Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mar calmo não faz bom marinheiro

Mar calmo não faz bom marinheiro

27/03/2020 Dimitri Rodrigues

Saiba como um empreendedor pode sobreviver à atual crise.

Empreender e navegar são aventuras bem semelhantes - em ambas você sabe onde quer chegar, mas a jornada esconde riscos e incertezas que podem atrapalhar ou acabar com a viagem.

Tendo isso em vista, para ser um marinheiro/empreendedor bem-sucedido, você não precisa contar apenas com a sorte de encontrar águas calmas durante todo o caminho, o ideal é que você aprenda a enfrentar as tempestades, a ajustar as velas na hora certa, e a ter sabedoria para esperar a onda passar.

Nos meus anos como “capitão” a frente da Kiwi Superfoods – rede de franquias de alimentação leve – presente em todo o território nacional, passei por muito “mar bravo”, as diversas tempestades nacionais e internacionais, e até mesmo, por gigantescas ondas internas, que qualquer novo negócio enfrenta.

Em meio à tormenta provocada pelo novo coronavírus, algumas reflexões podem ajudar os marinheiros de primeira viagem.

Em primeiro lugar, é preciso entender que mar calmo não faz bom marinheiro - ou seja, você só será um bom empreendedor se conseguir passar pelas dificuldades da jornada.

É simples: não existe empreendedor que sobreviva sem a maturidade de lidar com grandes crises e dificuldades. Não há MBA, nem mesmo em Harvard, que te ensine a lidar com uma pandemia e os impactos no seu negócio.

Então não desperdice os ensinamentos e a maturidade que uma boa crise pode lhe dar. Aproveite o momento para aprender e evoluir com ela.

Mas antes de zarpar, é preciso ajustar as velas. Você traçou o seu caminho até o destino desejado para 2020, mas, ao entrar em alto mar, enxergou o furacão no horizonte. É nessa hora em que o seu plano de viagem deve ser revisado e suas velas ajustadas.

Provavelmente, o planejamento e diretrizes estratégicas feitas para o seu negócio em 2020, já não valem muita coisa.

É hora de reunir o seu time para revisar metas e repensar projetos - por meio da internet e no conforto do nosso isolamento social. Quanto mais rápido esse ajuste de velas, menor a chance de naufrágio.

Para acalmar a mente e o coração, também é importante lembrar que toda tempestade, por mais arrasadora que seja, passa. Não há tempestade que dure toda uma vida. Normalmente, as tormentas são fortes, rápidas, destruidoras, mas passageiras. Abandonar o navio não é uma opção.

Depois da tempestade, vem a bonança. Em tempos de crise, o mercado cria movimentos excelentes para todo empreendedor.

São nestas horas que o poder de negociação de aluguéis aumenta e o preço de insumos abaixa, além disso, há uma maior disponibilidade de mão de obra com salários mais justos e pontos comerciais com melhores localizações.

O papel do capitão como gestor e líder do veleiro é ainda mais desafiador, e faz toda a diferença na condução da embarcação.

Um gestor calmo, racional, justo e equilibrado, é capaz de conduzir a equipe com tranquilidade, até mesmo no momento mais difícil.

Enquanto aqueles que possuem uma postura irracional, desesperada e negativa, dificilmente irá superar uma crise.

Deixar o veleiro mais leve é outra dica importante. Neste sentido, é importante “jogar ao mar” tudo que for extra - o ideal é estudar e revisar detalhadamente os centros de custos para entender o que possui maior impacto no seu negócio.

Estes grupos devem ser reduzidos e adequados ao tamanho da retração de caixa que acompanha a crise.

A dica é você sentar com o dono do imóvel, fornecedores, colaboradores e prestadores de serviços e buscarem um caminho conjunto de redução de custos.

Em casos de calamidade pública, o ordenamento jurídico oferece bases para renegociações e suspensões dos efeitos da maioria dos contratos.

Seja rápido e contrate uma consultoria jurídica para ajudar na condução das negociações. Essa medida é essencial para que o negócio não perca o fôlego financeiro e continue operando.

Por fim, todo capitão deve cuidar de seus marujos. Afinal, todo negócio é feito de pessoas - o motor que faz com que a embarcação chegue ao destino traçado.

Cuide bem deles. Comunique-se com frequência e os inclua na solução. Seja transparente e os atualize das decisões globais tomadas.

* Dimitri Rodrigues é CEO da Kiwi Superfoods.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.


Kanban ainda é pouco explorado, mas pode revolucionar o cotidiano das empresas

Como trazer soluções efetivas em condições de fluxo de atividade em escala?

Kanban ainda é pouco explorado, mas pode revolucionar o cotidiano das empresas

Investimentos registram captação de R$ 46 bi no primeiro trimestre

O segmento de fundos de investimentos fechou o primeiro trimestre de 2022 com absorção líquida de R$ 46,1 bilhões, movimentação de 56,9% menor do que o observado no mesmo período de 2021.


Cadastro Positivo insere mais de 464 mil mineiros no mercado de crédito

Dados divulgados pela ANBC demonstram contingente da população mineira que se beneficiou da primeira consulta de crédito após a implantação do Cadastro Positivo com adesão automática.

Cadastro Positivo insere mais de 464 mil mineiros no mercado de crédito

Conheça cinco vantagens do Pix para empresas

MEIs e PMEs podem economizar cerca de R$ 2.000 em serviços e produtos bancários por ano.

Conheça cinco vantagens do Pix para empresas

Sete em cada 10 pequenos negócios mineiros pretendem investir em 2022

Mais de um terço dos empresários do segmento planeja expandir ou melhorar as atividades entre abril e junho.

Sete em cada 10 pequenos negócios mineiros pretendem investir em 2022

Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador.

Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Confiança do comércio volta a crescer após dois meses

Índice que mais tem concentrado a queda da confiança, Condições Atuais do Empresário do Comércio, surpreende, apresentando maior crescimento mensal.

Confiança do comércio volta a crescer após dois meses

Gastos com alimentação fora de casa somaram R$ 164,4 bilhões em 2021

Pesquisa mostra que cada brasileiro gastou em média R$ 16,21 por refeição, significando uma alta de 12% em relação a 2020.

Gastos com alimentação fora de casa somaram R$ 164,4 bilhões em 2021

Saiba como escolher os melhores vinhos para sua comemoração

Reunir as pessoas mais queridas, escolher a playlist, caprichar na decoração e acertar no cardápio e arrasar na escolha dos vinhos.

Saiba como escolher os melhores vinhos para sua comemoração

Habilidades tão importantes quanto talento na ascensão pessoal e profissional

Não basta ser bom na área de atuação, é preciso mais que isso.

Habilidades tão importantes quanto talento na ascensão pessoal e profissional

Vendas do varejo crescem 1,1% de janeiro para fevereiro, diz IBGE