Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Torne sua mente positiva e vá além do esperado

Torne sua mente positiva e vá além do esperado

24/08/2015 Eduardo Shinyashiki

Todos nós temos o desejo de manter uma mente esperta, ágil, criativa e realizadora, capaz de criar ações altamente produtivas.

Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil, pois existem situações que nos fazem colocar o pé no freio, desacelerar, focalizar em pensamentos limitantes e acreditar que algo é impossível de ser realizado, ao invés de aprender a fazê-lo.

Para direcionar as nossas ações positivamente em busca de resultados é necessário conhecer o funcionamento da nossa mente e parar de olhar o mundo da mesma velha e automática forma.

Existem alguns exercícios que podem ajudar a desenvolver o poder da nossa mente. Eles precisam ser realizados constantemente e de maneiras diferentes, veja.

Aprender a examinar as situações de pontos de vista diferentes. Sei que isso é algo muito simples de falar e nem tanto de fazer, porém, é um exercício muito proveitoso.

Não significa que você precise mudar de ideia ou de opinião, mas sim desenvolver uma visão mais aberta para observar os problemas de diferentes perspectivas e ângulos.

O nosso cérebro é estruturado para absorver informações novas, para elaborar, integrar e comparar. Quando não olhamos o mundo com novos olhos, não mudamos velhos julgamentos, não abrimos a nossa mente e também não a enriquecemos com novas informações e experiências.

Pense em três aspectos positivos por cada aspecto negativo da situação. Se você percebe que pensamentos e julgamentos negativos estão poluindo seu raciocínio, neutralize-os com ideias positivas.

Sempre que você perceber que está pensando negativamente sobre si mesmo, sobre seu trabalho ou sobre o futuro, criando um ciclo de objeções como: “não vou conseguir”, “é muito difícil” e “não tenho sorte”, saiba que é a hora de parar e colocar um basta nos pensamentos contraditórios.

Se você diz para si mesmo que “eu não sou capaz de realizar algo”, pare e encontre três aspectos positivos que fortaleçam a sua capacidade de fazer, como: “eu possuo as qualidades necessárias para realizar”, “em outras ocasiões superei adversidades maiores que essas”, “é possível atingir o resultado, pois outras pessoas já realizaram isso”.

Esse exercício exige um ato voluntário e intencional de redirecionar o foco do seu pensamento. Às vezes a gente se concentra demais no lado obscuro dos eventos e se esquece de ver o lado positivo, o lado que vale a pena, que dá razão e sentido para todos os questionamentos. As mentes vencedoras não pensam nas limitações, mas sim nas possibilidades.

Identifique, questione e mude seu sistema de crenças. Cada decisão que tomamos é baseada no nosso sistema de crenças e, para poder abrir nossa mente, precisamos conhecer nossas convicções que podem ser limitantes ou fortalecedoras. Sabendo identificá-las e adaptá-las equilibradamente na nossa forma de viver, é possível ter uma realidade extraordinária.

Todos nós podemos transformar atitudes e treinar novas formas de pensar e sentir. Podemos também inovar a maneira que agimos, fortalecendo assim uma mentalidade vencedora. O objetivo como ser humano não deve ser apenas viver de forma mecânica, mas sim se desenvolver, crescer, enxergar o invisível, perceber o intangível e realizar o impossível para, assim, sermos verdadeiramente realizados.

* Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes.



O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?