Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sete em cada 10 pequenos negócios mineiros pretendem investir em 2022

Sete em cada 10 pequenos negócios mineiros pretendem investir em 2022

28/04/2022 Henri Navesuh

Mais de um terço dos empresários do segmento planeja expandir ou melhorar as atividades entre abril e junho.

Sete em cada 10 pequenos negócios mineiros pretendem investir em 2022

Sete em cada 10 Microempreendedores Individuais (MEI) e empresários de micro e pequenas empresas (MPE) de Minas Gerais pretendem investir em projetos de expansão ou melhoria dos negócios ao longo de 2022. E mais de um terço deles (35%) espera iniciar as ações entre abril e junho. As áreas de produção e marketing concentram as maiores expectativas de investimento, 54% e 46%, respectivamente, seguidas por tecnologia e estratégia, com 25% e 23%, além de finanças, com 20%.

Os dados são da pesquisa Expectativas de Investimentos nos Negócios 2022, realizada pelo Sebrae Minas. O levantamento foi feito entre os dias 10 e 21 de janeiro, com 1.171 empreendedores.

Os resultados confirmam as expectativas apontadas pela pesquisa Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (ISCON) de fevereiro. “Houve uma elevação no nível de confiança dos donos de pequenos negócios do estado em suas atividades em relação ao segundo trimestre, mas é bom lembrar que ambas as pesquisas ainda não refletiam os impactos do conflito na Ucrânia na economia mundial”, explica a economista Paola La Guardia, analista da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas.

O segmento com o maior percentual de empreendedores dispostos a expandir ou aprimorar os negócios este ano é o das Microempresas (ME), seguido pelas Empresas de Pequeno Porte (EPP) e MEI, com 73,6%, 64,8% e 62,4% dos entrevistados, respectivamente, inclinados a investir.

Os empresários da Indústria são os mais otimistas: quase 70% pretendem melhorar alguma área do negócio este ano. Comércio vem em segundo lugar (67,3%), seguido de Serviços (64,8%) e da Construção Civil (62,9%). “As expectativas otimistas se justificam pela melhora geral dos números da pandemia de covid-19, que possibilitou a retomada de diversas atividades presenciais, com resultados positivos nas vendas”, destaca Paola La Guardia.

Para mais informações sobre Microempresas clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sebrae Minas



A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Quais os principais erros cometidos na hora de investir em cibersegurança?

Se as empresas estão engajadas na temática de segurança, por que continuamos vendo casos de ciberataques?

Autor: Renata Barros e Tailan Oliveira

Quais os principais erros cometidos na hora de investir em cibersegurança?

5 desafios de trade marketing

Como as empresas devem se preparar para 2024.

Autor: Kleber Astolfi

5 desafios de trade marketing

Empreender sem funcionários? Dicas para administrar o próprio negócio

Como alternativa para começar o próprio negócio, investir em empresas sem colaboradores é uma opção para ter autonomia com o trabalho.

Autor: Divulgação

Empreender sem funcionários? Dicas para administrar o próprio negócio

Por que abandonar o ‘marketês’ nas relações com clientes

Em novo livro, Carolina Fernandes incentiva pequenos e grandes empresários a abrasileirarem a comunicação para reforçar proximidade com todos os públicos.

Autor: Divulgação


“Contrato de gaveta” pode trazer instabilidade jurídica à sua empresa?

Contratos sem registro legal podem ser mais rápidos, mas trazem insegurança jurídica para a empresa.

Autor: Divulgação

“Contrato de gaveta” pode trazer instabilidade jurídica à sua empresa?

Adulteração de áudios e vídeos com uso de IA é um risco empresarial

É fundamental sempre comunicar os clientes e seguidores as campanhas em atividade, bem como orientá-los que façam uso apenas dos canais oficiais da empresa.

Autor: Gustavo Alonge

Adulteração de áudios e vídeos com uso de IA é um risco empresarial