Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Outsourcing: o que é?

Outsourcing: o que é?

12/01/2021 Divulgação

O outsourcing tornou-se uma das ferramentas mais importantes para a gestão empresarial, principalmente com as mudanças no período de pandemia.

Outsourcing: o que é?

Muitas pessoas confundem outsourcing com terceirização, embora seja quase isso, na tradução literal do termo: Out (fora) e Source (fonte), ou uma fonte externa, o outsourcing é considerado um tipo de terceirização, voltado para áreas estratégicas para a empresa e vem ganhando força e visibilidade principalmente no mundo da tecnologia, principalmente nos últimos meses.

A terceirização propriamente dita, é mais voltada para áreas de limpeza, segurança, transporte e tem como principal função a redução de custos, o que nem sempre ocorre com o outsourcing, já que a empresa contratada precisará oferecer profissionais qualificados e especializados em determinadas áreas, sistemas e softwares. Em alguns projetos, a equipe responsável precisará de conhecimentos técnicos específicos, ou seja, uma mão-de-obra mais cara e mais rara.

O outsourcing tornou-se uma das ferramentas mais importantes para a gestão empresarial, principalmente com as mudanças no período de pandemia. “Deixar a parte tecnológica com quem de fato, entende, traz muitas vantagens para as empresas. É possível ver resultados mais rápidos, além da redução de riscos e de despesas que são outros fatores a favor desse modelo de negócio”, resume Jerry Soares, CEO da MPJ Solutions, empresa com cinco anos de mercado registrou um crescimento exponencial em 2020.

Mas como nem tudo são flores, o executivo alerta também que é necessário ter muito cuidado e atenção ao utilizar esse método na sua empresa. Quem contrata o serviço precisa estar atento a todos os processos para não perder o controle, nem para oferecer mais conteúdo do que deveria. Quando esse método é implantado, o especialista passa a ter acesso a informações confidenciais muito importantes, assim o ideal é sempre incluir cláusulas de confidencialidade e validar e conferir a idoneidade da empresa de Outsourcing que está por trás do projeto. 

Ao implantar o outsourcing, é interessante identificar qual perfil se encaixa melhor na necessidade. “No mercado, o perfil tático é o mais conhecido, e seu objetivo principal é a eliminação de custos; já o estratégico está mais voltado para melhorar os processos, enquanto o off site fica destinado a execução do serviço” – resume.

Depois de todas essas informações, ficou interessado em aplicar o outsourcing na sua  empresa? Jerry Soares, conta as 7 etapas mais importantes para você fazer isso da melhor forma, confira:

- Estratégia;

- Planejamento;

- Pesquisa;

- Seleção e Contrato;

- Integração;

- Medição e Controle;

- Ajustes.

Fonte: Publikaí



Mais de 90% dos pequenos negócios de Minas Gerais aceitam Pix

Adesão é maior entre os mais jovens, até 30 anos (97%), e entre as mulheres negras (97%).

Mais de 90% dos pequenos negócios de Minas Gerais aceitam Pix

Endividamento das famílias atinge maior patamar em quase 12 anos

Desde julho, o percentual de endividados está há 11 meses em alta, mostra CNC.

Endividamento das famílias atinge maior patamar em quase 12 anos

Empresas investem cada vez mais em formas de reter e atrair talentos

O mercado de trabalho vem se reinventando constantemente, seja no formato de trabalho ou  nos benefícios e formas de atração e retenção de talentos.

Empresas investem cada vez mais em formas de reter e atrair talentos

O valor do ESG nas empresas

O mercado em evolução e as tendências regulatórias estão desafiando as empresas a demonstrar práticas que são mais sustentáveis e socialmente responsáveis.

O valor do ESG nas empresas

Chegando a hora do 13º Salário – saiba como fazer os cálculos

A primeira parcela do 13º salário dos trabalhadores deve ocorrer até 30 de novembro.

Chegando a hora do 13º Salário – saiba como fazer os cálculos

A importância da gestão de talentos 4.0

As práticas de Gestão 4.0 também ajudam nos imprevistos, como foi o caso da pandemia de COVID-19.

A importância da gestão de talentos 4.0

Nível de confiança dos pequenos negócios em Minas se mantém estável

Expectativas dos empresários com o cenário de curto prazo seguem cautelosas. Indústria demonstra um pouco mais de otimismo.

Nível de confiança dos pequenos negócios em Minas se mantém estável

Compras com cartões crescem 35% e movimentam R$ 680 bi no 3º trimestre

Foram 8,2 bilhões de pagamentos em julho, agosto e setembro.

Compras com cartões crescem 35% e movimentam R$ 680 bi no 3º trimestre

Parceria entre BNDES e EMBRAPII vai gerar investimentos para inovação

Banco disponibilizará R$ 170 milhões para projetos desenvolvidos nas áreas de sustentabilidade e transformação digital, entre outros.


Cinco tendências em negócios para 2022

As turbulentas tempestades provocadas pela pandemia estão, finalmente, dando pequenos sinais de melhora.

Cinco tendências em negócios para 2022

Gestão de clientes – de complexo a simples

A gestão de clientes pode ser mais fácil e simples do que parece e a chave para o sucesso está dentro dos clientes, literalmente.

Gestão de clientes – de complexo a simples

As novas regras de segurança do Pix e o impacto nas Fintechs

Elas prometem diversas mudanças entre as operações bancárias, mas também abrem um caminho de transparência e seguridade para clientes e Fintechs.

As novas regras de segurança do Pix e o impacto nas Fintechs