Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Voluntariado também é um bom negócio

Voluntariado também é um bom negócio

20/11/2019 Giuliana Preziosi

Nos últimos anos a sustentabilidade vem ganhando papel de destaque nos negócios.

Somente o olhar econômico não garante a perenidade de uma empresa frente às transformações que estamos vivendo no mundo atual. Considerar aspectos sociais, culturais e ambientais é cada vez mais necessário e passa a ser valorizado.

E em meio às diversas demandas que surgem frente a um posicionamento como este, o voluntariado, por sua vez, se configura como uma ferramenta cada vez mais adequada para engajar diferentes públicos de interesse, nas mais diferentes causas.

Claro que quanto mais alinhado à identidade corporativa, mais contribuirá com outros projetos ou ações da organização, deixando de ser parte de algo para compor o todo.

Para tanto, estruturar um programa de voluntariado deve levar em conta os interesses de todos os envolvidos: empresa, funcionários e sociedade. E com isso proporcionar benefícios mútuos.

A empresa ganha com melhoria de clima interno, motivação de funcionários, aproximação com a comunidade e melhores índices de engajamento interno.

O funcionário, por sua vez, com o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais e pessoais, além da satisfação que reflete em emoções positivas, contribuindo para sua felicidade.

E, a comunidade, com troca de experiências, capacidade de ampliar seu escopo de atuação e aumento de sua visibilidade por meio de parcerias.

Ao estimular programas de voluntariado estimula-se o desenvolvimento humano, algo fundamental para competitividade num mundo cada vez mais transformado pelas tecnologias.

Algumas lideranças corporativas já despertaram para isso e sabem que são as pessoas que farão a diferença num mercado onde a tecnologia será uma commodity.

Tanto é que, ano passado, o investimento em programas de voluntariado empresarial chegou perto de R$ 12 milhões.

Pesquisas como Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil III – CBVE e Além do Bem revelam que 85,5% das empresas concordam que a prática do programa de voluntariado empresarial melhora a imagem institucional; 90,3% acreditam que as ações voluntárias melhoram a relação da empresa com a comunidade; e 71% concordam que o voluntariado contribui para os objetivos estratégicos da empresa.

Também são relatados benefícios internos como o maior engajamento dos funcionários na empresa; percepção por 89% dos gestores de diferentes áreas de que o voluntariado empresarial forma um profissional melhor.

Os estudos mostram ainda que 62% consideram o programa de voluntariado um grande diferencial para escolha de um emprego.

Ciclo de prosperidade

Ações de voluntariado podem iniciar um poderoso ciclo que promove a saúde não apenas do destinatário e do funcionário voluntário, mas também da empresa e da comunidade em geral.

A Psicologia Positiva mostra que quanto mais emoções positivas no dia a dia, melhor o humor e menor o estresse, o que potencializa o sistema imunológico.

Assim, é importante que as empresas percebam o conjunto de benefícios do incentivo ao voluntariado para que os exemplos se multipliquem e ganhem novos adeptos, uma corrente que potencializa a relação de ganha-ganha.

Vide aquelas que inovaram, unindo robustez e criatividade. Caso das gincanas sociais como o Voluntários Mais no Bradesco ou o Rally Social da B3; além de programas de mentoria como na AMBEV, CNI e EY, para citar alguns exemplos. A lista vai longe.

É claro que muitas ainda esbarram no como fazer, mas é uma evolução natural do voluntariado. Por isso, a gestão dos programas empresariais deve ser adaptada aos novos tempos: ser bem estruturado com metas e objetivos definidos, ter diretrizes e até uma política estabelecida.

O importante, contudo, é desenvolver um projeto cujos benefícios sejam concretos e visíveis para todos os envolvidos.

* Giuliana Preziosi é MBA em Gestão da Sustentabilidade e mestranda pela Fundação Getúlio Vargas. 

Fonte: Compliance Comunicação



Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos