Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O trabalho e o mundo nunca mais serão os mesmos

O trabalho e o mundo nunca mais serão os mesmos

22/04/2020 Efigenia Vieira

Quando a “normalidade” voltar e você entrar em seu local conhecido de atividades e desafios profissionais, perceberá que, apesar de tudo estar no mesmo lugar, o seu trabalho e o mundo pós-coronavírus nunca mais serão os mesmos.

Dentro da nova realidade que nos trouxe a pandemia da Covid-19, todos nós tivemos que cancelar sonhos, expectativas, reuniões e cafés pela rotina afora.

As viagens, até então frequentes, nos levam à reflexão: Será que fariam alguma diferença? O que realmente faz a diferença? Você já ousou se perguntar quanto a isso?

É o momento que temos a visão do que representa o cotidiano em nossas vidas. Estão acontecendo agora, evoluções revolucionárias no planeta e, naturalmente, no conhecido e envelhecido mundo das culturas empresariais.

Tudo acontecendo junto, mesmo no frenesi dos apuros e da angústia das incertezas. As empresas, hoje, reavaliam suas culturas e valores. Sua forma de trabalho. Suas pessoas.

Embora a tendência natural de muitos possa ser "apenas sobreviver", os inovadores "prosperarão", como sempre aconteceu na humanidade.

Felizes são aqueles cuja energia é transportada para o trabalho, para uma vida mais ampla, reconsiderando a família, os “demais à beira do descaso”, a cultura empresarial e as transformações profundas na conhecida alta performance e dinâmica econômica. Um novo olhar se sobrepõe ao conhecido.

As pessoas hoje são mais sensíveis, expressam carinho e empatia genuína. Suas histórias particulares vêm à tona, expondo tratamentos oncológicos interrompidos, síndromes emocionais e muita ansiedade.

Líderes de empresas, também sensibilizados, não podem deixar de criar o ambiente e cenário agradáveis para que suas equipes brilhem.

Independentemente da situação, as pessoas são únicas em suas percepções, sentimentos e expressões. Nossos colaboradores necessitam se sentir bem.

Há uma equação de foguete complexa a ser lembrada todos os dias - não existem clientes felizes sem colaboradores felizes e seguros. E, como todos sabem, não estou falando de remuneração.

Em pesquisas informais com clientes e executivos, constatamos que estamos vivenciando o desafio de proporcionar engajamento e a satisfação das preciosas equipes em suas várias competências e funções.

Com isso, conseguimos definir o futuro em concordância com as pessoas, que se empenham no aprimoramento das várias facetas da inteligência emocional e espiritual, competências diversas e práticas da boa vontade.

A maioria das empresas, primam em proporcionar todas as ferramentas necessárias e, ainda, construir uma maior proximidade com os seus clientes, que possuem demandas diferenciadas e visão de futuro.

Enfim, é preciso dar preferência ao bem-estar de todos, principalmente, dos profissionais inquietos, que colocam todas as energias em suas carreiras.

Dentre os principais resultados destes novos tempos, está o trabalho colaborativo. Este, que proporciona o aumento da motivação e engajamento; a troca de experiências; momentos de conversas sobre o cotidiano, sentimentos, humores e convivência coletiva; a realização de feedbacks contínuos; a construção de uma liderança colaborativa e presente; um maior controle sobre as ações de todos os integrantes da equipe em tempo real e o desenvolvimento de programas de capacitação contínua.

Esta nova realidade também proporciona bons resultados às empresas, que lidam com um maior estreitamento em seus contatos, o desenvolvimento de uma comunicação fluída entre os integrantes das equipes e clientes, a aceleração na resolução de demandas, e o aprimoramento da entrega e do respeito a prazos.

Sim, entregas realizadas por quem entende de verdade, de projetos e processos de hunting e de pessoas, e que vão além da busca de se tornarem profissionais ainda mais qualificados.

Por fim, a tecnologia no mercado de trabalho permite a criação de relacionamentos ainda mais promissores e o desenvolvimento de suas captações e da qualidade de suas entrevistas e feedbacks. E também a oportunidade de estarem em conexão com o mercado e a Upside.

Deixo aqui, o nosso profundo agradecimento pela abertura ao receber, analisar e participar de nossos projetos de hunting e do legítimo e precioso assessment online.

A todos que sempre estiveram ativos em nosso valioso networking, construído ao longo de 25 anos de trabalho incansável e responsável. Nossas operações continuam em ritmo normal, apenas com maior criatividade.

Todos trabalham incansavelmente, criando vínculos de valor, confiança, empatia e soluções. Impulsionando a colaboração mútua entre gestores e profissionais a serem contratados, por meio da construção de práticas e políticas em conformidade com o momento atual e o mundo de amanhã. Nossa missão é solidariedade e união.

* Efigenia Vieira é CEO da Upside Group.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG