Saiba mais sobre a raça Spitz Alemão
Saiba mais sobre a raça Spitz Alemão
Ter um animal em casa, apesar de ser uma experiência maravilhosa, requer pesquisa e cuidados.

São muitas as espécies domésticas, porém, os cachorros são os mais procurados por aqueles que procuram alegria, companheirismo e amor para seus lares. Porém, é preciso ter cuidado ao escolher a raça de um cãozinho que se tornará membro da família. É preciso analisar o perfil do animal com a dos moradores para que ambos convivam em harmonia.
Algumas raças possuem as características de adaptação a lugares pequenos e grandes e se moldam quando ensinados desde pequenos. É o caso da raça Spitz Alemão ou como é popularmente conhecido, Lulu da Pomerânia. Além de muito gracioso, é um excelente amigo. Conheça algumas características desse cão que é considerado por muitos “o cachorro mais fofo do mundo”.
As características do Spitz Alemão
Ainda não se sabe ao certo qual é a origem do Spitz Alemão, embora a Alemanha seja o lugar mais provável. Porém, essa raça tem parentesco com os cães puxadores de trenó da Polônia. Apesar de ser reconhecido como raça em 1870, na Inglaterra, foi na Itália que o Lulu da Pomerânia ganhou popularidade. Muito popular tanto em exposições quanto em lares, o Spitz Alemão tem características especiais que fazem deles queridinhos de quem os conhece.
Podendo ser branco, preto, marrom, cinza e de diversos tons de laranja, o Lulu da Pomerânia é considerado muito fiel a seus donos e muito carinhoso com os membros da família. Porém, pode estranhar pessoas desconhecidas ou que não participam ativamente de seu cotidiano ou até sentir ciúmes devido ao seu instinto protetor. Criador experiente da raça, Wilson Borges ressalta os cuidados com o temperamento do Spitz Alemão: “É um cachorro gracioso, inteligente e ativo. Esses cães precisam de limites para não ficarem agressivos”.
É importante um trabalho de socialização com outros cães e com pessoas diferentes da família. Passeios constantes na fase de filhote ajudam muito na construção dessa personalidade, pois são cachorros que apresentam facilidade de aprendizado. Eles também são muito curiosos, portanto, coloque objetos e materiais nocivos em locais em que ele não alcançará.
Apesar de pequenos, o Spitz Alemão demanda uma série de cuidados. A começar pelo seu pêlo, que por ser volumoso, deve ser inspecionado com frequência. Considerada ótima companhia para idosos, os Spitz têm sido treinados para serem cães de assistência auditiva, pois seu latido é alto e consegue auxiliar chamados de socorro. A expectativa máxima de vida desta raça é de 16 anos e seu peso pode variar entre 3kg e 4kg.
Em relação a alimentação eles são econômicos: ¼ a ½ xícara de alimento seco por dia dividido em duas refeições já são suficientes para satisfazê-los. Independente da raça é muito importante que os tutores observem problemas como alergias, secreções e disfunções nos olhos, tristeza aparente que, devem ser tratadas imediatamente evitando complicações maiores. Vale lembrar que para manter o sempre saudável, são necessárias visitas periódicas ao veterinário.