Loja de roupas online: 5 dicas para começar agora
Loja de roupas online: 5 dicas para começar agora
Você sente que é hora de se tornar um empreendedor, mas não sabe como?
Com grandes empresas aderindo total ou exclusivamente ao universo digital, não é à toa que a ideia de ter uma loja de roupas online seja tão tentadora.
Em 2020, o crescimento do comércio eletrônico foi um dos maiores desde o seu início: 47% nos primeiros meses do ano, totalizando bilhões em lucros. Agora, se você se interessou por esses dados, aqui vão cinco dicas de como criar uma loja virtual de roupas.
1. Encontre um nicho de produto
Sempre que pensamos em como vender roupas online, uma ideia comum que vem à mente é: quanto maior o público, melhor, mas a realidade pode ser diferente!
Seu nicho de segmento é a chave para fazer com que as pessoas certas comprem mais do que você deseja oferecer. Isso porque você pode implementar estratégias mais específicas, atingindo e fidelizando o público da sua loja de roupas online.
Por que encontrar um nicho faz a diferença?
O mercado da moda é muito amplo. Mesmo quando falamos de moda feminina, isso não muda. Mas e se falarmos de moda casual para profissionais de tecnologia? Dessa forma, você estará direcionando seus esforços para uma pessoa específica.
Restringir seu público a um nicho pode parecer que você está perdendo clientes à primeira vista, mas se você deseja aumentar as chances de sucesso da sua loja de roupas online, essa é uma das formas mais eficazes.
Ao conseguir concentrar seus esforços em um mercado segmentado e com um nicho definido, você permite que sua loja cresça mais rapidamente.
2. Crie um nome para sua loja virtual
Se há mais um passo importante na criação de um negócio, é hora de conhecer os possíveis nomes para a loja de roupas online. Além de ser a identidade da empresa, representa a personalidade e a ideia central da marca, mas para isso, deve ser:
- Simples
- Icónico
- Eterno
- Disponível no banco de dados do domínio
Lembre-se que o nome ideal para o seu e-commerce de roupas deve transmitir a personalidade do negócio e como se posicionar no mercado. Muitas marcas são icônicas desde a primeira impressão que conseguem estabelecer graças à sua história.
3. Estabeleça um plano de logística
Antes de começar a pensar em ideias para uma loja de roupas online, é importante que você defina um plano de logística. Ou seja, decidir sobre as empresas colaboradoras que ficarão encarregadas de armazenar, embalar e entregar os produtos. Aqui estão as principais decisões que você precisa tomar:
- Escolha de empresas colaboradoras, bem como transportadoras.
- Valor do investimento inicial e canais em que você tentará obter esse capital, como, por exemplo, o “investidor”.
- Cadastro e geração de documentos essenciais para o início da empresa, como o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).
- Valores e condições de envio que serão cobrados dos clientes.
4. Capital de giro
Independentemente do modelo de loja de roupas online que você optar por adotar, você precisa ter algum dinheiro inicial para algumas despesas. Um exemplo são os custos de marketing, como a contratação de redatores freelancer ou especialistas em mídia social para impulsionar negócios online.
A hospedagem na web é outra despesa que surgirá na criação do site da loja de roupas online. Para que você tenha as maiores chances de sucesso, é importante investir tanto no design quanto na navegabilidade da plataforma.
5. Planeje em ação para sua loja de roupas online
Depois de definir seu nicho, nome, domínio, custos e logística, é hora de finalmente criar seu site. Para começar a colocar em prática, o que explicamos acima, você tem duas opções: contratar um profissional ou fazer você mesmo.
Caso decida fazer o site, sugerimos que utilize um editor fácil e intuitivo, que já possui templates de design padrão para você trabalhar com sua ideia. Lembre-se que tanto os temas quanto os plugins serão os mesmos de outros sites, mas essa é uma forma de começar.
Não se esqueça de divulgar a sua loja online!