Saiba como diminuir o estresse no trabalho

Se você é como a maioria das pessoas, toda vez que encontra um problema liga logo o sinal de alerta.


Henrique Molina

10/03/2017 - 10:03

É como se a sua mente tivesse identificado um inimigo à frente e imediatamente você passa a sentir preocupação, ansiedade ou medo.

Conforme o tempo passa e a solução não vem, a preocupação e o estresse vão aumentando. Isso pode resultar em noites mal dormidas, conflitos nos seus relacionamentos e até mesmo problemas de saúde.

É possível que nesse exato momento você esteja enfrentando um problema assim…

Pode ser que o problema seja a apresentação da semana que vem para os diretores da empresa, mostrando os resultados do projeto que você estava tocando. Apresentação que, por sinal, você ainda nem começou e que te dá dor de cabeça só de pensar.

Talvez esteja esperando uma ligação te chamando para uma entrevista de emprego. Ligação que parece nunca acontecer e que já te fez roer todas as suas unhas enquanto aguarda. Ou então, pode ser o trânsito infernal que você pega todos os dias para ir e voltar do trabalho. Trânsito que parece ficar pior a cada dia e que te faz xingar todos os carros que estão na sua frente.

É normal nos sentirmos desconfortáveis nessas situações. Afinal, nós queríamos que tudo acontecesse do nosso jeito e que não precisássemos nos preocupar. Mas será mesmo que precisamos nos preocupar tanto?

O desconforto é normal. O que não pode se tornar normal é nos estressarmos excessivamente com isso, a ponto de criarmos problemas ainda maiores.

E se eu te dissesse que existe uma maneira de olhar para seus problemas de forma muito mais positiva e enxergá-los como uma oportunidade? E se essa maneira pudesse te ajudar a resolver seus problemas ainda mais rapidamente, gastando bem menos energia se preocupando? Gostaria de conhecê-la? Então continue lendo que eu já vou te apresentar. Antes disso vamos entender um pouco melhor como surgem nossas preocupações.

Entendendo as preocupações


Preocupações surgem quando gastamos mais energia olhando para o problema do que procurando uma solução para ele. Esse foco excessivo no problema faz com que passemos a enxergá-lo como uma ameaça. E se pensamos nele como uma ameaça, consequentemente passamos a imaginar as consequências negativas que ele pode trazer.

Quando olhamos para algo dessa maneira, naturalmente nos sentimos mais pressionados e estressados. E se essa postura negativa se mantiver por muito tempo, o problema começará a parecer cada vez maior e a nossa autoconfiança vai diminuir, podendo chegar ao ponto de nos paralisar. Para mudar a perspectiva com a qual você encara um problema, aqui vai a primeira dica.

Olhe para o problema de maneira positiva

A grande sacada é entender que o problema, na realidade, não faz parte de você. Ele está fora do seu corpo. Quem está dentro é a preocupação. Logo, você tem total controle sobre ela.

A sua apresentação vai acontecer em alguma sala de reuniões, os slides estão no computador, seus dados nos relatórios. O seu curriculum está na caixa de entrada do e-mail de alguém. O trânsito está fora do seu carro.

Não traga o problema para dentro da sua cabeça, porque ele apenas se transformará em preocupação. E preocupação não vai te ajudar a resolvê-lo.

Agora você pode estar pensando: mas se eu não me preocupar, não vou fazer nada a respeito. Entendo que essa confusão possa surgir. Mas existe uma diferença entre se preocupar e se importar.

Quando você se importa com algo, você procura fazer bem feito. Quando se preocupa com algo, acaba fazendo mais rápido do que deveria, sem dar a mesma importância para a qualidade daquilo que está sendo feito.

Consequentemente, seu desempenho fica abaixo do que poderia. O que eu quero dizer é: não gaste energia com a preocupação, gaste energia trabalhando na solução.

E para pensar melhor em uma solução, você precisa entender os três tipos de problema que existem.

Os três tipos de problema

Identificar qual é o tipo de problema pelo qual você está passando certamente vai te ajudar muito a encontrar mais rapidamente uma solução. Então vamos lá.

1. Controle direto

O primeiro tipo são os problemas sobre os quais você tem controle direto. Ou seja, você exerce total influência em relação a eles. Encontrar a solução e aplicá-la só depende de você.

Nos exemplos anteriores, a apresentação para os diretores da empresa se enquadra nos problemas de controle direto. Você é que precisa preparar a apresentação, tem acesso a todos os dados de que precisa e não depende de mais ninguém para prepará-la.

Nesse caso, a recomendação é a seguinte: mão na massa! Quanto mais você deixa o tempo passar, maior se tornará o problema. Ninguém o resolverá por você. Ao mesmo tempo em que isso pode parecer solitário, também te dá total controle da situação.

2. Controle indireto

O segundo tipo são os problemas de controle indireto. Isso significa que outras pessoas ou fatores também estão envolvidos e possuem participação na resolução do problema. Você exerce influência sobre ele, mas a responsabilidade não é única e exclusivamente sua.

O exemplo da entrevista de emprego entra nessa categoria. O que está sobre sua influência é ter um currículo bem elaborado e com boas qualificações, enviá-lo para as empresas, mostrar interesse para o recrutador, e assim por diante. Porém, depende do recrutador ter interesse pelo seu perfil e te dar a oportunidade de uma entrevista.

Podemos influenciar as outras pessoas a fazerem o que queremos, mas existe um limite. E esse limite representa o limite do nosso controle sobre o problema.

Para problemas desse tipo, a minha recomendação é: faça o melhor que você puder, garanta que fez tudo o que estava ao seu alcance.

Tendo consciência de que você fez tudo o que era possível, o peso sobre as suas costas diminui e a cobrança sobre si mesmo também. Mas não se acomode. Use o resultado dos seus esforços como um feedback, entenda o que pode estar fazendo de errado e o que pode ser feito ainda melhor. Busque sempre aumentar o seu potencial e suas chances de sucesso.

3. Nenhum controle


O terceiro tipo são problemas sobre os quais você não possui nenhum controle. Portanto, não consegue exercer influência sobre eles. Os fatores que controlam esse tipo de problema estão fora do seu alcance.

Nos exemplos anteriores, o trânsito representa essa categoria. Você pode tentar sair do trabalho fora dos horários de pico, usar outro tipo de transporte ou morar próximo do trabalho. Porém, o trânsito continuará lá. Você não pode fazer nada a respeito disso.

Considerando que você não tem saída, já está dentro do seu carro e tem quilômetros de congestionamento à sua frente, a recomendação é a seguinte: coopere com o inevitável.

Encontre formas de lidar com o problema de uma forma mais confortável. Pense em como esse ele pode representar uma oportunidade para você. Nem sempre tudo que parece ruim tem que ser necessariamente ruim. Vou ser clichê e usar a famosa frase: faça do limão uma limonada.

No caso do trânsito, você poderia aproveitar esse tempo para ouvir seus podcasts favoritos, ouvir um audiobook ou treinar seu inglês ouvindo músicas. Enfim, tenho certeza que você consegue ser mais criativo do que eu.

O benefício de saber lidar com problemas

Os problemas vão continuar surgindo em nossas vidas, isso é inevitável. Portanto, quanto mais preparado você estiver para lidar com eles – adotando uma perspectiva positiva e seguindo a estratégia que acabamos de mostrar – maior será sua capacidade de encontrar soluções.

Se você seguir esse plano, levará uma vida mais tranquila, produtiva e saudável. No ambiente de trabalho, um profissional capaz de resolver problemas de forma rápida e eficiente também é mais valorizado. Na vida pessoal, se tornar uma pessoa menos estressada e mais positiva te permitirá desfrutar de relacionamentos mais harmoniosos.

Nossa quantidade de energia diária é limitada, então como você decide gastá-la? Se preocupando com o problema ou encontrando a solução para ele?

Henrique Molina é formado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário FEI. 

Fonte: New Trade - O Portal do Comércio 





Smirnoff compra marca de tequila de George Clooney  por US$ 1 bi

Dona de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff e Guinness, a Diageo acaba de fechar a compra da Casamigos, marca de tequila do ator George Clooney.


Comer mais chocolate no frio faz bem para a saúde

Alimentos e Bebidas

Comer mais chocolate no frio faz bem para a saúde

Além do bem-estar, se aliado a uma dieta balanceada, o chocolate torna-se benéfico para a saúde.


Produção industrial cresce e emprego cai em maio

Mundo Empresarial

Produção industrial cresce e emprego cai em maio

CNI divulga pesquisa Sondagem Industrial de maio com indicadores positivos.


Harry Potter completa 20 anos e ainda é sucesso

Duas décadas atrás ninguém imaginava que a autora J. K. Rowling ganharia milhões com a história do jovem bruxo.



Dicas para prevenir as olheiras

Beleza Pura

Dicas para prevenir as olheiras

Olheiras têm diferentes causas e tratamentos devem ser personalizados


Pesquisa mostra em qual empresa o jovem quer atuar

Mundo Empresarial

Pesquisa mostra em qual empresa o jovem quer atuar

Pesquisa revela as pretensões da juventude para suas carreiras e apontas as melhores organizações.


Paula Fernandes apresenta turnê Acústico - Voz e Violão

Teatro Sesc Palladium em Belo Horizonte recebe no dia 08 de julho a turnê da cantora Paula Fernandes


Cresce o faturamento da empresas de turismo em 2017

Mundo Empresarial

Cresce o faturamento da empresas de turismo em 2017

Empresas de turismo têm faturamento médio de 4,3% no primeiro trimestre do ano.


PIS/Pasep está disponível para saque até dia 30

Café Pequeno

PIS/Pasep está disponível para saque até dia 30

O abono PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep pelo Banco do Brasil.


Cachorros podem substituir máquinas no diagnóstico de câncer?

Entre Patas

Cachorros podem substituir máquinas no diagnóstico de câncer?

Por meio de experimentos, cientistas tentam descobrir que moléculas associadas a tumores cães são capazes de detectar e com que precisão.


Kim Kardashian e Kanye West contratam barriga de aluguel

Famosos

Kim Kardashian e Kanye West contratam barriga de aluguel

Casal planeja ter o terceiro filho e vai desembolsar mais de 110.000 dólares com procedimento.


Twitter liberará pagamento artistas que usam Periscope

Tecnologia Máxima

Twitter liberará pagamento artistas que usam Periscope

Twitter vai permitir que artistas recebam dinheiro de fãs com transmissão de vídeos no Periscope.


Golpe do Uber já afetou mais de 40 mil brasileiros

Digital

Golpe do Uber já afetou mais de 40 mil brasileiros

Vítima é enganada por hacker e tem seus dados pessoais roubados.


Canal Curta exibe Raul - O Início, o Fim e o Meio

O documentário passa na semana em que ídolo completaria 72 anos.


Exposição destaca artesanato de festas brasileiras

Noticias Culturais

Exposição destaca artesanato de festas brasileiras

A exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão pode ser visitada até outubro no Rio de Janeiro


PNE  completa três anos com 20% das metas cumpridas

Educação & Capacitação

PNE completa três anos com 20% das metas cumpridas

Plano Nacional de Educação prevê metas para melhorar a qualidade do ensino em um prazo de 10 anos.


Construção civil no Brasil registra números negativos

Empreendimentos da construção civil têm queda de 16,5% entre 2014 e 2015.



89% dos internautas fizeram compras online em 2016

Café Pequeno

89% dos internautas fizeram compras online em 2016

A percepção de que os produtos vendidos pela internet são mais baratos, diz estudo.


Grandes shows marcam Arraial de BH na Praça da Estação

Noticias Culturais

Grandes shows marcam Arraial de BH na Praça da Estação

Belotur, divulga a programação de shows já confirmados para este ano.


John Mayer faz show em Belo Horizonte dia 20 de outubro

Ingresso para o show na capital mineira começam a ser vendidos nesta sexta-feira, 23 de junho.


Uma leitura obrigatória sobre pessoas desaparecidas

Mundo Empresarial

Uma leitura obrigatória sobre pessoas desaparecidas

Todos os anos aproximadamente 200 mil pessoas desaparecem no Brasil.


Orientações para um reposicionamento profissional adequado

Mundo Empresarial

Orientações para um reposicionamento profissional adequado

Alguns cuidados devem ser tomados antes de qualquer ação de mudança de emprego.


Penne com molho rosé e shitake

Alimentos e Bebidas

Penne com molho rosé e shitake

A chef Madelaine Seagram, da Fit Food, desenvolveu esta receita especial e de fácil preparo.


BH recebe musical em tributo aos The Carpenters

Notas Musicais

BH recebe musical em tributo aos The Carpenters

The Carpenters “O Musical” Tribute reproduz canções da dupla musical que marcou a década de 70.


Festival Cenas Curtas Galpão Cine Horto abre inscrições

Noticias Culturais

Festival Cenas Curtas Galpão Cine Horto abre inscrições

Esse ano o festival recebe inscrições para as Cenas de Palco e volta com as Cenas de Rua.


Mostra interativa homenageia os 50 anos da Tropicália

Noticias Culturais

Mostra interativa homenageia os 50 anos da Tropicália

Colégio Loyola estreia exposição composta por vários ambientes e atrações, em Belo Horizonte.