Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Orquestra Ouro Preto estreia “Brasil com S”

Orquestra Ouro Preto estreia “Brasil com S”

02/11/2023 Divulgação

Formação mineira apresenta repertório com obras inéditas de grandes compositores brasileiros, de diferentes gerações, que evidencia a multiplicidade musical do país.

Orquestra Ouro Preto estreia “Brasil com S”

Em uma temporada marcada pela ousadia nos projetos e pela grande diversidade de estilos, a Orquestra Ouro Preto comprova, mais uma vez, sua excelência e versatilidade ao apresentar ao público e dar eco a grandes compositores brasileiros de música de concerto, levando ao palco do Sesc Palladium um painel múltiplo da produção contemporânea do país no concerto “Brasil com S”. A estreia será no dia 5 de novembro, às 11h, pela série Domingos Clássicos, no Sesc Palladium, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Um time de primeira grandeza foi convocado para compor o repertório. De Alexandre Guerra, a Orquestra executa “Inspirações Inconfidentes”, inspirada em “O Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles. Também em plena ebulição criativa, Alexandre Travassos faz a ponte entre a música e a literatura em “A Morte do Bode Tião”, cordel musicado especialmente para a formação mineira, que também irá compor o programa. Para esta obra, os músicos terão a companhia do solista Jonatas Bueno, à clarineta.

A efervescência e maturidade artística dos criadores brasileiros se evidencia nas escolhas de obras dos mestres Nelson Ayres e Jaime Alem. O primeiro, um dos mais proeminentes e representativos nomes da música brasileira, seja como instrumentista, arranjador, compositor ou maestro, engrandece a noite com “3 Momentos para Cordas e Percussão”, que dialoga diretamente com as raízes percussivas de Minas Gerais. De Alem, diretor musical de Maria Bethânia por 27 anos, profundo conhecedor da música e da cultura brasileira, será apresentado “Suíte Influências”, com participação especial do grupo de choro Toca de Tatu.

“A Orquestra Ouro Preto é versátil por natureza. Faz parte do nosso DNA essa ligação com o Brasil e com a nossa música. E a ligação que estabelecemos com nosso público mostra que essas barreiras musicais estão aí para serem quebradas”, afirma o Maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da Orquestra.

“Brasil com S” enfatiza tudo isso ao trazer ao palco quatro visões distintas de país e de música por meio de quatro compositores ali representados. “A gente se une na diferença, é muito emblemático esse pensamento. É uma visão de Brasil amplo, cheio de curvas, infinito e orgânico”, compara o Maestro.

Promover e enaltecer a arte brasileira, democratizando seu acesso a todos os públicos, é o que une mais uma vez o Instituto Cultural Vale à Orquestra Ouro Preto.

SERVIÇO

Orquestra Ouro Preto: Brasil com “S”

Data: 5 de novembro de 2023

Horário: 11 horas

Ingressos: R$30 e R$15, no site: www.sympla.com.br

Informações: www.orquestraouropreto.com.br 

Para mais informações sobre música clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Livro, um sobrevivente

Doze de outubro é celebrado o Dia Nacional da Leitura, instituído por lei em 2009.

Livro, um sobrevivente

A arte sendo digital

Blockchains e NFTs são exemplos de como os recursos digitais podem resultar noutras formas de produzir e gerenciar a arte.

A arte sendo digital

Orquestra Mineira de Câmara faz apresentação com o Trio Amaranto no Sesiminas

As três irmãs unem a excelência vocal ao talento da Orquestra e juntos vão interpretar clássicos do cancioneiro nacional.

Orquestra Mineira de Câmara faz apresentação com o Trio Amaranto no Sesiminas

BMG inaugura Instituto para centralizar os investimentos sociais

Localizado em Belo Horizonte, espaço fomenta e desenvolve ações sociais, esportivas e educacionais que visam transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

BMG inaugura Instituto para centralizar os investimentos sociais

Oportunidade de viver a literatura fora das telas

É impressionante como o entretenimento disputa nossa atenção. Filmes, séries, redes sociais e videogames orbitam nossas telas e vidas.

Oportunidade de viver a literatura fora das telas

Escola Bolshoi promove audição especial durante 40º Festival de Dança de Joinville

Oportunidades são para ingresso imediato e inscrições vão até 20/07.

Escola Bolshoi promove audição especial durante 40º Festival de Dança de Joinville

O papel primordial da Cultura

Uma das grandes conquistas da civilização foi a individuação humana.


Um livro e um filme

As férias estão chegando!


Raul in Concert, com Breno Bartolomeu e Orquestra Mineira de Câmara

O espetáculo visa homenagear a vida e obra de Raul, misturando os elementos do Rock, Música Nordestina e os diversos ritmos que sua música apresenta.

Raul in Concert, com Breno Bartolomeu e Orquestra Mineira de Câmara

Museu Oscar Niemeyer realiza a primeira edição 2023 do MON na Escola

O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai promover na quarta-feira (29/3), às 9h30 e às 14h, a primeira edição de 2023 do tradicional programa MON na Escola.


Ateliê das artes nas escolas: recriar a arte ou criar sensações?

A escola observa que são bem relevantes os efeitos que a arte proporciona, não só na educação, mas em várias áreas do conhecimento.

Ateliê das artes nas escolas: recriar a arte ou criar sensações?

Atividades culturais: confira a programação de março da BibliON

O Peso do Pássaro Morto, de Aline Bei obra selecionada para o Clubes de Leitura 60+.