Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Liderança nos tempos do COVID -19

Liderança nos tempos do COVID -19

18/04/2020 João Comério

Nos últimos dias o escritório da Innovatech, e tantos outros espalhados pelo nosso país, tem estado bem diferente do que estamos acostumados.

Em vez de técnicos, executivos e clientes em postos de trabalho, a grande maioria está tralhando a partir de casa. A situação se repete na maioria do mundo, desde que a disseminação do Coronavírus foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde

Além da tragédia humana que vem fazendo vítimas em todos os continentes, é provável que tenhamos que enfrentar um cenário econômico bastante adverso pelos próximos meses.

Nas últimas semanas, conversei com especialistas e líderes empresariais e fizemos benchmarking em diversas organizações para identificar e preparar medidas eficazes para proteger o pessoal, a estabilidade das operações e a qualidade dos serviços aos nossos clientes.

Nessas conversas, tive a chance de discutir sobre a evolução do papel da liderança e gostaria de compartilhar esse aprendizado.

Prepare-se. Há um mês atrás, poucas empresas planejavam sobre como lidar com a Covid-19. Mesmo hoje, a maioria tem apenas ações pontuais sobre a situação imediata. Não é tarde para falar em planejamento.

Os desdobramentos são imprevisíveis, mas, com certeza, exigirão respostas rápidas e acertadas. Trace cenários. Tenha um plano. Execute o plano. Monitore o plano, revise o plano. Repita.

Teste o plano. Uma empresa com quem falei havia planejado home office, mas quando foram implementar descobriram que apenas alguns colaboradores tinham equipamento.

Em outra empresa, o problema eram as restrições na comunicação com terceiros e, numa terceira, não havia licenças de softwares para todos.

Outra coisa: processo não é burocracia. Da mesma forma, comitê de contingências não é fórum de debate: é um processo para reunir as pessoas que têm autoridade para tomar decisões e os especialistas que podem suportá-las.

Comunique-se. A coordenação do trabalho à distância tem se tornado mais comum em empresas de todos os setores, mas poucas estavam preparadas para a súbita necessidade de que essa se tornasse a principal forma de trabalho das equipes. Diversos gestores mostraram preocupação sobre a perda de coesão e efetividade dos times.

Com tanto aparato tecnológico é fácil subestimar quantas informações e direcionamentos críticos são transmitidos espontaneamente em encontros presenciais, não só em reuniões, mas também na cafeteria.

Temos que aprender a emular, à distância, os efeitos desses contatos. Isso vale não só para o time de operações.

É importante, também investir mais tempo no contato com as áreas de suporte: o pessoal de RH, de TI e do Jurídico tem, provavelmente, uma perspectiva inestimável sobre o que é necessário para manter as operações funcionando.

Coordene-se. Esteja em sintonia com os outros elos da cadeia em que está inserido. Entenda o que está acontecendo nas operações dos seus fornecedores e clientes e trabalhe junto com eles para construir soluções.

Ao estabelecer prioridades de maneira conjunta e de maneira transparente aumentamos a resiliência de toda a cadeia.

Mantenha-se informado. Não existe liderança eficaz sem informação de qualidade. Partir de uma premissa equivocada gera, consequentemente, uma decisão ruim.

São tantas as informações disponíveis que muitas vezes é difícil saber como escolher entre elas. A decisão e a responsabilidade são sempre da liderança, mas precisamos ouvir os especialistas.

As redes sociais são, potencialmente, um meio maravilhoso de disseminação de informações, mas os experts são o GPS com que as lideranças contam para navegar a complexidade.

Conecte-se com o seu pessoal e com a sua comunidade. Por fim, é certo que as vidas dos seus colaboradores serão impactadas pela pandemia: alguns ficarão doentes ou terão casos na família; as escolas estarão fechadas e as crianças estarão em casa.

Mesmo praticando distanciamento social, conecte-se com essas pessoas, exercite a sua empatia. Envolva-se na solução dos problemas em todos os âmbitos em que puder ajudar.

Algumas empresas do setor de manufatura converteram temporariamente suas linhas para a produção de máscaras, a fim de abastecer comunidades carentes.

Talvez você não consiga fazer algo do tipo, mas é possível que a sua empresa esteja mais bem preparada que o condomínio do prédio onde funcionam os seus escritórios. Apoie.

A segurança é um esforço coletivo e as lideranças são fundamentais nesse momento. Fiquem seguros.

* João Comério é sócio fundador e CEO da Innovatech. 

Fonte: Grupo Innovatech



Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios