Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como lidar com criança na quarentena

Como lidar com criança na quarentena

17/04/2020 Daniela Generoso

Nessa época de quarentena, quem sofre bastante são as crianças, já que muitas não entendem o porquê de não poder ver os amiguinhos, os parentes nem ir ao parquinho.

Como lidar com criança na quarentena

Como os pais podem ajudar os pequenos a compreender os riscos do Coronavírus? Como dialogar com eles?

As crianças precisam desenvolver a capacidade cognitiva de conhecer o mundo e tudo que envolve. Por esse motivo, é importante que os pais possam compreender esse lado dos pequenos e explicar o que é exatamente esse vírus. Isso pode ser feito por vídeos lúdicos, o que pode chamar a atenção e a curiosidade delas. Também busque entender como elas estão lidando com tudo isso.

No entanto, os pequenos podem ainda ficar tristes e com saudade dos amiguinhos, dos avós, dos tios e dos primos. Para amenizar essa dor, a família pode fazer bom uso da tecnologia para encurtar as distâncias. Há diversos softwares, inclusive alguns são gratuitos, para realizar vídeo-chamada. Assim, elas podem falar e ver as pessoas na tela do celular ou do computador pela webcam. Além de amenizar a saudade, vai ajudar ocupando o tempo da criança e pode servir como uma descontração saudável. 

Mas depois de tudo isso, o que que fazer se o tédio bater? Os pais precisam ter bastante criatividade para poder entreter as crianças nessa época de isolamento social. Pode-se brincar com jogos de tabuleiro, como, por exemplo, dama. Faça brincadeiras em família, como jogos de pintar, adivinhação, mímica entre outros. Uma outra sugestão é agendar na programação de casa sessões de cinema.

Podem também chamar os filhos para fazer um bolo ou envolver nas atividades simples de casa, como varrer, tirar a poeira de móveis, arrumar a cama. A ideia é descobrir juntos novas rotinas, fazer de tudo para explorar a capacidade dos pequenos e fazê-los se sentirem úteis.

Outra preocupação com a quarentena são os estudos. Para isso, programe o mesmo horário escolar que seu filho já estaria estudando. Sente-se com ele e tire as dúvidas, mas não dê respostas. Faça-o sempre raciocinar. Mas se você não souber a matéria, busque com ele aulas e vídeos no YouTube, as explicações que o professor passou. O fato de estar do lado dele pode dar mais confiança e ânimo para não deixar de estudar.

E quando os pais não têm paciência para ensinar? Nesses casos, converse e explique que não sabe ensinar, mas ofereça alternativas e meios para que os filhos possam aprender através de um explicador online.

Não esqueça de providenciar um cantinho de estudos silencioso e agradável, longe de estímulos como brinquedos e vídeo game. Entenda que não é tão fácil estudar sozinho. Por isso, esteja ao lado, não para pressionar, mas para dar apoio.

* Daniela Generoso - Psicóloga, especialista em educação infantil e presidente do Instituto “É Possível Sonhar”, que atende crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência doméstica.

Fonte: Agência Drumond



O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?