Portal O Debate
Grupo WhatsApp

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

16/02/2024 Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Focado em suprir essa expectativa que a sociedade acaba tendo sobre o futuro do universo corporativo – evidenciado pela força que o ESG (Environmental, Social and Governance) vem tomando-as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), as quais falaremos neste momento, têm se adequado a um modelo mais sustentável e responsável.

E nesse esforço em assumir pautas sensíveis como as propostas pelo ESG, a assertividade nas ações das PMEs é crucial, portanto, um dos setores mais relevantes, o da contabilidade, acaba ganhando um dos papéis de protagonismo no desenvolvimento do ESG, avaliando através de relatórios em como ele está sendo implementado e o impacto disso na organização, além de trazer informações acerca da transparência financeira da empresa.

Para tornar o tema mais compreensível, será abordado um exemplo de uma empresa que viu na união da contabilidade com o marketing, um retorno surpreendente.

A ‘ModaConsciente’, uma loja de roupas sustentáveis, tratava a contabilidade como uma mera formalidade. Mas, ao integrar o conhecimento contábil em suas estratégias de produtos ESG, a empresa não só ampliou seu faturamento, como também elevou seu valor de marca a novos patamares.

O contador da ‘ModaConsciente’ desempenhou um papel fundamental na identificação de vantagens legais e fiscais associadas a produtos ESG. Com essa expertise, a empresa conseguiu reforçar seu propósito de sustentabilidade e atrair uma base de clientes que valoriza práticas responsáveis. Essa abordagem não apenas desencadeou uma série de ações comerciais e de marketing bem-sucedidas, mas também gerou um engajamento significativo, tanto de clientes leais quanto de novos curiosos pela marca.

Além do aumento direto no faturamento, essa estratégia contábil e de marketing permitiu que a ‘ModaConsciente’ reconhecesse o valor de sua marca como um ativo importante - algo que não havia sido plenamente contabilizado antes. Com essa nova percepção, a empresa explorou outras possibilidades de negócio, expandindo seu alcance e impacto no mercado.

A experiência da ‘ModaConsciente’ ilustra como a contabilidade, quando aplicada estrategicamente, pode ser uma alavanca poderosa para o marketing e o crescimento da marca. A integração do conhecimento contábil nas estratégias de produtos ESG não apenas melhorou o desempenho financeiro, mas também transformou a marca em um ativo valioso, abrindo caminho para novas e excitantes oportunidades de negócio.

É preciso enfatizar em como a expertise contábil, aplicada em estratégias de produtos voltados para o ESG, pode impulsionar o marketing, engajar clientes e, por fim, aumentar o valor e as possibilidades da marca no mercado e que sem a participação de um profissional da contabilidade as informações acerca do ESG que precisam ser implementadas junto ao gestor acabam se tornando ineficazes para a transparência e desenvolvimento do negócio.

* Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum é bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Para mais informações sobre Contabilidade clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Vervi Assessoria



Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Vivemos um momento de grande apreensão no cenário econômico e jurídico brasileiro.

Autor: Gino Paulucci Jr.

Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Oportunidade única

Imóveis em áreas nobres da capital de Minas com instalações voltadas para a área médica.

Autor: Divulgação

Oportunidade única

Gerenciamento de prazos

Para que uma empresa tenha sucesso e consiga assumir seus compromissos, é fundamental dar importância ao gerenciamento de prazos.

Autor: Leonardo Chucrute

Gerenciamento de prazos

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Lançamento da DVS Editora oferece guia prático para empresários que desejam aprimorar suas potencialidades a partir dos benefícios da Inteligência Artificial.

Autor: Divulgação

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?