Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que o varejo pode esperar para o Natal de 2020?

O que o varejo pode esperar para o Natal de 2020?

10/12/2020 Elizeu Barroso Alves

Em um ano atípico por conta da covid-19, o Natal, a data mais importante para o varejo, terá a menor taxa de movimentação de vendas dos últimos cinco anos.

O que o varejo pode esperar para o Natal de 2020?

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o movimento das vendas gerará em torno de R$ 37,5 bilhões e 70,7 mil vagas temporárias de trabalho.

O Brasil ainda não controlou a pandemia e não há expectativa de uma vacina para 2020. “Além disso, as pessoas estão cansadas do isolamento social, então o Natal vai apresentar muitas restrições tanto financeiras quanto de mobilidade física. Por exemplo, com o novo olhar para o domicílio, dificilmente haverá grandes eventos que tenham aglomeração, os consumidores passarão a olhar para sua própria casa e se reunir com um grupo menor de convidados. A busca será por refeições e porções menores, e com o foco maior em uma experiência gastronômica. Os restaurantes devem estar antenados para atender esse novo consumo”, explica Elizeu Barroso Alves, coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Varejo Digital do Centro Universitário Internacional Uninter.

Neste final de 2020 acontecerão novos tipos de consumo, como a redefinição por parte dos consumidores do que é ‘festivo’ e ‘presenteável’. Devido às incertezas, as pessoas passarão a prolongar as suas decisões tanto de presente quanto das festividades de Natal e Ano Novo.

Mesmo com as restrições financeiras e de mobilidade impostas pela covid-19, um mapeamento da Nielsen Global Connect apontou que as pessoas vão manter suas comemorações. “Os varejistas devem se aprofundar na leitura desse cenário que soma ao mesmo tempo o desejo de comemorar e os receios impostos pelo vírus, para criar uma nova experiência de consumo”, finaliza Alves.

* Elizeu Barroso Alves, coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Varejo Digital do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação



Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?