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Maioria dos consumidores diz que abusos aumentaram na pandemia, revela Idec

Maioria dos consumidores diz que abusos aumentaram na pandemia, revela Idec

15/03/2021 Divulgação

Estudo feito em todas as regiões do País aponta qual o perfil do consumidor brasileiro e mostra que a maioria acredita que conhece seus direitos e teve sucesso quando reclamou.

Maioria dos consumidores diz que abusos aumentaram na pandemia, revela Idec

Neste Dia Mundial do Consumidor (15/03), o Idec, ONG de Defesa do Consumidor, divulgou uma pesquisa inédita que aponta como os brasileiros enxergam seus direitos e quais suas maiores dificuldades e percepções quanto à defesa dos consumidores.

O estudo revelou que para 64% dos entrevistados o desrespeito aos direitos dos consumidores aumentou com a crise gerada pela pandemia. Essa sensação foi maior entre os moradores do Sudeste e Nordeste (65%), e entre a população da classe C (66%).

Para 52% a avaliação sobre a atuação do governo em defesa dos direitos do consumidor é negativa: 28% entendem que o governo está se omitindo e 24% acreditam que ao invés de ajudar está prejudicando. Já para 35%, a avaliação é positiva: 25% acham que o governo está fazendo algum trabalho neste sentido e 10% avaliam que está trabalhando muito neste sentido. Outros 14% não tinham opinião sobre o assunto.

Quando perguntados se conhecem seus direitos como consumidores, a maioria expressiva dos mais de 1000 entrevistados da pesquisa declarou que tem algum conhecimento sobre direitos do consumidor (94%), mas apenas 15% das pessoas afirmaram que conhecem muito seus direitos. 6% disse que não tem esse conhecimento.

O nível de desrespeito aos direitos dos consumidores também foi abordado pela pesquisa: 67% dos entrevistados disseram já ter tido algum direito como consumidor desrespeitado, contra 29% que nunca sentiu. Os exemplos mais citados de desrespeito foram dificuldade de cancelar um serviço ou devolver/trocar um produto (19%); cobrança indevida (17%); venda de produto danificado, estragado ou alterado (15%); não oferta de nota fiscal ou garantia (14%); e atendimento inadequado (13%).

Para mais informações sobre consumidor clique aqui.

Fonte: Idec



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