Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Construção civil respira e apresenta melhora

Construção civil respira e apresenta melhora

25/09/2019 Renato Las Casas

A construção civil gerou 19,7 mil empregos formais no primeiro semestre deste ano, somente em Minas Gerais.

Depois de cinco anos registrando queda, o PIB (Produto Interno Bruto) do setor de construção civil apresentou 2% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado.

Em comparação aos três primeiros meses deste ano, a categoria avançou 1,9%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 29 de agosto.

Especialistas da área acreditam que essa recuperação se deve aos bons resultados da construção imobiliária, pois o mesmo feito não foi atingido pelos setores de infraestrutura e obras industriais. No entanto, mesmo tímido, os dados já mostram uma pequena recuperação na área.

Outra grande boa notícia é a de que a construção civil gerou 19,7 mil empregos formais no primeiro semestre deste ano, somente em Minas Gerais.

Já são 103 mil profissionais atuando na área como microempreendedores individuais (MEIs), de acordo com as referências apresentadas pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Apesar do desafogo trazido pelas estatísticas, é preciso também levar em consideração a alta produção de resíduos e consumo de recursos naturais.

A indústria da construção civil é considerada uma das maiores geradoras de impactos ambientais em nosso país. Com esse contexto, se faz mais do que necessária a adoção de uma visão sustentável no processo de realização de uma obra, seja ela de pequeno ou grande porte.

A aplicação da sustentabilidade no âmbito da construção civil pode proporcionar ganhos tanto para o empreendimento quanto ao meio ambiente.

Essa iniciativa pode evitar retrabalhos, possibilitar a diminuição de custos financeiros, agregar qualidade ao trabalho oferecido e promover o melhor aproveitamento dos recursos naturais e energéticos. É preciso deixar muito claro, que ações simples podem acarretar grandes mudanças no futuro.

Oferecer produtos com esse viés também é uma maneira consistente de atuar na melhora da qualidade do setor. Práticas sustentáveis podem reduzir os impactos causados ao meio ambiente, e ajudar na preservação do nosso ecossistema.

Atuando neste ramo, acredito que adotar uma atitude sustentável é uma necessidade, visto que temos que nos preocupar também com o futuro das próximas gerações.

Para fim, venho ressaltar a importância de se fazer um bom planejamento para a execução de um projeto, pois por meio do mesmo é possível estudar e programar todos os estágios do trabalho.

Com a elaboração deste plano, as pessoas ainda poderão traçar todos os recursos necessários e planejar o que será feito com os resíduos. Estes que podem ser enviados aos locais de coleta e reciclagem, por exemplo.

* Renato Las Casas é engenheiro civil e diretor comercial da Ecogranito.

Fonte: Naves Coelho Comunicação




O engajamento dos colaboradores em um mundo colocado à força em home office

A pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou empresas de todo o mundo a adaptarem suas rotinas e métodos de trabalho, adotando o home office como resposta imediata à evolução da Covid-19.


Retomada econômica com cautela é defendida pela FIEMG

Federação acredita que a retomada deve ser customizada para cada região do estado


A crise e suas oportunidades

A partir dos dados da B3, é possível observar um movimento extremamente curioso no mercado financeiro.


Acomodando-se para a longa viagem: trabalhando de casa com segurança

Na última década, vimos um tremendo aumento de trabalhadores remotos - tanto autônomos quanto colaboradores e executivos.


Empreendedor, o herói necessário

A recessão econômica que iniciada neste primeiro semestre de 2020 será uma das mais graves dos últimos tempos.

Empreendedor, o herói necessário

Mais da metade dos pequenos negócios mineiros tiveram crédito negado

Pesquisa do Sebrae mostra que a crise tem levado um número maior de empresários a buscarem empréstimos para manterem os negócios.

Mais da metade dos pequenos negócios mineiros tiveram crédito negado

Edital de Inovação para a Indústria do SENAI lança nova categoria

São 250 mentorias online e gratuitas para apoiar as empresas na produção de equipamentos de proteção para COVID-19.


Novos impactos para implementação da LGPD

As empresas que não se anteciparam na busca de adequação à LGPD devem colocar este projeto em segundo plano.


Geração de caixa através dos tributos em meio a pandemia

O que as empresas necessitam é de geração de caixa como medida imediata. A possibilidade existe por iniciativa própria e dentro da lei.


E-commerce nos tempos de COVID 19

O que as empresas podem fazer para manter a operação funcionando?


Os impactos da pandemia do novo coronavírus na mineração

Para continuar operando durante o período de isolamento social – que é uma das medidas restritivas essenciais no combate ao novo coronavírus –, diversas empresas precisam se reinventar.