Mais de 70% dos empresários mineiros estão otimistas com o 2º semestre de 2022
Mais de 70% dos empresários mineiros estão otimistas com o 2º semestre de 2022
Primeiro semestre do ano teve aumento de 51,9% nas vendas em relação a 2021.
O segundo semestre chegou e os empresários do comércio estão com expectativas elevadas para ampliar as vendas, conforme aponta a pesquisa “Expectativas de Vendas para o 2º Semestre de 2022”, realizado pela equipe de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).
Segundo o estudo, 74,8% das empresas do comércio varejista mineiro acreditam que as vendas nos próximos meses serão melhores em relação ao primeiro semestre do ano. O levantamento, realizado entre os dias 6 e 14 de julho, contou com a participação de 401 empresas de diferentes setores do comércio e regiões de Minas Gerais.
Se comparado com 2021, o primeiro semestre de 2022 teve um aumento de 51,9% nas vendas. No entanto, a segunda metade do ano é marcado por datas comemorativas, como Dia dos Pais, Black Friday e Natal, que possuem um grande impacto no volume de vendas.
O estudo também apurou que os segmentos com as melhores expectativas são combustíveis e lubrificantes (90,9%) e tecidos, vestuário e calçados (89,9%). Contudo, em todos os segmentos, pelo menos 60% dos empresários possuem boas expectativas. Já como forma de atrair os consumidores e trazer um diferencial para seus negócios, os empresários pretendem investir em promoções e liquidações (54,9%), divulgação e/ou propaganda (48,4%), além de introduzir novos produtos no mercado (27,4%).
Fonte: Fecomércio MG