Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A difícil tarefa de relaxar

A difícil tarefa de relaxar

21/05/2022 Camilla Bastos

Medo, preocupação excessiva, sensação de que alguma coisa ruim está prestes a acontecer.

A difícil tarefa de relaxar

Alguns dos efeitos físicos desse misto de sentimentos que caracterizam os transtornos de ansiedade costumam ser as mãos trêmulas, os batimentos cardíacos acelerados, o aumento da pressão e a dor no peito. Especificamente no Brasil, familiarizar-se com todos esses sintomas é comum, visto que 9,3% da população sofre de ansiedade.

Já éramos mais de 18 milhões em 2019, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Quantidade suficiente para nos enquadrarmos no topo do ranking. Sim, nós somos o povo mais ansioso do planeta. E ficamos ainda mais a partir da pandemia. A mesma OMS apontou que houve um crescimento de 25% nos índices de ansiedade nos países atingidos pela Covid-19.

Mas um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ainda nos meses iniciais após o Coronavírus, afirma que 80% da população brasileira desenvolveu algum grau de ansiedade de moderado a grave desde então. A pesquisa ainda reporta que 68% dos brasileiros também apresentaram sintomas de depressão. Isso, é claro, tem impacto direto na saúde geral do brasileiro, formando um efeito cascata que faz acender o sinal de alerta das autoridades.

Dependendo do nível de ansiedade de um indivíduo, é difícil de imaginar que ele esteja desfrutando de um sono de qualidade, de um desempenho sexual satisfatório, de uma dieta adequada. Ou seja, a ansiedade tem a capacidade de invadir outras instâncias do dia a dia que não se limitam apenas aos momentos de crise. Diante disso, muitos dos que enfrentam o problema buscam respostas à mesma pergunta: como superar a ansiedade?

Primeiro, é importante entender que a ansiedade afeta antes as condições psíquicas do indivíduo, mas que atinge também seus aspectos físicos. Por isso, é importante pensar num tratamento multifacetado – praticar atividades físicas regulares, realizar relaxamentos, melhorar a qualidade da alimentação e evitar produtos como cafeína, álcool e nicotina. O próprio paciente pode fazer uma autoleitura para observar quais são os momentos em que ele mais se submete às crises de ansiedade. Mas é bastante válido também recorrer a um acompanhamento profissional.

Num mundo onde tudo parece andar num ritmo cada vez mais rápido, a ansiedade não chega tanto a surpreender. Mas vale pisar no freio e buscar recorrer a hábitos de vida mais saudáveis, que ajudem a eliminar essas crises.

* Camila Bastos, gestora de marketing da You Saúde.

Para mais informações sobre Ansiedade clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Quando a única opção é reinventar-se! O que faço?

Tudo na vida se resume às escolhas que fazemos.

Quando a única opção é reinventar-se! O que faço?

Defesa Civil dá orientações à população com relação ao frio

Inmet emite alerta de risco à saúde por conta de frio intenso.

Defesa Civil dá orientações à população com relação ao frio

Mensagem de Fátima, um desejo de salvação para o mundo

Inúmeros são os relatos de aparições da Virgem Maria, a mãe de Deus, em várias partes do mundo.

Mensagem de Fátima, um desejo de salvação para o mundo

Acalme sua mente! Os impactos do excesso de informação

Vivemos num mundo altamente conectado.

Acalme sua mente! Os impactos do excesso de informação

Muito além do laço de sangue: família sob a ótica dos sentimentos

No sentido tradicional, ao consultar o dicionário Aurélio, família significa: “1.

Muito além do laço de sangue: família sob a ótica dos sentimentos

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Os desafios de lidar com maternidade e realização profissional

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher, no entanto um dos mais preocupantes também.


A esperança é o combustível da vida

A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa.

A esperança é o combustível da vida

Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


Formas mais livres de amar

A busca de afeição, o preenchimento da carência que nos corrói as emoções, nos lança a uma procura incessante de aproximação com outra pessoa: ânsia esperançosa de completude; algum\a outro\a me vai fazer feliz.


Para onde foram os nutrientes que estavam aqui?

A maioria das culturas vegetais são produzidas com a ajuda de solos fertilizados. O alto uso de fertilizantes nitrogenados tende a reduzir o teor de vitamina C em muitas frutas e hortaliças.


Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

Médico psiquiatra comenta a situação exclusiva de pessoas que perderam parentes queridos durante a pandemia. A ansiedade e o transtorno de humor são os mais prevalentes nesses casos.

Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19