Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como encontrar formas de ajudar viciados a superarem os vícios

Como encontrar formas de ajudar viciados a superarem os vícios

14/07/2015 Tim Mitchinson

“A decepção é que as substâncias, como o álcool, maconha e outras drogas, não nos rejeitam, elas nos aceitam”

O vício em álcool e drogas ilícitas é crescente e pode ser mortal. De acordo com o Departamento de Illinois de Serviços Humanos, “mais de 5.500 mortes entre os residentes de Illinois a cada ano, mais de 5% de todas as mortes, estão direta ou indiretamente relacionadas ao uso de álcool e outras drogas”.

Justin Wolfe, um terapeuta clínico no Linden Oaks Hospital me disse: “Estamos vendo apenas a ponta do iceberg. A decepção é que as substâncias, como o álcool, maconha e outras drogas, não nos rejeitam, elas nos aceitam, oferecendo gratificação instantânea – mas elas, na verdade, não oferecem nada além de isolamento – você pode existir, mas certamente não está vivendo”.

Wolfe falou das mudanças no pensamento e estilo de vida que precisam ocorrer para superar o comportamento viciante. “O viciado precisa desenvolver novos amigos, novas habilidades, novas atitudes”, declarou Wolfe.

“Isso começa com honestidade, mente aberta e boa vontade”, comentou Wolfe. E essa mudança mental é vital para a recuperação.

Mais e mais pessoas sentem que esta mudança de pensamento vem ao buscar uma compreensão mais profunda de si mesmo, uma que seja semelhante a Deus e separada das drogas e do abuso. Uma identidade espiritual, se você preferir. O discípulo Paulo disse primeiros cristãos: “...abandonem a velha natureza de vocês ... que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos.

É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a Sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a Ele.”

Ajudar as pessoas a deixar os velhos padrões de vício e encontrar uma identidade espiritual os ajuda a superar a vergonha. “Eles internalizam que eles são maus”, Wolfe me disse, “por isso é importante perceber que o abuso é o mau. É o comportamento que não é você”.

Separar o mau comportamento de sua própria identidade é uma mudança importante no pensamento que pode trazer sucesso em superar o vício em drogas.

Essa necessidade de desenvolver uma nova identidade e pessoas para incentivar isso, muitas vezes leva as pessoas a uma ampla variedade de grupos de intervenção e de apoio, incluindo grupos religiosos. Conectar-se com a identidade espiritual ajuda-os a separarem quem eles são do comportamento viciado.

Existem maneiras de sair do álcool e da tóxico dependência. Ela começa com honestidade, mente aberta e boa vontade. Isso também inclui um reconhecimento da bondade inata em cada um de nós.

* Tim Mitchinson pratica a Ciência Cristã há mais de 25 anos e é Comitê de Publicação no estado de Illinois, EUA.



O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?