Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Motivos que fazem os negócios fracassarem

Motivos que fazem os negócios fracassarem

01/02/2023 Leonardo Chucrute

Quem é empreendedor sabe que não existe cartilha ou fórmula mágica para um negócio dar certo.

Motivos que fazem os negócios fracassarem

Porém, quando as práticas administrativas são inadequadas e existe falta de habilidades de gestão, há grande chance de fracasso.

Um dos erros mais frequentes que percebo é a falta de planejamento. Muitos empreendedores não pensam a longo prazo e, com isso, levam seu negócio ao fracasso. Quando você não entende em que situação se encontra, fica mais difícil saber o que tem que mudar para evoluir e alcançar resultados. Planejamento é essencial. Concilie visão de longo prazo com metas concretas. Tenha planejamento de um dia, uma semana e um ano.

Outro equívoco é quando se tem um time ruim. Ter a confiança de uma equipe é importante para a empresa, mas a escolha da equipe certa é crucial. Avalie honestamente as competências e identifique as falhas dentro do seu time. Encontre membros que acreditem em sua missão e complementem seus conhecimentos. Se sua empresa não tiver um bom líder, não tem como ser boa. Seja um bom líder e lidere a equipe para ter resultados extraordinários.

Outro erro comum é quando envolve sociedade. Seu sócio precisa estar com os mesmos pensamentos que você, caso contrário, não dará certo. Escolha bem com quem vai ter uma parceria. Lembre-se que é algo enérgico. Deve existir sintonia e as cabeças devem pensar parecido. Caso contrário, o fracasso baterá na sua porta.

Também é importante estar atento ao atendimento ao cliente e feedback. Se os clientes não tiveram perguntas respondidas ou se estas forem feitas de qualquer jeito ou ainda se eles forem mal atendidos, eles irão buscar a concorrência e ainda vão falar mal do seu negócio com outras pessoas. Nunca ignore seus clientes. Sempre compartilhe o feedback deles com sua equipe e trabalhe para resolver os problemas deles ou os problemas que foram encontrados por eles.

Outro erro grave e que leva ao fracasso é não ter controle financeiro. Não existe empresa que resista a uma gestão ineficiente. É imprescindível colocar todos os gastos e compras em planilhas. Saiba a respeito de movimentações diárias, como valor a pagar e a receber, preços cobrados por fornecedores, estoque, diferenças entre valores fixos e variáveis. Assim, você pode planejar investimentos e fazer planejamentos para o futuro da sua empresa. Fique atento à saúde financeira do seu negócio.

Lembre-se: quando algo dá errado, você nunca começa do zero. Você já sabe e adquire experiência para tomar melhores decisões e, com isso, evita cometer erros futuros. Tudo é aprendizado. Cuide do seu negócio, dedique-se, cerque-se de pessoas competentes e comprometidas e tudo dará certo.

* Leonardo Chucrute é Gestor em Educação, CEO do Zerohum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.

Para mais informações sobre negócios clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Agência Drumond



Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico