5 novidades do marketing digital que você deve conhecer
5 novidades do marketing digital que você deve conhecer
Se você trabalha com marketing digital, é fundamental que você esteja sempre atualizado e ligado no que existe de mais novo no mercado.
Os mercados digitais se atualizam constantemente, e as estratégias utilizadas devem ser atualizadas sempre para acompanhar essa evolução constante.
Mesmo que sua empresa utilize uma estratégia consolidada e que deu super certo no ano anterior, o planejamento para o próximo ano deve necessariamente incluir as novidades e as tendências mais recentes do mercado digital.
Foi pensando nisso que decidimos te ajudar e trazer cinco novidades do marketing digital que você simplesmente não pode ignorar em 2019. Ficou curioso? Leia o texto e confira!
1. Inteligência artificial
A inteligência artificial deixou de ser tema de filmes de ficção científica há muito tempo, e já está entre nós. No marketing digital, ela é empregada de diversas formas, com foco em desenvolver um perfil preciso dos clientes e em gerar conteúdo focado para a sua audiência, entendendo e entregando exatamente o que o consumidor precisa.
Essa aplicação de inteligência artificial pode ser feita através de análises de padrões de pesquisa, consumo, comportamento e preferências dos consumidores, com informações reunidas a partir de perfis de redes sociais, por exemplo.
2. Personalização
Não adianta nada ter todas as informações do mundo sobre os seus clientes, se você não consegue atingi-los de forma eficiente. Criar um conteúdo e produtos personalizados e focados no seu público alvo é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio.
Os conteúdos impessoais, generalizados e sem personalidade estão perdendo cada vez mais espaço para conteúdos inteligentes, baseados em padrões de comportamento dos consumidores, e criando relações mais próximas entre o cliente a sua empresa, o que garante a satisfação e a fidelização dos consumidores.
3. Use e abuse dos vídeos
O vídeo é uma mídia democrática, que chama a atenção, de fácil acesso, e assimilação rápida. Muitas vezes deixamos de ler um texto enorme, mas clicamos no link de um vídeo que achamos interessante.
Investir em marketing de conteúdo na forma de vídeos é uma excelente estratégia para expandir o seu mercado, principalmente se ele contiver tecnologias e recursos recentes, como vídeos em 360 graus, por exemplo.
4. Tenha ao seu lado influenciadores digitais
O boca a boca ainda é uma das maiores propagandas do mundo – mesmo que hoje ele seja feito online. Utilizar de digital influencers para divulgar sua marca e o seu negócio é uma estratégia importantíssima para expandir o seu mercado.
Essa estratégia funciona ainda melhor com o público mais jovem, que consome conteúdo online de forma muito mais intensa que as gerações anteriores.
5. Seja rápido
A informação está acessível para todas as pessoas, em questão de segundos, na palma das mãos. Isso faz com que a demanda por informações seja infinita, mas ao mesmo tempo faz com que as pessoas sejam exigentes em relação à velocidade que elas têm acesso a essas informações, principalmente em meio ao seu dia a dia corrido.
As estratégias de marketing digital capazes de enviar uma mensagem de forma direta, rápida e precisa são aquelas que melhor se encaixam nas necessidades do consumidor atual, e são mais eficazes em chamar a atenção e influenciar comportamentos atualmente.
Por fim, tenha em mente que o mais importante é se atualizar, e se manter na frente da concorrência para garantir seu espaço no mercado. Se você precisar de ajuda sobre como fazer isso, e onde pode melhorar e inovar no seu negócio, existem empresas especializadas em marketing digital que podem te ajudar e fazer com que o seu conteúdo seja o melhor da internet!