Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como fica a rotina dos consultórios médicos pós-pandemia?

Como fica a rotina dos consultórios médicos pós-pandemia?

13/05/2020 Divulgação

Coronavírus muda hábitos e cria novas medidas que começam antes mesmo da consulta.

Como fica a rotina dos consultórios médicos pós-pandemia?

O mundo não vê a hora que os números da pandemia comecem a cair para que a possibilidade de retomar a rotina e a vida normal comece a ser algo almejado. Mas será que o “antigo normal” será a realidade futura?

Nas clínicas e consultórios médicos com certeza não! A palavra de ordem é “Segurança Redobrada”. Para André Borba, oftalmologista e especialista em oculoplástica, uma adaptação para a nova rotina seguindo todos os critérios de prevenção garantirá de ambos os lados que tanto o paciente quanto o médico fiquem protegidos. Tendo como referência as condutas adotadas em países da Europa e Estados Unidos, o especialista informa que o Brasil provavelmente seguirá as mesmas recomendações. “A classe médica com certeza seguirá todos os protocolos orientados pelo Ministério da Saúde e mesmo com alguma rotina sendo alterada, será de fácil adaptação”, afirma.

No consultório do doutor André Borba a prevenção começará antes mesmo do paciente chegar para a consulta.  “A primeira medida preventiva será uma triagem telefônica um dia antes para checar as condições clínicas do paciente nos últimos 14 dias”, comenta o especialista.

Entre os questionamentos, perguntas para investigar se o paciente teve contato com alguém que testou positivo para o covid-19, se teve febre ou temperatura igual ou superior a 38ºC nos últimos dias, tosse ou qualquer outro sintoma respiratório, além de verificar se houve alguma diminuição do paladar ou olfato, entre outros sintomas, serão realizadas na triagem. “No caso de resposta positiva a qualquer uma das questões recomendaremos que a consulta seja reagendada”, enfatiza Borba.

No caso de pacientes que são considerados grupos de risco e estão mais vulneráveis a contaminações como é o caso de idosos, diabéticos, hipertensos e gestantes a recomendação continuará sendo adiar qualquer tipo de tratamento que não seja considerado emergencial. Para essas situações o atendimento pela telemedicina continua sendo uma alternativa funcional.

Além da correta higienização das mãos e o uso de máscara, no dia da consulta o paciente encontrará um ambiente que privilegiará o atendimento individualizado já na recepção do consultório. “Os agendamentos de consulta serão feitos em intervalo maiores para que os pacientes não tenham contato uns com os outros. Mas caso aconteça este encontro na recepção todos deverão manter a distância física de 2 metros. Além disso, recomendaremos aos adultos que não leve nenhum acompanhante”, afirma o especialista.

Segundo Borba, a clínica colocará tapete umedecido com solução de Hipoclorito de Sódio para desinfectar os calçados antes de entrar no espaço. Não será permitido o uso de pulseiras, colares, brincos ou qualquer acessório metálico dentro do consultório. “A recomendação inclui também aconselhar a todos a carregar bolsas menores, apenas com objetos pessoais necessários. É de responsabilidade de cada médico adotar medidas de prevenção e controle de infecção para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer assistência médica realizada no consultório”, finaliza.

Fonte: Máxima



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos