Portal O Debate
Grupo WhatsApp

4 dicas para escolher a atividade física ideal

4 dicas para escolher a atividade física ideal

12/05/2023 5 Estrelas

Conhecer a si mesmo e os benefícios das diversas modalidades é o começo para encontrar o exercício perfeito.

4 dicas para escolher a atividade física ideal

A prática regular de atividades físicas é uma grande aliada na promoção da saúde física e mental. Segundo o Ministério da Saúde, alívio do estresse, controle do peso, aumento da resistência contra doenças, fortalecimento dos ossos e ganho de autoestima são apenas alguns exemplos de benefícios que os exercícios podem proporcionar.

Mas, para isso, é preciso encontrar a atividade física ideal que gere motivação para vencer a preguiça e ir aos treinos regularmente. Com tantas opções disponíveis, a tarefa nem sempre pode ser fácil, mas a dica é escolher uma prática que esteja em comunhão com estilo de vida, condicionamento físico, necessidades e gostos pessoais.

Entenda o próprio estilo de vida

A preguiça é a grande vilã de toda pessoa que deseja iniciar uma rotina saudável com a prática de atividades físicas. Uma das formas de combater esse mal, é buscar por exercícios em locais de fácil acesso e que se encaixem com o estilo de vida da pessoa.

O primeiro passo é entender como funciona a própria rotina, buscando encontrar horários disponíveis para incluir a prática de atividade física. Se alguém trabalha das 10h às 17h, por exemplo, a saída pode ser treinar antes ou depois do horário de trabalho. Nesse momento, também é importante entender as próprias preferências como o desejo de se exercitar no começo ou no final do dia.

Além disso, é essencial se atentar à proximidade da academia, clube ou espaço onde serão realizadas as atividades, pois a distância é uma das principais desculpas para justificar faltas.

Muitas pessoas se exercitam em locais próximo ao trabalho e levam mochilas com itens próprios para a prática de exercícios, como calça legging feminina, tênis, bermuda masculina e outras peças fitness. Dessa forma, antes de iniciar, ao sair do expediente ou no horário de almoço, é possível treinar.

Atente-se aos gostos pessoais

Outro ponto que também pode favorecer a falta de motivação para treinar é a escolha de uma atividade que não seja prazerosa. Por esse motivo, vale a pena parar e entender quais são as preferências e gostos pessoais no momento de se exercitar. Essa é uma das principais dicas para encontrar o exercício ideal.

Se a pessoa gosta de atividades mais animadas, por exemplo, aulas de danças, spinning e jumping podem ser boas opções. Já quem procura por exercícios mais calmos, pilates, yoga e até mesmo natação são mais indicados.

Para os amantes de atividades em grupo, a prática de esportes como futebol, basquete, vôlei e demais atividades em time pode agradar. Já para os que curtem se exercitar sozinhos, a musculação e a caminhada são atrativas.

Cabe ressaltar que cada uma dessas atividades físicas pode necessitar de equipamentos e trajes específicos para garantir mais segurança e conforto. O top feminino, por exemplo, é uma peça fundamental para as mulheres que praticam diferentes atividades, pois oferecem a sustentação necessária aos seios.

Alie a escolha com o condicionamento físico

Após pensar no estilo de vida e nas atividades que se aliam com os gostos pessoais, é preciso avaliar o próprio condicionamento físico. Nesse momento, é essencial buscar por um apoio profissional para verificar se há alguma restrição de exercício físico.

Dependendo do condicionamento e da saúde, pode ser que o especialista recomende modalidades de baixo impacto. No caso de pessoas que já praticam atividades físicas e não possuem restrições, diversas modalidades podem fazer parte da lista de recomendação.

Cabe ressaltar que, independente do condicionamento físico e do nível da pessoa, é essencial pegar leve ao iniciar uma nova modalidade. Intensificar nos exercícios logo no começo pode provocar dores fortes e até mesmo lesões, que geram interrupção brusca e desmotivação.

Quais são os objetivos no treino?

A atividade ideal é aquela que auxilia a pessoa a alcançar um objetivo, respeitando todos os pontos anteriores. Por esse motivo, antes de escolher um exercício, é preciso avaliar, com a ajuda de um profissional, qual modalidade pode ajudar a atingir as metas.

Isso porque, algumas atividades físicas podem oferecer resultados específicos mais rápidos do que as outras. Cada exercício oferece benefícios próprios e conhecê-los é essencial no momento da escolha.

A natação, por exemplo, é uma atividade que, segundo a Organização Pan Americana de Saúde, ajuda na respiração, na melhora da aptidão cardiovascular, na saúde óssea e na perda de peso.

Já os treinos de musculação são conhecidos por ajudar no emagrecimento e no ganho de massa muscular, aumentando a força e fortalecendo a resistência corporal.

Fonte: Experta Media



Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Saiba como as famílias podem influenciar no desenvolvimento socioemocional dos jovens e como promover uma educação eficaz dentro de casa com a abordagem da "missão familiar".

Autor: Divulgação

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz.

Autor: Livia Marques

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

O Brasil precisa de mais sangue!

A doação não traz nenhum risco para o doador.

Autor: Guilheme Muzzi

O Brasil precisa de mais sangue!

Insegurança e espiritualidade

O Nosso Cérebro é uma máquina de detectar padrões. Nosso senso de orientação depende disso.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Insegurança e espiritualidade

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

O reconhecimento das emoções é o primeiro passo para o entendimento no ciclo familiar e social.

Autor: Divulgação

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

A importância da comunicação humanizada

Dar vida às palavras, expressões e gestos que formam a substância da comunicação é fundamentalmente humano.

Autor: Reinaldo César


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais

Santuário do Pai das Misericórdias: lugar de encontro com Deus e renovação espiritual

O Santuário do Pai das Misericórdias é um importante centro de peregrinação e devoção católica, atraindo fiéis de diversas partes do país e do mundo.

Autor: Pe. João Gualberto