Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As arboviroses e a chegada do verão

As arboviroses e a chegada do verão

16/12/2022 Rodrigo Berté e André M. Pelanda

O acúmulo de água nas residências favorece a proliferação de algumas espécies, como o Aedes aegypti, que é o causador da Dengue.

As arboviroses e a chegada do verão

Com a chegada do verão, existe uma maior incidência de chuvas em muitas regiões do Brasil, sendo que o aumento nas temperaturas, combinado com uma maior pluviosidade, cria um ambiente ideal para a proliferação de mosquitos que podem gerar casos de doenças conhecidas como arboviroses, entre elas, a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O acúmulo de água nas residências favorece a proliferação de algumas espécies, como o Aedes aegypti, que é o causador da Dengue. O vírus da Dengue (DENV) é transmitido pela picada da fêmea do mosquito, e, de acordo com o Ministério da Saúde, é a arbovirose com maior prevalência nas Américas, especialmente no cenário brasileiro, onde indivíduos acometidos pela doença têm a possibilidade de evoluir para casos graves, principalmente  as pessoas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, pois ainda não existe uma vacina para a doença.

A febre chikungunya pode ser transmitida pela picada do Aedes aegypti e Aedes albopictus, sendo que essa doença foi introduzida no continente americano no ano de 2013 e foi detectada pela primeira vez no Brasil no ano de 2014. Nos ambientes urbanos, a chikungunya é transmitida especialmente pelo Aedes Aegypti e, em ambientes rurais, o principal vetor é o Aedes albopictus. Vale lembrar que ainda não existe uma vacina para a doença, portanto a melhor forma de prevenção é evitar a visitação de áreas selvagens onde os mosquitos que transmitem a doença são encontrados e evitar a proliferação do Aedes aegypti em ambientes urbanos.

A zika é uma doença transmitida somente pelo Aedes aegypti, em que cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus não desenvolvem sintomas. No entanto, algumas pessoas podem apresentar dor de cabeça, febre, vermelhidão nos olhos e dores articulares que podem persistir por cerca de um mês. As formas graves da doença são raras, porém podem eventualmente ocorrer e evoluir para o óbito do indivíduo infectado. Assim como a dengue e chikungunya, também não existe uma vacina contra o vírus causador da zika, por isso a melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do vetor da doença.

A febre amarela é uma arbovirose de ocorrência sazonal na região extra-amazônica, especialmente em algumas regiões do Sudeste, com um maior registro de casos entre os meses de dezembro e maio. Nos ambientes silvestres, os mosquitos que são os vetores da doença pertencem ao gênero Haemagogus e Sabethes. Enquanto no ciclo urbano, a doença pode ser transmitida pelo Aedes aegypti. No entanto, o último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil no ano de 1942 e todos os casos posteriores são decorrentes do ciclo silvestre de transmissão. Atualmente, existe uma vacina para a febre amarela, e os casos registrados no Brasil são decorrentes de pessoas não vacinadas que frequentam ambientes silvestres onde a doença ocorre.

Algumas pessoas podem evoluir para casos graves de febre amarela, podendo apresentar febre alta, hemorragia e insuficiência múltipla dos órgãos. A doença também pode acometer animais, como os primatas. Em casos de registros de macacos doentes ou mortos, a Secretaria de Saúde do Município ou Estado deve ser notificada. É importante salientar que os macacos não transmitem a doença, sendo vítimas, assim como os seres humanos, do vírus transmitido por mosquitos infectados.

Com a aproximação do verão, é fundamental que as pessoas tomem os devidos cuidados e evitem o acúmulo de água que pode servir de criadouro de mosquitos em suas residências, pois, além de se protegerem, também estão protegendo os seus próximos, visto que os mosquitos podem voar em um raio de mais de 100 metros e as arboviroses podem gerar casos graves, além de que uma alta incidência de casos, também pode gerar uma sobrecarga do sistema de saúde.

* Rodrigo Berté - Dr. e Pró-Reitor de Graduação da Uninter.

 * André Maciel Pelanda – mestre e professor da Área de Gestão Ambiental da Uninter.

Para mais informações sobre Dengue clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: NQM Comunicação



O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?