Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A internet como ferramenta impulsionadora do turismo

A internet como ferramenta impulsionadora do turismo

08/02/2023 Alexandre Sampaio

O setor turístico brasileiro açambarca inúmeras atividades e impacta de maneiras distintas os estados e as regiões da federação.

A internet como ferramenta impulsionadora do turismo

Segundo o Ministério do Turismo, de acordo com uma pesquisa realizada em 2020, 74% das 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil que agrupam 158 municípios não oferecem internet gratuita em seus principais locais turísticos. O levantamento apontou ainda que os principais motivos apontados foram a falta de planejamento e de estrutura local.

Esses dados preocupam o trade turístico, pois a internet faz parte de toda a experiência de uma viagem. Desde a escolha do local, a reserva dos hotéis, montagem do roteiro até o registro e compartilhamento de fotos. Nos últimos anos, a internet se tornou a principal ferramenta para a troca de informações.

O setor turístico brasileiro açambarca inúmeras atividades e impacta de maneiras distintas os estados e as regiões da federação. A pujança de nossa natureza, já classificada pelo WTTC como nosso maior ativo, alavanca o empreendedorismo de prestadores de serviços de inúmeras empresas, investidores e profissionais.

Com base nos cinco pilares da metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes — governança, tecnologia, inovação, sustentabilidade e acessibilidade -, a tecnologia faz parte dos objetivos do turismo. E, apesar de toda a modernidade e avanço da tecnologia, o Brasil segue em atraso se comparado a outros países. Por se tratar de um país tão rico com os melhores destinos, seja pelas praias e gastronomia, deveríamos estar com a tecnologia alinhada ao tamanho do potencial que temos em nosso país. 

Sabemos que existem diversas possibilidades para o segmento de turismo, quando o assunto é tecnologia e inovação. Dentre eles, fatores que podem revolucionar as estratégias de atuação das empresas, alguns deles são a velocidade da informação, o acesso direto aos nichos de clientes e a amplitude de mercado. 

No tocante às redes sociais, sabemos que elas se tornaram grandes aliadas do turismo. Especialmente pelo poder de divulgar e engajar os visitantes e pontos turísticos rapidamente. Afinal, a imagem é um dos principais cartões de visita para venda de pontos turísticos. 

Nesse sentido, parabenizo a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pela parceria com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para tratar da melhoria da conectividade à internet nos principais destinos turísticos do Brasil. Precisamos destas alianças e este incentivo para alavancar o trade turístico de os meios de hospedagem do país, especialmente no primeiro ano oficialmente sem pandemia.

* Alexandre Sampaio - Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Para mais informações sobre Turismo clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Proativa Comunicação



Um dos raros passeios de trem

No Brasil, temos que valorizar os raros passeios de trem que não estão a serviço da exportação dos nossos recursos naturais.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Um dos raros passeios de trem

Meliá investe mais de R$ 100 milhões na renovação de seus hotéis no Brasil

Na noite de 16 de julho, o Meliá Jardim Europa, em São Paulo, foi reinaugurado com a presença de investidores, executivos da rede e jornalistas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Meliá investe mais de R$ 100 milhões na renovação de seus hotéis no Brasil

Taiwan sobre duas rodas: como explorar toda a ilha de bicicleta

De pequenos percursos diários a uma rota ao redor de toda a ilha, comece a planejar uma aventura de ciclismo com nosso guia de viagem.

Autor: Divulgação

Taiwan sobre duas rodas: como explorar toda a ilha de bicicleta

Dica do Roteiro Automotivo: Bike Fest de Tiradentes

Uma novidade que promete encantar os participantes é o Ride Bike Fest.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dica do Roteiro Automotivo: Bike Fest de Tiradentes

Como o mercado do turismo se beneficia com o Marketing de Influência

Sabemos que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para a promoção de destinos turísticos ao redor do mundo.

Autor: Vinícius Taddone

Como o mercado do turismo se beneficia com o Marketing de Influência

BH Airport amplia experiência com QR Code que oferece dicas turísticas

Parceria com a Gyde permite que passageiros testem solução com dicas e atrações de diversos destinos atendidos pelo terminal mineiro.

Autor: Divulgação

BH Airport amplia experiência com QR Code que oferece dicas turísticas

Livro que promove destinos turísticos é lançado em Capitólio

Obra integra, que integra projeto patrocinado pela Cemig, apresenta mais de 40 rotas turísticas com riqueza de detalhes e linguagem adaptada a diferentes públicos.

Autor: Divulgação


Lançado o Festival Gastronômico de Prado: Sabores do Sertão ao Mar

O Festival Gastronômico e Cultural de Prado realizou o lançamento oficial da sua 18ª edição, por meio de celebração única de sabores, cultura e entretenimento.

Autor: Divulgação

Lançado o Festival Gastronômico de Prado: Sabores do Sertão ao Mar

Nova plataforma conecta negócios voltados ao turismo

O projeto foi desenvolvido em conjunto, ainda, pelas secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).

Autor: Divulgação

Nova plataforma conecta negócios voltados ao turismo

Cinco motivos para não contratar passeios com elefantes

Somente na Tailândia, entre 2010 e 2020, o número da população de elefantes aumentou 134%.

Autor: Divulgação

Cinco motivos para não contratar passeios com elefantes

Vila Galé anuncia investimento de R$ 200 milhões em segundo resort em Alagoas

O novo empreendimento será construído em Coruripe. O primeiro resort do grupo no estado, o Vila Galé Alagoas, foi inaugurado em 2022 em Barra de Santo Antônio.

Autor: Divulgação

Vila Galé anuncia investimento de R$ 200 milhões em segundo resort em Alagoas

Turismo sem safra

Brotas é a cidade do agronegócio, mas na geração de emprego e renda, é o turismo que sempre está na dianteira.

Autor: Fabio Pontes

Turismo sem safra