Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cinco dicas para cuidar das emoções e melhorar o desempenho no esporte

Cinco dicas para cuidar das emoções e melhorar o desempenho no esporte

22/09/2022 Henri Navesuh

Quem pratica esportes está frequentemente se deparando com situações de pressão, competitividade e cansaço.

Cinco dicas para cuidar das emoções e melhorar o desempenho no esporte

Quando pensamos no que um atleta pode fazer para melhorar sua performance no esporte, as primeiras coisas que vêm à cabeça são treinamentos, exercícios e mudanças na alimentação. Cuidar do corpo é importante, mas o bem-estar emocional também exerce uma grande influência no desempenho dos esportistas.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Pádua com praticantes de meia-maratona concluiu que a inteligência emocional pode melhorar os resultados dos corredores. Isso porque, nessa atividade física, saber lidar bem com a fadiga é fundamental e, de acordo com os cientistas, essa habilidade está diretamente relacionada com a habilidade de gerenciar as emoções — o que chamamos de inteligência emocional.

Segundo a psicóloga do Marista Escola Social Ecológica, Bianca Ferreira Larangeira, a relação do equilíbrio emocional com o esporte não é uma exceção. “O desempenho em diversas atividades cotidianas, na vida profissional, acadêmica e pessoal depende também de fatores emocionais. Quando estamos conectados com nossas emoções e sabemos aceitá-las e expressá-las, temos inteligência emocional que pode ajudar em diferentes aspectos, como tomar decisões, interagir com outras pessoas e cuidar de nós mesmos”, explica.

Confira algumas dicas para manter o equilíbrio emocional e acolher as emoções não apenas nos treinos e na véspera de partidas, mas fazendo dessas práticas um hábito.

1 - Busque se conhecer melhor. Sabendo quais são seus pontos fortes e fracos, é mais fácil reconhecer as emoções e sentimentos e controlar melhor situações de estresse e pressão;

2 - Aprenda a lidar com as emoções, já que não é possível fugir delas. Assim, pressão, medo, cansaço e tensão não serão mais bichos de sete cabeças, e responder às situações que geram essas sensações ficará mais fácil;

3 - Tenha empatia. No esporte, tão importante quanto entender as próprias emoções é entender as dos colegas de time e mesmo dos rivais. A empatia fortalece o espírito de amizade e de equipe e possibilita a formação de vínculos genuínos;

4 - Mentalizar ações concluídas com sucesso. Um trabalho de mentalização do acerto do saque no voleibol, por exemplo, também pode fazer a diferença, dando mais confiança ao atleta ao executar a ação.

5 - Aprenda a conviver com as diferenças. Este é um pilar importante da inteligência emocional, e aceitar as características das pessoas que nos cercam é fundamental para uma convivência respeitosa, algo relevante no meio esportivo.

Um atleta que cuida de seu equilíbrio emocional não apenas consegue se concentrar melhor nas horas decisivas, mas também tem maior controle sobre o estresse e a ansiedade. Isso ajuda a evitar sintomas como músculos tensos, que podem prejudicar movimentos, e frequência cardíaca muito acelerada, que reduz a velocidade da respiração e pode acarretar na diminuição da oxigenação do corpo.

Para mais informações sobre esporte clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Página 1 Comunicação



O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?