Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Consequências da alta do dólar para a economia brasileira

Consequências da alta do dólar para a economia brasileira

13/12/2019 Augusto Luiz Pellicer

Na última semana, tivemos fortes emoções a cada manchete que surgia nos jornais, principalmente, a respeito do dólar, que no dia 27, alcançou a máxima histórica de R$ 4,258.

Isso representa uma alta de mais de 5% no mês de novembro. Não obstante, uma semana depois das tentativas do Banco Central em controlar o câmbio, a moeda norte-americana permanece no patamar de R$ 4,20.

A apreciação do dólar tem diversas motivações, de ordem nacional e internacional, como a intermitente guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, regada de acordos que, por vezes, sequer duram horas.

Além disso, nos deparamos com uma violenta instabilidade na América Latina, que nesses últimos 2 meses, enfrenta manifestações no Chile e uma crise política generalizada na Bolívia.

Estes eventos somados a insegurança mundial de uma possível recessão, refletem em um cenário de juros baixos em todo o globo.

Consequentemente, temos uma depreciação de todas as moedas emergentes frente ao dólar, que se sustenta como a moeda mais forte e o porto seguro dos investidores de todo o mundo.

A taxa Selic, ensaia mais uma queda no mês de dezembro, buscando atingir o patamar de 4,5% ao ano. Ao encararmos os indicadores econômicos, e mesmo as expectativas do Banco Central, concluímos que a taxa de juros, tende a se manter em patamares baixos ao longo de todo ano de 2020, o que segura o real em um patamar menos apreciado.

Dessa forma, podemos compreender o que ocorre com o dólar de duas maneiras principais. A primeira hipótese é a de que este pode ser o novo patamar da moeda – pelo menos no curto prazo –.

Nesse caso, esse é um novo status quo no qual devemos conviver e lidar. Isto é, dado os juros mais baixos no país, até que a economia reaja, podemos nos deparar com um dólar estável em R$ 4,20, ficando confortável até R$ 4,50, sem desestabilizar a nossa política monetária.

Isso porque, com os juros mais baixos, já não é tão interessante para o investidor estrangeiro, aportar no Brasil, o que impulsiona uma saída de dólares, uma fuga de capital estrangeiro, reduzindo a oferta dessa divisa, de forma a apreciar o seu preço.

Outro modo de encarar esse súbito desnível do dólar é com a teoria econômica tradicional, onde essa depreciação do real frente ao dólar, nos leva ao aumento do lucro proveniente de exportações.

No caso brasileiro, esse aumento beneficia, principalmente, a negociação de commodities cotadas na moeda americana, como a soja, o etanol e o café.

Como resultado, temos o aumento de preços dos bens importados, o que certamente irá afetar negativamente parte da indústria que importa insumos para a sua produção.

No setor de serviços, o principal impactado é o setor de turismo, que provavelmente poderá sofrer com o aumento nos preços das viagens internacionais e assim, a demanda por essa modalidade tende a diminuir.

No entanto, o turismo nacional tende a aumentar, tanto por parte dos brasileiros quanto pelos estrangeiros, que planejam vir ao Brasil.

* Augusto Luiz Pellicer é economista, sócio da Monteverde Investimentos e head de fundos imobiliários.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?