Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Brincar é coisa séria!

Brincar é coisa séria!

13/10/2021 Vivian Ferrari de Castro

A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança.

Brincar é coisa séria!

Falar sobre a importância do brincar no Dia das Crianças pode parecer algo comum, mas é um assunto de grande relevância na vida dos pequenos e de seus familiares. É por meio de brincadeiras e jogos que a criança cria, imagina, se expressa, descobre e explora os mais diferentes ambientes e universos. Esse faz de conta é o modo com que ela se expressa e lida com as emoções e descobertas diárias que experimenta.

Para que todos esses processos aconteçam, é preciso dar liberdade à criança e deixar fluir a imaginação. Isso é algo que os jogos eletrônicos, por exemplo, não permitem, já que os caminhos e as possibilidades, apesar de serem muitas e variadas, são pré-determinadas. Apesar do alto grau de diversão e entretenimento, esse tipo de brincadeira deixa pouco espaço para a criação livre e para o exercício do indivíduo.

Atualmente, as telas estão cada vez mais presentes no dia a dia das crianças, seja para estudar e aprender, se relacionar com amigos e familiares, e também para diversão. Então, mais do que nunca, é importante saber usar e dosar os eletrônicos com sabedoria para extrair o melhor que podem oferecer, dentro do limite saudável para a infância. Isso inclui não alienar os pequenos, pois é necessário ter habilidades inerentes a essa geração que já nasceu conectada e que entende de tecnologia muito mais que os adultos. Mas permitir que smartphones, tablets e computadores dominem integralmente o tempo livre da criançada pode ser crítico para o seu desenvolvimento. Assim, o equilíbrio continua sendo o melhor remédio.

Pensando exatamente neste equilíbrio é que a escola se consolida como um ambiente de exploração de materiais livres, de socialização e interação, de criação e aprendizagens em espaços naturais. Bosques e jardins são excelentes locais que atendem desde as brincadeiras mais divertidas até as aulas de ciências mais exploradoras. As brincadeiras de rua de antigamente hoje acontecem de forma segura no espaço escolar, ao lado de grandes amigos que acompanharão sua vida até a fase adulta e que será, para sempre, fonte das melhores memórias. 

A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança, por isso o tempo livre é tão importante para as atividades acontecerem de forma espontânea. O brincar compreende interação, cooperação, comunicação e relação. Desenvolve a importância do respeito por si e pelo outro, assim como a autoestima, o que vai trazer frutos por toda a sua vida e nas relações futuras. Tudo isso pra dizer que “brincar é coisa séria”.

Texto: Vivian Ferrari de Castro - pedagoga, psicóloga e coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista São Francisco

Para mais informações sobre crianças clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Página 1 Comunicação



O poder das escolhas positivas

Livrar-se de pensamentos intrusivos, sentimentos pessimistas e crenças negativas é um desafio e tanto para muitos.

Autor: Nuno Paiva

O poder das escolhas positivas

Viramos escravos das redes sociais?

A presença de celulares se tornou certa em momentos marcantes, sejam eles as primeiras palavras de um bebê ou shows de grandes artistas.

Autor: Lucas Franco Freire

Viramos escravos das redes sociais?

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Álcool, Isolamento social e saúde mental conheça os fatores que afetam a saúde cardíaca que vão além do sedentarismo e a má alimentação.

Autor: Divulgação

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Quaresma: tempo favorável à conversão

Por meio do tempo litúrgico da Quaresma, a Igreja se prepara para celebrar o mistério do Cristo Ressuscitado, vencedor da morte e do pecado.

Autor: Padre Wagner Ferreira da Silva

Quaresma: tempo favorável à conversão

Mesmo enfermo, eu sou guerreiro!

Vários cientistas, de todas as partes do mundo, pesquisam exaustivamente a relação entre a fé e a superação de doenças.

Autor: Luzia Santiago


Levar a felicidade para passear

Um modelo de felicidade para mim é levar minha cachorrinha, Bella, para passear. Uma atividade que o resto da família não curte e não reproduz quando eu não posso fazê-lo.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Levar a felicidade para passear

Família Salesiana comemora 200 anos do sonho de Dom Bosco

O sonho de Dom Bosco aos nove anos nos convida a olhar para nossa vida e perceber o chamado de Deus.

Autor: Vera Lúcia Reis


Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Inspirado na própria infância, quadrinista Landis Blair publica "A Cabana Noturna", que transforma a hora de dormir em um momento tranquilo, longe de monstros imaginários.

Autor: Divulgação

Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Uma caminhada em direção ao amor-próprio

Beatriz Ribeiro explora as várias facetas da complexa experiência humana em livro.

Autor: Divulgação


5 dicas para lidar com os pesadelos

Estratégias que podem ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para lidar com os pesadelos

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Gratidão ou obrigado

Em última análise gratidão não é uma obrigação social ou uma palavra da moda, mas um convite para viver de maneira mais conectada.

Autor: Danilo Suassuna

Gratidão ou obrigado