Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A natureza e sua fonte inesgotável

A natureza e sua fonte inesgotável

14/06/2016 Ana Carla Vicencio

Sobre o meio ambiente, há várias ideias que me trazem conforto.

“O momento é de ação. O Planeta chega ao Dia Mundial do Meio Ambiente em momento crítico. É preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações,” diz a mensagem descrita no site da WWF-Brasil, uma ONG comprometida com a preservação da natureza.

Por todos os lados há alertas sobre a necessidade de desenvolver novas técnicas que permitam o crescimento sustentável. O assunto exige a atenção de todos os países, porém há uma parcela de responsabilidade de cada indivíduo.

Quando a cidade de São Paulo enfrentou o ápice da crise hídrica, minha família adotou práticas para a economia de água e as manteve em definitivo, abrindo mão de certo conforto. Algumas adequações na rotina familiar foram necessárias para um bem maior. As idéias surgiram naturalmente, quando nos dispusemos a aceitar a mudança. Essa também é a opinião de pessoas de meu círculo de amizade.

Os tempos de crise nos impõem a busca por alternativas temporárias ou definitivas, mas cada um precisa tomar consciência de que seu papel é importante e faz a diferença. Gosto de pensar na ideia de que a natureza está disponível para todos e não faz distinção entre os cidadãos conscientes e os não conscientes, entre os países pobres e os países ricos, o que reforça a ideia de que todos são responsáveis por sua preservação.

Como leitora assídua do livro Ciência e Saúde, sempre encontro reflexões úteis a todos os temas. Sobre o meio ambiente, há várias ideias que me trazem conforto. Sinto enorme gratidão com a possibilidade de refletir sobre a natureza e o amor inesgotável de Deus, pois como menciona a autora Mary Baker Eddy, “a natureza inteira ensina o amor que Deus tem sobre o homem…” e “a criação está sempre aparecendo e tem de continuar a aparecer perpetuamente, devido à natureza de sua fonte inesgotável. … A única inteligência ou substância de um pensamento, de uma semente, ou de uma flor, é Deus seu Criador.”

Pensar em cidades sustentáveis, alimento para todos e respeito à natureza com parâmetros limitados parece que não nos faz sair do lugar e por vezes faz-nos sentir que estamos sozinhos. Mas pensar que Deus, o Amor, é a fonte inesgotável e inclui a tudo e a todos, inclusive a mim, proporciona ânimo para prosseguir com atitudes individuais, apoiando as iniciativas coletivas.

* Ana Carla Vicencio é Comitê de Publicação da Ciência Cristã e escreve sobre bem-estar, saúde e espiritualidade.



O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?