Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A batalha das imagens contra as palavras

A batalha das imagens contra as palavras

20/01/2023 Júlia Roscoe

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Como escritora, e principalmente como leitora, tenho que discordar.

A batalha das imagens contra as palavras

Antigamente, o acesso às imagens era um acontecimento. Pense em como apenas os ricos podiam contratar artistas para pintar seus retratos até o início do século XIX. Então, é claro, as imagens eram impressionantes de se ver, memoráveis e às vezes até sagradas.

Quando a primeira fotografia foi tirada em 1826, tudo mudou. A arte não era mais obrigada a retratar a realidade em seus mínimos detalhes. Ler as notícias tornou-se chato sem uma foto ao lado mostrando o que realmente aconteceu.

Avance para 2023, onde temos as redes sociais (caso você ainda não saiba). De acordo com um estudo da Brandwatch, em 2019, os usuários do Instagram enviaram mais de 95 milhões de fotos por dia. TikTok, Facebook, Snapchat, todas essas mídias são baseadas em imagens (fotos e/ou vídeos).

Não sei você, mas 30 minutos depois de percorrer os rolos, sinto que meu cérebro precisa de uma pausa. É humanamente impossível reter tanta informação em tão pouco tempo. Às vezes, até me pego tentando lembrar o último vídeo que gostei ou compartilhei com alguém, e não consigo!

Isso é excessivo. Para mim, pelo menos.

Então, como as imagens perderam seu valor (até mesmo a revista Forbes diz isso), as palavras são mais importantes do que nunca.

Quando penso em uma história que realmente me impressionou, geralmente vem de um livro. Veja, quando estamos lendo uma história, ao contrário de assistir a um filme, por exemplo, devemos criar os personagens e cenários em nossas mentes. Isso faz com que a gente se conecte a esses personagens. Minha versão de Edward Cullen é diferente de Robert Pattinson (não importa o quão gostoso ele seja). Isso fez com que a minha eu adolescente me apaixonasse por Edward de uma forma que Rob não conseguiria (novamente, não importa o quão gostoso ele seja).

Isso acontece porque, quando lemos algo, mesmo que seja o jornal (ou artigos online), nosso cérebro está ativamente engajado em uma tarefa. Nossos olhos estão captando as informações que são processadas em nosso cérebro e somente com nossa imaginação podemos entender o que está acontecendo.

Com fotos, a informação já está lá. Sim, nossos olhos captam o estímulo, nosso cérebro o entende, mas é isso. Não tem processo criativo, não é preciso imaginar como é o cabelo do personagem principal porque o ator vai ter esse cabelo. Não há necessidade de se perguntar como são os móveis da mansão mal-assombrada, porque o cinegrafista irá mostrá-los para nós.

Mesmo a descrição de um escritor não é tão forte quanto a imaginação do leitor. Honestamente, quantas vezes você imaginou um personagem de uma certa maneira apenas para descobrir um capítulo depois que ele é na verdade loiro e baixos em vez de moreno e alto? E quantas vezes você optou por ignorar todas as descrições do autor porque gosta mais do seu jeito?

As palavras não necessariamente ficam conosco, mas o que elas criam na mente de cada um dos leitores é muito mais poderoso do que qualquer imagem pode fazer.



O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?