Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como o “greenwashing” impacta nos negócios

Como o “greenwashing” impacta nos negócios

12/04/2023 Helen Brito

O relacionamento com entidades do setor de sustentabilidade pode colaborar com as companhias que desejam avançar ecologicamente nos negócios.

Como o “greenwashing” impacta nos negócios

Diante do crescimento nos últimos anos das discussões relacionadas às temáticas de sustentabilidade nas empresas, foi possível perceber um avanço no assunto, visto a relevância que a pauta ganhou no mercado. 

Porém, em paralelo começou a se popularizar o termo greenwashing - traduzido do inglês para “lavagem verde” ou até mesmo “maquiagem verde”. Uma referência a divulgações de informações enganosas sobre sustentabilidade nos negócios, transparecendo uma imagem que não condiz com realizada aplicada de fato.  

Segundo a perspectiva de diretores de investimentos, gerentes e analistas no relatório anual da Global Investor Survey 2022, desenvolvido pela PwC Brasil, 91% dos investidores brasileiros acham que os relatórios das corporações podem ter greenwashing. Já na média mundial, esse valor reduz para 87%. Esse panorama traz preocupação, pois é fundamental ter progressos verídicos a respeito do ESG - Ambiental, Social e Governança em português, com o objetivo de conquistar negócios mais responsáveis e sustentáveis, no qual possuam cada vez mais impactos positivos na sociedade.   

As empresas que dialogam com esse comportamento no mercado realizam a propagação de informações que não representam suas atividades internas. Com o uso da comunicação para se beneficiar de uma reputação positiva, as companhias acabam alastrando que seus processos ou produtos são ecologicamente corretos. Essa ação, além de impactar negativamente os avanços para negócios, afeta toda cadeia de consumidores envolvidos e, principalmente, o meio ambiente. E os consumidores, engados com a narrativa, acreditam que estão contribuindo para a sustentabilidade quando consomem produtos e serviços de organizações que praticam greenwashing.   

O relacionamento com entidades do setor de sustentabilidade pode colaborar com as companhias que desejam avançar ecologicamente nos negócios, devido à experiência e domínio das técnicas já desenvolvidas em suas atividades. Deste modo, tornar-se uma associada de uma instituição que tenha conexão com seu ramo de trabalho tem o potencial de auxiliar no crescimento sustentável da corporação, instruindo suas ações de forma correta e autêntica. 

Esse é um movimento importante para o desdobramento da evolução suportável que ajuda na transparência das ações executadas, uma vez que essas entidades possuem dentro de suas diretrizes uma prestação de contas detalhada aos órgãos responsáveis. Tal fato, colabora para que as empresas possam introduzir estas ações na sua cultura e no seu mercado, certificando que as mudanças de fato trazem consequências positivas e verdadeiras para sociedade. 

Por isso, é essencial haver um monitoramento com auditoria dos indicadores ESG nas empresas que possa atestar que suas práticas “sustentáveis” representam sua realidade e não foram ações isoladas buscando melhoria de imagem e reputação perante seu público e o mercado. Relatórios, informativos, campanhas, entre outros dados também ajudam a comprovar aquilo que é divulgado. Em janeiro deste ano, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou a Resolução 59, que dentre outras determinações, regulou que as empresas de capital aberto são obrigadas a informar e justificar, caso não adotem, métricas ESG - Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança) -, além de indicar onde tais índices podem ser encontrados on-line. 

Ressalto ainda que é importante levar em consideração o mercado de atuação da organização, pois para cada ambiente há aspectos de sustentabilidade mais pertinentes que devem ganhar maior protagonismo nas ações. 

* Helen Brito - gerente Relações Institucionais da ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.

Para mais informações sobre sustentabilidade clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Sing Comunicação de Resultados



Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance