Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O momento pede revisão na estratégia para manutenções

O momento pede revisão na estratégia para manutenções

29/05/2020 Luciano Rodrigues Costa

Como essa nova realidade mundial enfrentada pelo coronavírus impõe mudanças na estratégia de gestão dos ativos.

Desde o início da crise gerada pela pandemia de coronavírus, empresas dos mais diversos portes e setores tiveram que modificar seu modo de operar.

Com a recomendação das autoridades para que as pessoas evitassem aglomerações, muitas organizações alocaram parte dos funcionários para o esquema de home office, enquanto outras precisaram fazer desligamentos, temporários ou definitivos. Em todo caso, linhas de produção pararam ou reduziram significativamente o ritmo.

Se proteger e preservar vidas coloca-se, de forma indiscutível, como prioridade, também não se devem perder de vista os cuidados com a conservação dos equipamentos. A "nova realidade" mundial impõe mudanças na estratégia de gestão dos ativos.

Manutenções - pontuais ou cíclicas - não podem, simplesmente, ser riscadas da agenda. Se por um lado, organizações talvez fiquem tentadas a segurar custos neste momento de restrição financeira, é imprescindível que seu maquinário permaneça em ordem, mesmo que isso signifique alterar alguns processos e rotinas internos, de sistemas ou equipes.

Afinal de contas, o que todos esperam é que em algum momento o surto passe e que as atividades sejam retomadas.

O cenário pode, até, apresentar aquela oportunidade de aprimorar a forma como os ativos essenciais ao funcionamento e à perenidade do negócio são mantidos. Cogite adotar novas tecnologias e ferramentas de apoio.

Algumas delas conseguem reunir todos os dados necessários em um repositório único, onde ficam disponíveis para análise em tempo real e via acesso remoto.

Lembre-se: a transformação digital catalisa melhora no desempenho. Num cenário de contração econômica, é grande aliada. Considere também reexaminar suas escalas e turnos de pessoal.

De repente, descobrirá formas de maximizar a produtividade, direcionando os talentos de forma mais lógica, extraindo todo o seu potencial.

Agora, também, pode ser hora de alterar a modalidade da manutenção que comumente realiza - prescritiva, preditiva, preventiva ou planejada.

É importante ter em conta que, em cenário de crise, planos de paradas podem ser flexibilizados, com variações na frequência de atualização e no escopo dos trabalhos, sem comprometer os padrões técnicos exigidos.

Por exemplo: se antes da pandemia costumava tirar determinado equipamento totalmente da operação para checagem ou calibragem, avalie a adoção de processos faseados.

Ou reveja o planejamento no calendário, levando em conta a criticidade de cada ativo. Para isso, certifique-se de como estão seus níveis de peças e sobressalentes no estoque.

Ninguém consegue, ainda, precisar quando o mundo superará o surto do Covid-19. Há um empenho global em reativar a economia.

Garanta que seu negócio esteja pronto para o momento da retomada. Investir o tempo e recursos, agora, na "saúde" dos ativos fará a diferença.

* Luciano Rodrigues Costa é Product Manager da Atech.

Fonte: Intelligenzia



Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?