Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como encontrar formas de ajudar viciados a superarem os vícios

Como encontrar formas de ajudar viciados a superarem os vícios

14/07/2015 Tim Mitchinson

“A decepção é que as substâncias, como o álcool, maconha e outras drogas, não nos rejeitam, elas nos aceitam”

O vício em álcool e drogas ilícitas é crescente e pode ser mortal. De acordo com o Departamento de Illinois de Serviços Humanos, “mais de 5.500 mortes entre os residentes de Illinois a cada ano, mais de 5% de todas as mortes, estão direta ou indiretamente relacionadas ao uso de álcool e outras drogas”.

Justin Wolfe, um terapeuta clínico no Linden Oaks Hospital me disse: “Estamos vendo apenas a ponta do iceberg. A decepção é que as substâncias, como o álcool, maconha e outras drogas, não nos rejeitam, elas nos aceitam, oferecendo gratificação instantânea – mas elas, na verdade, não oferecem nada além de isolamento – você pode existir, mas certamente não está vivendo”.

Wolfe falou das mudanças no pensamento e estilo de vida que precisam ocorrer para superar o comportamento viciante. “O viciado precisa desenvolver novos amigos, novas habilidades, novas atitudes”, declarou Wolfe.

“Isso começa com honestidade, mente aberta e boa vontade”, comentou Wolfe. E essa mudança mental é vital para a recuperação.

Mais e mais pessoas sentem que esta mudança de pensamento vem ao buscar uma compreensão mais profunda de si mesmo, uma que seja semelhante a Deus e separada das drogas e do abuso. Uma identidade espiritual, se você preferir. O discípulo Paulo disse primeiros cristãos: “...abandonem a velha natureza de vocês ... que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos.

É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a Sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a Ele.”

Ajudar as pessoas a deixar os velhos padrões de vício e encontrar uma identidade espiritual os ajuda a superar a vergonha. “Eles internalizam que eles são maus”, Wolfe me disse, “por isso é importante perceber que o abuso é o mau. É o comportamento que não é você”.

Separar o mau comportamento de sua própria identidade é uma mudança importante no pensamento que pode trazer sucesso em superar o vício em drogas.

Essa necessidade de desenvolver uma nova identidade e pessoas para incentivar isso, muitas vezes leva as pessoas a uma ampla variedade de grupos de intervenção e de apoio, incluindo grupos religiosos. Conectar-se com a identidade espiritual ajuda-os a separarem quem eles são do comportamento viciado.

Existem maneiras de sair do álcool e da tóxico dependência. Ela começa com honestidade, mente aberta e boa vontade. Isso também inclui um reconhecimento da bondade inata em cada um de nós.

* Tim Mitchinson pratica a Ciência Cristã há mais de 25 anos e é Comitê de Publicação no estado de Illinois, EUA.



Tentar significa conseguir – um outro ponto de vista

Eu já li alguns artigos que diziam: “Tentar não significa conseguir” e neste artigo eu abordo um outro ponto de vista sobre este assunto: “Tentar significa conseguir”.

Autor: Renata Nascimento


O poder das escolhas positivas

Livrar-se de pensamentos intrusivos, sentimentos pessimistas e crenças negativas é um desafio e tanto para muitos.

Autor: Nuno Paiva

O poder das escolhas positivas

Viramos escravos das redes sociais?

A presença de celulares se tornou certa em momentos marcantes, sejam eles as primeiras palavras de um bebê ou shows de grandes artistas.

Autor: Lucas Franco Freire

Viramos escravos das redes sociais?

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Álcool, Isolamento social e saúde mental conheça os fatores que afetam a saúde cardíaca que vão além do sedentarismo e a má alimentação.

Autor: Divulgação

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Quaresma: tempo favorável à conversão

Por meio do tempo litúrgico da Quaresma, a Igreja se prepara para celebrar o mistério do Cristo Ressuscitado, vencedor da morte e do pecado.

Autor: Padre Wagner Ferreira da Silva

Quaresma: tempo favorável à conversão

Mesmo enfermo, eu sou guerreiro!

Vários cientistas, de todas as partes do mundo, pesquisam exaustivamente a relação entre a fé e a superação de doenças.

Autor: Luzia Santiago


Levar a felicidade para passear

Um modelo de felicidade para mim é levar minha cachorrinha, Bella, para passear. Uma atividade que o resto da família não curte e não reproduz quando eu não posso fazê-lo.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Levar a felicidade para passear

Família Salesiana comemora 200 anos do sonho de Dom Bosco

O sonho de Dom Bosco aos nove anos nos convida a olhar para nossa vida e perceber o chamado de Deus.

Autor: Vera Lúcia Reis


Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Inspirado na própria infância, quadrinista Landis Blair publica "A Cabana Noturna", que transforma a hora de dormir em um momento tranquilo, longe de monstros imaginários.

Autor: Divulgação

Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Uma caminhada em direção ao amor-próprio

Beatriz Ribeiro explora as várias facetas da complexa experiência humana em livro.

Autor: Divulgação


5 dicas para lidar com os pesadelos

Estratégias que podem ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para lidar com os pesadelos

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação