Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Produtores do Cerrado fazem primeira venda coletiva de queijo minas artesanal

Produtores do Cerrado fazem primeira venda coletiva de queijo minas artesanal

25/05/2020 Divulgação

Produtores da Aprocer comercializam 450 quilos de queijo a um valor superior ao que vinha sendo negociado regionalmente.

Produtores do Cerrado fazem primeira venda coletiva de queijo minas artesanal

Em meio às dificuldades econômicas impostas pela pandemia do novo coronavírus, produtores da Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal do Cerrado (Aprocer) celebram a venda coletiva de 450 quilos de queijo para a Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro (ComerQueijo). A comercialização dessa primeira leva é considerada um marco para a associação, criada há pouco mais de um ano.

Para o secretário da Aprocer, Antônio Augusto Carvalho Costa, a comercialização coletiva dos queijos foi um sucesso. Além de contribuir para reduzir o estoque dos produtores, que aumentou bastante devido à pandemia, essa venda coletiva deve abrir um mercado muito grande para os associados da Associação. “Foi uma venda bem expressiva. Conseguimos comercializar nossos produtos a preços superiores aos que os produtores estavam negociando regionalmente. Creio que essa parceria com a ComerQueijo vai aumentar muito a visibilidade dos produtores de queijo do Cerrado”.

De acordo com a analista do Sebrae Minas Adenilce Moreira, a pandemia está dificultando as vendas dos queijos, principalmente, porque inviabiliza a realização de feiras e eventos. Entretanto, segundo ela, por meio de um trabalho de cooperação, os associados da Aprocer conseguiram fechar um grande negócio. “Como alguns produtores tiveram dificuldades em comercializar os queijos, a Associação buscou novos parceiros e conseguiu fechar com a ComerQueijo, que já comprava na região da Canastra. Foi uma iniciativa de muito sucesso, e os produtores ficaram muito felizes. Quatro deles conseguiram vender todos seus produtos”, destaca.

Elias Côrtes de Almeida, proprietário da Queijaria Vô Joaquim, do município de Cruzeiro da Fortaleza, é um dos produtores beneficiados com a venda coletiva. Foram 100 quilos comercializados. “Temos a necessidade de expor e de apresentar a qualidade do queijo do Cerrado. Com as dificuldades impostas pela pandemia, todos nós da associação tivemos que nos unir e conseguir uma saída para a crise. Com essa primeira venda para a ComerQueijo, espero que possamos abrir novos mercados e fortalecer o queijo produzido na região”.

Quem também comemora a venda é o produtor Geraldo José Brandão, proprietário do Queijos Brandão de Carmo do Paranaíba. Segundo ele, essa venda dá esperança para bons negócios em um futuro próximo. “Foi uma venda muito boa que surgiu graças ao trabalho da Associação e dos parceiros, como o Sebrae Minas. Estávamos precisando vender, buscando um meio de comercializar o estoque, e essa parceria com a ComerQueijo veio em boa hora”.

Todo o trabalho da Aprocer conta com parcerias e apoio do Sebrae Minas, Unipam, Emater, UFU de Patos de Minas e Universidade Federam de Viçosa campus Rio Paranaíba. Já a ComerQueijo é uma associação formada por comerciantes de todo o país, que se dedicam ao comércio, exclusivo ou não, de queijos artesanais brasileiros.

Fonte: Sebrae Minas



Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG