Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Gestão Ativa do caixa

Gestão Ativa do caixa

15/10/2019 Bruno Zanon

Como rentabilizar o capital de sua empresa?

Todo bom gestor sabe que a reserva de emergência é algo necessário e muito importante para evitar problemas futuros dentro de uma companhia.

Isso porque contratempos acontecem, e nem sempre eles possuem data e horário marcado. Em uma grande empresa, com diversos funcionários e setores a serem gerenciados, imprevistos e gastos surgem com uma frequência maior, tornando necessária a separação de um caixa para eventos a médio e longo prazo.

Essa “reserva de emergência” pode ser caracterizada como uma quantia separada para o atendimento de possíveis eventualidades e incidentes.

No entanto, muitos deixam esse dinheiro parado na conta, aguardando o seu dia de uso. Pensando nisso, é interessante que esse montante seja investido em um fundo, para que assim seja possível gerar rentabilidade e liquidez ao caixa.

É preciso deixar claro, que somente o caixa a médio e longo prazo podem ser investidos em fundos. O caixa a curto prazo é aquele em que você precisa ter à mão para qualquer evento que ocorra na empresa.

Portanto, não faz sentido investi-lo, se você precisará usá-lo a qualquer momento.

Sabemos que as empresas precisam separar uma reserva para eventualidades futuras. Seja uma crise na economia que afete os negócios, a rescisão de um funcionário com muitos anos de casa ou algum problema operacional na empresa, esse caixa fica estático por um grande tempo. Então eu pergunto: por que o deixar parado sem gerar liquidez?

A famosa frase do físico Benjamin Franklin “Tempo é dinheiro” se encaixa muito bem neste caso. A ideia é, basicamente, deixar o dinheiro que ficaria um longo período parado, rendendo e gerando lucro à empresa.

Mas atenção, não é todo investimento que é indicado para essa operação. Àqueles com vencimentos muito longos não devem ser cogitados.

Isso porque, apesar de ser um caixa reservado para acasos a longo prazo, ele deve estar liberado para uso quando for necessário. 

O objetivo é levar eficiência a gestão de caixa da empresa. Ao deixar parado o montante reservado para as operações distantes, você irá perder dinheiro.

O que queremos é mostrar que é possível aplicar esse patrimônio em investimentos, que irão gerar lucro à empresa e estará disponível para uso normalmente.

* Bruno Zanon é sócio fundador da Atrio Investimentos.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Pesquisa mostra consumo mais consciente e compromisso com a sustentabilidade

61% dos consumidores esperam que as marcas que compram tenham práticas claras de sustentabilidade.


Coronavírus provoca a maior queda da história na intenção de consumo das famílias

ICF cai 13,1% em segunda retração mensal consecutiva e atinge menor nível desde novembro de 2017.

Coronavírus provoca a maior queda da história na intenção de consumo das famílias

A hipótese das três crises

Ao colocar as pessoas em isolamento social, a pandemia do coronavírus gerou uma crise múltipla.


Shopping Centers – O desafio da reinvenção

Há a necessidade de ir mais além, mergulhar no íntimo do conhecimento do nosso cliente, usar definitivamente o que se aprendeu nos bancos da universidade - a antropologia do consumo, o atendimento personalizado, ir além.


Produtores do Cerrado fazem primeira venda coletiva de queijo minas artesanal

Produtores da Aprocer comercializam 450 quilos de queijo a um valor superior ao que vinha sendo negociado regionalmente.

Produtores do Cerrado fazem primeira venda coletiva de queijo minas artesanal

Com a pandemia, 11% dos pequenos negócios mineiros tiveram que demitir

Pesquisa do Sebrae mostra que a flexibilização temporária das regras trabalhistas dá fôlego aos pequenos negócios para atravessarem a crise.

Com a pandemia, 11% dos pequenos negócios mineiros tiveram que demitir


O engajamento dos colaboradores em um mundo colocado à força em home office

A pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou empresas de todo o mundo a adaptarem suas rotinas e métodos de trabalho, adotando o home office como resposta imediata à evolução da Covid-19.


Retomada econômica com cautela é defendida pela FIEMG

Federação acredita que a retomada deve ser customizada para cada região do estado


A crise e suas oportunidades

A partir dos dados da B3, é possível observar um movimento extremamente curioso no mercado financeiro.


Acomodando-se para a longa viagem: trabalhando de casa com segurança

Na última década, vimos um tremendo aumento de trabalhadores remotos - tanto autônomos quanto colaboradores e executivos.


Empreendedor, o herói necessário

A recessão econômica que iniciada neste primeiro semestre de 2020 será uma das mais graves dos últimos tempos.

Empreendedor, o herói necessário