Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Reuniões improdutivas afetam a produtividade das empresas

Reuniões improdutivas afetam a produtividade das empresas

24/03/2023 David Braga

Para ser proveitosa, uma reunião precisa de planejamento estratégico.

Reuniões improdutivas afetam a produtividade das empresas

Durante os últimos três anos, em que a pandemia da Covid-19 virou do avesso nossa forma de trabalhar, nos acostumamos a lotar a agenda digital de meetings, calls, videoconferência, live e mais uma centena de nomes que queiram dar à boa e velha reunião. Além dos mil e um aplicativos que tivemos de baixar em nossas máquinas e lidar com eles, tivemos de aprender também a participar de reuniões improdutivas.

Aquelas obrigações corporativas que muitos líderes usam de escudo para se mostrarem produtivos para seu gerente ou diretor, mas que, na prática, não funciona e não traz resultados positivos – nem para a equipe, nem para a empresa. E é péssimo quando isso ocorre, não é verdade?

As reuniões – sejam presenciais, sejam as realizadas de forma remota – são uma ferramenta importante para qualquer negócio, pois possibilitam alinhar os objetivos e garantir que todos estejam na mesma sintonia.

No entanto, devem ser pensadas para beneficiar os envolvidos. Ninguém gosta de encontros improdutivos, não é mesmo? Reclamamos, diariamente, da falta de tempo, mas será que temos consciência de que forma estamos empenhando nossas horas? Muitas vezes, se pararmos para analisar o que fazemos durante o dia, vamos nos dar conta de que passamos a maior parte dele em reuniões.

Além disso, é provável que você concorde comigo em uma questão: em diversos casos, esse encontro poderia se resumir a um e-mail. Mas, não. Os Zoom’s, Google Meet’s, Webex’s da vida se emaranharam na rotina de nossas agendas, tornado possível marcar um compromisso atrás do outro, sem se preocupar em reservar salas físicas ou ter aquela pausa para o café. Se, de fato, tempo é dinheiro, alguém está pagando caro pela ineficiência e improdutividade dos funcionários em longas e inconclusivas reuniões.

Para ser proveitosa, uma reunião precisa de planejamento estratégico. Estabelecer um limite de tempo, ter uma pauta clara dos assuntos que serão tratados, além de checar tudo o que será necessário: desde questões de tecnologia até materiais. E se a reunião for presencial, é preciso avaliar o ambiente, pois ele influenciará o resultado final do encontro. Uma reunião para construir um plano de marketing, por exemplo, pede um local apropriado para que as ideias fluam, como um espaço aberto e arejado.

É também vital dar conhecimento prévio sobre a reunião. Afinal de contas, as pessoas que lá estarão têm algum papel, alguma relevância ou mesmo precisarão interagir. Logo, deverão se preparar. Do contrário, o encontro será como muitos outros, ou seja, longo, enfadonho e pouco produtivo. Isso o torna uma perigosa fonte de desperdício de tempo em qualquer negócio, principalmente naqueles de pequeno porte, em que os recursos são escassos, e cada minuto é valioso. Sendo assim, em sua próxima reunião, tente planejar e verá quão mais produtivo você será!

* David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent.

Para mais informações sobre planejamento empresarial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Link Comunicação Empresarial



Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios