Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que realmente importa num currículo para o primeiro emprego?

O que realmente importa num currículo para o primeiro emprego?

24/09/2018 5 Estrelas

Crie um currículo bem completo e conquiste sua primeira vaga no mercado de trabalho.

O que colocar no currículo para primeiro emprego? Esta deve ser a grande dúvida que surge para a maioria das pessoas.

Isso porque, como é o primeiro emprego supo?-se que não houve outras experiências profissionais. Mas não se preocupe tanto, pois mostraremos quais informações devem constar e quais são interessantes serem colocadas para evidenciar melhor as suas qualidades.

Começaremos por quais itens precisam estar descritos no currículo. Acompanhe!

O que não pode faltar no currículo?

Algumas informações são essenciais e por isso precisam ser informadas. Abaixo, destacamos algumas delas.

Dados pessoais

É necessário constar os seus dados, por isso coloque o seu nome, endereço e contato (número de telefone e e-mail). Com esses itens já é possível identificá-lo e contatá-lo.

Não há a necessidade de colocar outras informações, como estado civil, número de filhos ou número de documentos pessoais.

Educação e formação

Nesta área, a formação deve ser colocada em ordem decrescente, da mais recente para a mais antiga. Procure colocar o nome do curso e da instituição e a data de início e fim.

Se tiver alguma disciplina relevante para a vaga que está se candidatando, saliente ela. Assim, mesmo que seja o primeiro emprego é possível mostrar que já tem algum conhecimento prévio.

Idiomas

Coloque o(s) idioma(s) que você sabe falar, principalmente quando a empresa, na qual a vaga está disponível, é de outro país ou tenha filiais em países que falem uma língua diferente da sua. Dessa forma, você mostra que, apesar de não ter experiências em empregos anteriores, já sabe um idioma diferente da sua língua natal.

Experiência profissional

Nessa parte, se você não teve nenhum tipo de emprego, nem aqueles de temporada, escreva que não teve a primeira oportunidade e está em busca de seu primeiro emprego. Não invente trabalhos que nunca teve, apenas para preencher espaço.

Aptidões

Aqui é um local para colocar todas as suas habilidades que são relevantes para a vaga em questão. Por exemplo, caso a vaga seja para social media e você já tenha feito algum curso de photoshop ou tenha aprendido de forma independente a utilizar outras ferramentas que serão utilizadas no dia a dia desta área, coloque elas nessa parte.

Vale também colocar aptidões sociais e organizacionais, como se você é extrovertido, comprometido, responsável, proativo, pontual, dinâmico, capacidade de comunicação, consegue trabalhar sobre pressão, entre outros. Dessa forma, o recrutador já vai conseguir traçar um perfil prévio de você.

Informações adicionais

Aqui podem ser colocadas as informações que não se encaixaram nas opções anteriores, mas procure não se estender demais, seja objetivo. Por exemplo, se você participou de oficinas, workshops, fez voluntariado ou alguma outra atividade que tenha relação com a vaga e seja importante ser comentada, descreva-a neste espaço.

Destaque atividades ou premiações

Falando em informações adicionais, elas são importantes para que a pessoa que analisar o seu currículo já possa traçar um perfil seu com mais exatidão. Abaixo, confira o que cada atividade extra pode falar sobre você:

1) destaque em matéria da faculdade: se a matéria é relacionada à vaga, você demonstra que tem habilidade e gosta do assunto;

2) disciplinas optativas: ainda relacionado com a faculdade, ao cursar disciplinas optativas que também tenham relação com a vaga, faz com que você demonstre que fez isso para se aprofundar mais no assunto ou para se preparar melhor para o mercado de trabalho;

3) voluntariado: se você participou de voluntariado, equipe de esportes ou outra atividade em grupo, vale muito a pena a inserção dessas atividades no currículo. Isso mostra que você pode ter desenvolvido algumas competências, como liderança, trabalho em equipe, entre outras. O que pode ser ótimo para a vaga que está concorrendo;

4) empresa júnior ou centro acadêmico: você foi membro do centro acadêmico ou participou de empresa júnior? Então, descreva qual função desempenhou e por quanto tempo.

Essas experiências mostram que você é proativo e já precisou ser responsável e ter disciplina.

Então, mesmo que não tenha tido uma experiência profissional, é possível mostrar que você tem qualidades e conhecimentos que podem fazer com que consiga o primeiro emprego. Mas seja objetivo ao escrever cada uma dessas atividades.

Dicas importantes sobre o currículo

Já falamos sobre o que precisa ter em um currículo e quais outras atividades podem ser colocadas nele para mostrar que você tem um certo conhecimento na área pretendida.

Agora, vamos ver algumas dicas importantes sobre o currículo, que podem colocar tudo a perder.

Não invente

De maneira alguma coloque informações falsas para ter o que dizer ou mostrar, principalmente no campo de experiências profissionais. Por mais que você não tenha uma experiência, afinal é o primeiro emprego, inventar que já trabalhou em alguma empresa pode ser prejudicial para você. O mesmo vale para os outros itens. Então, coloque apenas informações verdadeiras e de maneira objetiva.

Utilize currículo europeu

Caso você não trabalhe com áreas mais artísticas e visuais, como design, marketing, comunicação ou artes, opte por um modelo padrão de currículo. Assim, é possível evitar informações em excesso.

Porém, se você é de algumas das áreas citadas acima, procure criar um currículo que tenha elementos visuais, com cores e formas. Mas sem exagerar, pois o mais importante são as informações sobre você e suas experiências.

Tome cuidado com a fotografia

É importante que a fotografia do seu currículo seja o mais profissional possível. Nada de colocar uma foto em que estava numa balada, festa ou em lazer com amigos e família. 

Procure vestir uma roupa social e tire uma foto mais séria. Assim, você também passa seriedade e profissionalismo, não só por meio das palavras, mas por sua foto.

Essas foram as dicas sobre como montar um currículo para primeiro emprego. 



Estilo versátil: como incorporar tênis em diferentes looks

Dá para incluir o tênis em looks que vão além do casual ou do esportivo.

Autor: Divulgação

Estilo versátil: como incorporar tênis em diferentes looks

Proteja você e seus pertences contra infestações de percevejos

A presença de percevejos pode rapidamente transformar a sua vida diária num pesadelo insuportável, causando stress e irritação.

Autor: 5 estrelas

Proteja você e seus pertences contra infestações de percevejos

Como montar looks masculinos com calça de alfaiataria?

Descubra como montar looks masculinos elegantes e versáteis com calça de alfaiataria, adequados para diversas ocasiões e estilos!

Autor: 5 estrelas

Como montar looks masculinos com calça de alfaiataria?

O que é um navegador Antidetect?

Atualmente, é impossível viver sem pensar ou falar sobre privacidade e segurança.

Autor: Divulgação


Estados que premiam com PIX que podem chegar até R$ 25 mil em programa de nota fiscal

Os programas de incentivo à emissão de notas fiscais estão presentes em diversos estados do Brasil.

Autor: Divulgação

Estados que premiam com PIX que podem chegar até R$ 25 mil em programa de nota fiscal

Como os números SMS descartáveis podem melhorar seus processos de verificação online

Você costuma enfrentar desafios com verificações online? Procurando uma maneira de agilizar suas atividades online? Uma ferramenta simples e segura poderia melhorar sua vida digital?

Autor: Divulgação


Como melhorar a concentração de forma natural?

A dificuldade de concentração é uma condição generalizada nos dias atuais.

Autor: Divulgação

Como melhorar a concentração de forma natural?

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Cansado de ficar trocando de login? O Multilogin te ajuda a gerenciar diversas contas online simultaneamente. Aprenda a criar perfis isolados, usar proxies e muito mais para navegar anonimamente!

Autor: Divulgação

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

A geladeira, um eletrodoméstico aparentemente comum, zumbindo ao fundo, desempenha silenciosamente um papel vital em nossas vidas cotidianas.

Autor: Divulgação

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

A transformação digital no Brasil reflete um cenário global de inovação e crescimento, mas com desafios e oportunidades próprias do país.

Autor: Divulgação

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

Da redução de preços ao cashback: a transformação das compras online

Graças à comodidade de fazer compras online a partir de casa, muitos idosos estão recorrendo à Internet para encontrar os melhores preços para as suas necessidades farmacêuticas.

Autor: Divulgação


Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital