2020 Paul Kiessling

Lembrando que o poder de compra dos clientes e dos potenciais clientes também deve mudar.

A crise econômica provocada pela pandemia da covid-19 despertou nas empresas um processo de transformação em velocidade recorde. Mas nem todas estão preparadas para enfrentar essa retomada no pós-pandemia. Com os negócios voltando completamente diferentes, a análise de fluxo de caixa existente pode não funcionar mais, as empresas precisam apostar em novas estratégias de marketing e planejamento financeiro.

Na questão do marketing, as parcerias com aplicativos não só de entregas, mas de exposição da sua marca e seus diferenciais, além de presença criativa nas redes sociais, são vitais e ajudam a criar empatia com a marca neste novo modelo.

Para fazer um planejamento financeiro adequado a essa nova realidade, é preciso pensar para onde a empresa vai, o que vai acontecer e quais as oportunidades para que o negócio não fique estacionado. Mudanças no fluxo de trabalho e até nas atividades de cada funcionário podem ter impacto no novo modelo, e o empreendedor que tiver a melhor leitura e se adaptar a nova realidade sairá na frente e terá os melhores resultados.

Outro ponto de extrema importância é a análise de custos. Um bom balanço entre a carteira de clientes, desenvolvimentos de novos negócios e novos clientes, versus adequação dos custos para aumento das margens, serão diferenciais para estar um passo à frente.

Lembrando que o poder de compra dos clientes e dos potenciais clientes também deve mudar. Dessa maneira, remodelar o negócio para variar o nicho e o modelo é importante, pois todo o fluxo de caixa é construído com base num modelo de negócios que pode estar focado em um nicho de cliente.

Diante dessa remodelagem, o empreendedor pode encontrar oportunidades de oferecer seus serviços de forma diferenciada, e com preços e formas de pagamento que facilitem a decisão de compra de seu cliente. O importante é não vender seu produto a qualquer preço, sua empresa precisa ser saudável nos contratos e transações, pois a solução para efetivar uma negociação pode se mostrar prejudicial para sua estrutura ao longo do tempo.

Por fim, entendo que é muito difícil pensar no futuro com o desafio que enfrentamos hoje para conseguir fazer uma venda, mas o fato é que essa crise vai terminar e as empresas precisam estar preparadas para reinventar seus negócios, garantindo um bom fluxo de caixa e sustentabilidade.

* Paul Kiessling é fundador e CEO da Kiessling Business Solutions

Fonte: Case Comunicação Integrada



Nível de confiança dos pequenos negócios mineiros cai em setembro

Microempreendedores apresentaram o menor índice de confiança no mês e Indústria tem a pior variação em relação a agosto.

Nível de confiança dos pequenos negócios mineiros cai em setembro

Qual o real papel das empresas?

Convido você a fazer uma reflexão sobre o tema proposto neste artigo: será a geração de lucro o real papel das empresas?

Qual o real papel das empresas?

Novo fôlego para o empresariado

As micro e pequenas empresas brasileiras chegaram perto de entrar em colapso com o início da pandemia, em março do ano passado.


Trabalho presencial: quando e como será possível?

A volta, ou não, do trabalho presencial é um dos principais temas nas instâncias diretivas das grandes empresas brasileiras.

Trabalho presencial: quando e como será possível?

Modelo híbrido é alternativa ao home office? Pela legislação não é bem assim

É preciso cuidado, pois o que se tem dentro da legislação é que esse pode ficar em até 25% da carga horária em home office.

Modelo híbrido é alternativa ao home office? Pela legislação não é bem assim

Tecnologia, home office e a transformação do mercado imobiliário

A tecnologia é uma grande aliada e uma ferramenta cada vez mais fundamental para o mercado imobiliário.

Tecnologia, home office e a transformação do mercado imobiliário

Impostômetro chega à marca de R$ 2 trilhões

Em 2020, a marca foi atingida em 22 de dezembro, informa associação de SP.

Impostômetro chega à marca de R$ 2 trilhões

Setor de food service deve movimentar R$ 167 bilhões em 2021

Enfraquecido pela pandemia, segmento de food service deve estar preparado para o boom das operações, que se dará em 2022.

Setor de food service deve movimentar R$ 167 bilhões em 2021

CNC estima faturamento recorde do varejo para o Dia das Crianças

A data é a terceira mais importante depois do Natal e do Dia das Mães.

CNC estima faturamento recorde do varejo para o Dia das Crianças

Serasa mostra que empresas pagam 51% das dívidas em até 60 dias

Dívidas recentes são recuperadas em maior número que antigas.

Serasa mostra que empresas pagam 51% das dívidas em até 60 dias

4 dicas de decoração e arquitetura para escritórios

Há tempos que o local de trabalho deixou de ser um ambiente sem graça.

4 dicas de decoração e arquitetura para escritórios

Maioria de postos de trabalho foi criada por micro e pequena empresas

No acumulado do ano, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por aproximadamente 70% dos postos de trabalho gerados no país.

Maioria de postos de trabalho foi criada por micro e pequena empresas