Personas e sua importância para o Marketing Digital
Personas e sua importância para o Marketing Digital
Para quem ainda não está familiarizado com esse termo, “personas” se referem a representação do público-alvo de uma empresa usada para estratégias online de marketing digital.
Servem ainda para personificar as características principais e mais comuns entre os diferentes grupos de clientes no mercado.
Definindo uma “persona”, fica mais fácil de adaptar a linguagem e acertar nas abordagens dos conteúdos em campanhas como consultoria seo ou links patrocinados.
Como criar personas em seu projeto?
O primeiro passo para identificar e criar as personas de seus produtos/serviços é definindo as características básicas que as delimitam, como por exemplo gênero, idade, cargo, onde obtém informações, localização, nível educacional, entre outros.
Depois disso será mais fácil entender quais são as ambições desse público, podendo analisar o que a persona quer, porque ela quer, como quer e o que prefere evitar.
É possível obter esses dados através de bancos de dados de clientes ou analisando dados de acesso com ferramentas como o Google Analytics.
O mais importante em cada etapa da criação da persona é entender que quanto mais detalhada for a personalidade dessa identidade, maior será o sucesso da estratégia.
Por que devo definir essas personas?
Quando você define a persona, você conhece profundamente o seu público consumidor e sabe exatamente o que deve fazer para atraí-los para seu site.
Além de facilitar a otimização de sites e outras produções de conteúdos, fica muito mais simples de montar uma campanha Google Adwords incluindo as características corretas de interesses para atingir exatamente quem vai comprar seu produto ou contratar seu serviço.
Dessa forma, podemos dizer que definir personas para o seu projeto é a base do trabalho de qualquer estratégia de marketing digital.
Como aprimorar seu planejamento de marketing digital?
A partir do momento que você estiver focado em seu cliente e saber exatamente quem ele é, o seu planejamento de marketing certamente irá deslanchar.
Para conseguir aprimorá-lo você precisa de profissionais competentes e especialistas para criar a persona do seu negócio detalhadamente, tendo o embasamento necessário para sustentar qualquer ação realizada na internet, envolvendo direta ou indiretamente um público consumidor - o que irá gerar mais fidelização de clientes mediante a qualidade do que você oferece.
O segredo para qualquer empresa é ter o diferencial competitivo, atendendo assertivamente seus clientes em todos os sentidos e suprindo suas necessidades. Outras questões que também podem contribuir é proporcionar atendimento com excelência, qualidade nos produtos e serviços, além da agilidade da entrega.
É claro que não podemos esquecer de dizer que o preço deve ser justo e acessível ao seu público.
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