Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância do exercício físico na “melhor” idade

A importância do exercício físico na “melhor” idade

28/09/2023 Jair Simplicio de Souza

Todas as pessoas da melhor idade podem praticar atividades físicas, mas antes é preciso procurar uma orientação médica.

A importância do exercício físico na “melhor” idade

“A atividade física é o fator ambiental mais importante para estimular a saúde geral das pessoas, diminuindo a ocorrência de morte, por todas as causas”, escreve José Maria Santarem em seu livro “Musculação em todas as idades”. 

Na “melhor idade” (a partir dos 60 anos), esses cuidados precisam ser mais observados, para que as pessoas tenham mais autonomia e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. E os benefícios à saúde podem ainda ser melhorados com uma boa alimentação. 

As atividades físicas devem ser realizadas para que a pessoa possa se adaptar às mudanças que ocorrem nesta fase; sejam elas físicas, psíquicas ou sociais, e que afetam diretamente sua vida e saúde. Para isso, nada melhor do que mantermos um estilo de vida saudável, combinando uma alimentação controlada e a prática de exercícios físicos, que ajudam até na vida de oração, pois para oração é preciso concentração e disposição. Inclusive, há uma passagem bíblica que diz: “... preparar um povo bem disposto para a vinda do Senhor” (cf Lucas 1,17), e um dos benefícios da prática regular da atividade física é a disposição.

Ao longo desses 23 anos atuando na área, com a prática de atividade física em todas as idades, tenho percebido o quanto pessoas bem orientadas e disciplinadas conseguem estar bem melhor fisicamente, melhorando a saúde em vários aspectos.

O maior exemplo para mim foi o Padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, da qual sou membro. Ele se dedicava à prática de atividades físicas continuamente, o que favorecia a sua recuperação quando adoecia, além de contribuir para que tivesse mais disposição e vitalidade.

Todas as pessoas da melhor idade podem praticar atividades físicas, mas antes é preciso procurar uma orientação médica e de um profissional de educação física. Esses exercícios contribuem com a melhora postural, da mobilidade, flexibilidade, dos reflexos,  fortalece os músculos, reduz a gordura corporal e aumenta a densidade óssea. Tudo isso, proporciona maior autonomia e sociabilidade, além da diminuição dos riscos de várias doenças, como hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, artrose, distúrbios do sono, entre outras.

O ideal é mesclar os exercícios aeróbicos, como natação, hidroginástica, bicicleta e caminhada, com os exercícios de fortalecimento muscular, como musculação, e pelo menos  10 minutos de alongamentos, pois ajudam a reduzir a tensão. Lembrando: sempre inicie uma nova prática física com as devidas orientações e acompanhamento de um profissional da área.

Não deixe para depois, comece a se exercitar ainda hoje, mas não esqueça de antes consultar um médico e fazer um “check up”. Tenha uma vida feliz e saudável na melhor idade!

* Jair Simplicio de Souza é missionário da Comunidade Canção Nova e formado em Educação Física.

Para mais informações sobre atividade física clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Canção Nova / Fundação João Paulo II



O que é a Síndrome da Cabana?

A síndrome da cabana é um fenômeno psicológico onde o indivíduo apresenta dificuldade em reconectar com a vida social e profissional após um longo período de isolamento.

Autor: Alessandra Augusto

O que é a Síndrome da Cabana?

Tentar significa conseguir – um outro ponto de vista

Eu já li alguns artigos que diziam: “Tentar não significa conseguir” e neste artigo eu abordo um outro ponto de vista sobre este assunto: “Tentar significa conseguir”.

Autor: Renata Nascimento


O poder das escolhas positivas

Livrar-se de pensamentos intrusivos, sentimentos pessimistas e crenças negativas é um desafio e tanto para muitos.

Autor: Nuno Paiva

O poder das escolhas positivas

Viramos escravos das redes sociais?

A presença de celulares se tornou certa em momentos marcantes, sejam eles as primeiras palavras de um bebê ou shows de grandes artistas.

Autor: Lucas Franco Freire

Viramos escravos das redes sociais?

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Álcool, Isolamento social e saúde mental conheça os fatores que afetam a saúde cardíaca que vão além do sedentarismo e a má alimentação.

Autor: Divulgação

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Quaresma: tempo favorável à conversão

Por meio do tempo litúrgico da Quaresma, a Igreja se prepara para celebrar o mistério do Cristo Ressuscitado, vencedor da morte e do pecado.

Autor: Padre Wagner Ferreira da Silva

Quaresma: tempo favorável à conversão

Mesmo enfermo, eu sou guerreiro!

Vários cientistas, de todas as partes do mundo, pesquisam exaustivamente a relação entre a fé e a superação de doenças.

Autor: Luzia Santiago


Levar a felicidade para passear

Um modelo de felicidade para mim é levar minha cachorrinha, Bella, para passear. Uma atividade que o resto da família não curte e não reproduz quando eu não posso fazê-lo.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Levar a felicidade para passear

Família Salesiana comemora 200 anos do sonho de Dom Bosco

O sonho de Dom Bosco aos nove anos nos convida a olhar para nossa vida e perceber o chamado de Deus.

Autor: Vera Lúcia Reis


Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Inspirado na própria infância, quadrinista Landis Blair publica "A Cabana Noturna", que transforma a hora de dormir em um momento tranquilo, longe de monstros imaginários.

Autor: Divulgação

Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Uma caminhada em direção ao amor-próprio

Beatriz Ribeiro explora as várias facetas da complexa experiência humana em livro.

Autor: Divulgação


5 dicas para lidar com os pesadelos

Estratégias que podem ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para lidar com os pesadelos