Como escolher uma tonalidade de logotipo
Como escolher uma tonalidade de logotipo
Se sua empresa não tem um logotipo, é hora de acertá-lo.
Ao decidir abrir sua própria empresa, um empresário precisa não apenas alugar um escritório e contratar pessoal, mas também adquirir um logotipo. Não o subestime. Afinal de contas, o logotipo é uma parte importante da marca e da imagem da organização. Em caso de dúvida, vale a pena prestar atenção ao fato de que cada empresa tem um logotipo. Entre elas estão tanto corporações globais quanto pequenas empresas cujo escopo de atividade é limitado a uma única região.
O logotipo tem várias funções. O principal entre eles é a função de reconhecer e identificar a organização. Assim, o elemento gráfico torna possível distinguir a empresa de seus concorrentes e enfatizar a peculiaridade da marca.
A próxima função é refletir os valores da empresa. Isto é normalmente enfatizado pelo conteúdo do logotipo e sua paleta de cores. Também deve ser feita menção a tal função como o aumento da fidelidade aos produtos da organização por parte do público cliente.
Para que todas estas funções funcionem em todo o seu potencial, um logotipo deve ser criado de forma competente. Neste caso, ajudará a gerar o logotipo Turbologo, que goza de grande popularidade. Se o design do logotipo deixar muito a desejar, no entanto, isso piorará a primeira impressão da marca.
Ao projetar um logotipo, há duas questões principais a serem decididas - o tipo de sinal e sua paleta de cores. Os tipos de elementos são os seguintes:
Gráfico - Consiste em uma imagem que identifica as atividades da organização;
Textual - Pode incluir tanto números como letras, mas não mais do que isso;
Combinados - Contém uma foto e informações textuais.
Quanto ao esquema de cores do logotipo, este ponto será considerado em profundidade a seguir.
Significado das cores
Os matizes e seus significados inerentes são os seguintes:
Azul - Simboliza confiabilidade e estabilidade. Ela pode ser encontrada principalmente nos logotipos das instituições financeiras. Estes incluem o Rosbank, VTB, CitiBank e outros;
Verde - Associado com segurança e sustentabilidade. A cor é usada no logotipo de muitas farmácias, por exemplo, "Farmácia Familiar", assim como organizações, cuja esfera de atividade é o crescimento de produtos ecologicamente limpos. Entre eles estão o Golden Edge e o Organic Food;
Preto - O preto é popular entre os logotipos de organizações que produzem produtos premium. Mercedes, Gucci, Burberry, bem como Cartier são exemplos principais. Esta cor simboliza alto prestígio, luxo e estilo distinto;
Amarelo - Aumenta a sensação de fome. Não é por acaso que os emblemas das empresas de catering são projetados nesta tonalidade. Estes são "Chupa Chups", "Macdonalds", "Subway" e outros;
Vermelho - Atua como um símbolo de coragem, atividade e excitação. É provável que seja a razão pela qual o vermelho foi usado na criação do serviço de streaming Marllboro, Heinz e até mesmo Netflix;
Púrpura - Raramente visto em logotipos, mas ainda presente. Ele enfatiza o misticismo, a criatividade e o mistério. Ela ocorre na FedEx, Syfy, Apollo e outros.
Sua escolha da cor do logotipo
Se sua empresa não tem um logotipo, é hora de acertá-lo. Dado que a tonalidade atua como um dos comunicadores com o público cliente, então decide antecipadamente sobre sua gama. Use aquelas cores que descrevem as atividades da empresa de alguma forma. Por exemplo, a marca estará engajada na produção de roupas premium. A melhor maneira de acentuar a natureza premium do produto seria usar uma tonalidade preta.
Conclusão
A percepção de um logotipo é baseada em grande parte em sua sombra. Para acertar, use as cores certas para o elemento gráfico. Também é importante escolher a fonte e o conteúdo certos para ela.