Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Residências devem ser adaptadas para os idosos

Residências devem ser adaptadas para os idosos

06/06/2018 5 Estrelas

Garantir a segurança dos idosos dentro de casa é uma das maneiras de possibilitar melhor qualidade de vida dessa população.

Residências devem ser adaptadas para os idosos

Dados do Ministério da Saúde apontam que 70% das quedas entre idosos acontecem dentro de casa. Cerca de 30% dessas quedas levam à morte e outros 40% causam lesão grave, principalmente no joelho e no quadril.

Por essas razões, é importante criar um ambiente doméstico adaptado para os idosos que evite acidentes. Mesmo objetos e costumes mais inofensivos podem ser verdadeiros obstáculos para quem tem dificuldades de locomoção. Adaptar uma residência pode ser uma tarefa difícil, pois há uma grande variedade de pontos a serem observados. Vejamos algumas das principais alterações a serem feitas.

O que adaptar?

Portas devem ter no mínimo 80 centímetros de largura, para permitir o trânsito da pessoa idosa com andador ou cadeira de rodas. Normalmente, as portas em residências comuns têm aproximadamente 70 centímetros, o que torna a movimentação mais difícil. Outra preocupação relativa às portas é a maçaneta, que deve ser do tipo alavanca. Elas facilitam a abertura, pois o idoso precisa imprimir menos força. Pesos de porta devem ser retirados, pois podem se tornar obstáculos para os mais velhos. O ideal é trabalhar com prendedores automáticos.

Os corredores também precisam ser mais largos, por conta de andadores e cadeiras de rodas. Ideal é remover móveis do caminho, para garantir uma boa circulação. Se o corredor for extenso demais, é importante instalar um corrimão, que vai servir como apoio. Corrimãos também são essenciais em escadas, pois dão firmeza na hora de subir e descer.

Cuidado com o chão. O mais indicado é que o piso seja de cor clara, para facilitar a visualização de objetos deixados pela casa. Tapetes são obstáculos para idosos, pois suas beiradas podem causar tropeços e, caso não sejam antiderrapantes, costumam escorregar. Quem não quiser abrir mão do tapete deve fixá-lo ao chão com fita.

Cômodos adaptados

Nos quartos e na sala a regra é abrir espaço para a boa circulação. Camas e sofás devem ter a altura ideal, de forma que o idoso sente, com os pés encostados no chão e suas pernas formem um ângulo de 90º com o piso. Escolha móveis com quinas arredondadas e que sejam fortes o suficiente para também servir de apoio.

É importante também deixar a cozinha bem clara e garantir que a altura da pia, do fogão e dos armários estejam de acordo com a mudança postural do idoso. Móveis altos demais tiram a autonomia do idoso, que vai precisar de ajuda para pegar o que precisa. No banheiro, é essencial instalar barras de apoio no box e próximo ao vaso sanitário, evitando quedas com piso molhado e facilitando na hora de levantar. Há opções no mercado de assentos elevados para vaso sanitário, na tentativa de ajudar o idoso a se levantar com mais facilidade.

Se a casa tem área externa, é importante que uma parte seja coberta para, em caso de chuva, reduzir os espaços que podem ficar molhados e escorregadios. Pisos ásperos são os mais indicados, pois são antiderrapantes e evitam escorregões. Na área de serviço, vale trocar o varal de teto pelo de piso.

Casas de repouso devem ser adaptadas

Algumas adaptações são simples de fazer, com apenas tirar o tapete ou trocar maçanetas, mas outras podem gerar reformas e custos mais elevados, como aumentar a largura de portas e expandir corredores inteiros. Os custos podem ser elevados nesses casos. Uma das maneiras de garantir que o idoso terá um ambiente seguro para morar é investir em uma casa de repouso que já estão completamente adaptadas às necessidades das pessoas mais velhas. 

Casas de repouso são hoje entendidas como lares para idosos e contam com toda a infraestrutura para garantir o bem-estar dos mais velhos. Se essa for a opção, procure por lares que contem com corrimãos, rampas, barras de proteção, pisos antiderrapantes, telas de segurança nas janelas e um espaço confortável para as atividades do dia a dia.



Como melhorar a concentração de forma natural?

A dificuldade de concentração é uma condição generalizada nos dias atuais.

Autor: Divulgação

Como melhorar a concentração de forma natural?

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Cansado de ficar trocando de login? O Multilogin te ajuda a gerenciar diversas contas online simultaneamente. Aprenda a criar perfis isolados, usar proxies e muito mais para navegar anonimamente!

Autor: Divulgação

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

A geladeira, um eletrodoméstico aparentemente comum, zumbindo ao fundo, desempenha silenciosamente um papel vital em nossas vidas cotidianas.

Autor: Divulgação

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

A transformação digital no Brasil reflete um cenário global de inovação e crescimento, mas com desafios e oportunidades próprias do país.

Autor: Divulgação

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

Da redução de preços ao cashback: a transformação das compras online

Graças à comodidade de fazer compras online a partir de casa, muitos idosos estão recorrendo à Internet para encontrar os melhores preços para as suas necessidades farmacêuticas.

Autor: Divulgação


Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

Ficar por dentro das tendências e movimentos do mercado que impactam seus negócios tornou-se mais importante do que nunca.

Autor: Divulgação


O poder da transformação digital na vida cotidiana

A transformação digital não é mais uma novidade, mas uma realidade enraizada em nossas vidas diárias.

Autor: Divulgação

O poder da transformação digital na vida cotidiana

10 ideias criativas para fotos no Instagram: surpreenda seus seguidores com conteúdo incrível

Surpreenda seus seguidores com 10 ideias criativas para fotos no Instagram, destacando-se no feed com inovação, estilo e conteúdo visual impactante.

Autor: Divulgação


Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

O Free Fire ganhou popularidade entre os jogadores. Isso ocorre porque atende à necessidade de diversão e prazer.

Autor: Divulgação

Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

Revolucione sua escrita: uma introdução às ferramentas de parafraseamento de IA

Está cansado de passar demasiado tempo a reformular o conteúdos?

Autor: Divulgação


6 ideias para gerar renda extra em 2024

Estamos nos aproximando de 2024, que promete ser revolucionário no mundo das finanças e dos negócios.

Autor: 5 estrelas