Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cuide do seu bebê: mantenha a saúde bucal em dia

Cuide do seu bebê: mantenha a saúde bucal em dia

22/10/2021 Divulgação

Manter a escovação em dia e usar o fio dental são procedimentos essenciais.

Cuide do seu bebê: mantenha a saúde bucal em dia

Pode parecer mera brincadeira ou um excesso inconsequente, mas o título deste artigo é real, e serve de recado diretamente para as gestantes. A gravidez é um acontecimento envolto de muitas expectativas, mas também exige que as mães redobrem os cuidados em relação à sua saúde – particularmente a bucal. O procedimento adequado pode preservar o próprio feto, como explico mais adiante.

No entanto, é necessário primeiro observar que a gravidez não é marcada apenas pelo desenvolvimento do feto. O corpo da mãe também sofre profundas mudanças. Internamente, a mulher passa por alterações hormonais que desencadeiam vários sintomas. Alguns bastante sensíveis; outros nem tanto. Tudo para adaptar-se à vida que está sendo formada no útero.

Os enjoos, o ganho de peso e o crescimento mais intenso dos pêlos, do cabelo e das unhas são parte desse pacote, graças à produção mais ostensiva de progesterona. E é também a progesterona a responsável por aumentar o fluxo sanguíneo – afinal, é este o caminho por onde passam o oxigênio, os nutrientes e outros elementos essenciais à formação do feto.

Entretanto, a intensificação desse fluxo acarreta outros problemas, como inchaços e maior sensibilidade do corpo, inclusive na região gengival. Daí vem a gengivite gestacional, que acomete mais de 60% das gestantes. A diferença elementar entre a gengivite num paciente comum e a gengivite gestacional é o quadro da paciente. No primeiro caso, ela é causada essencialmente pela higiene bucal inadequada. Já a gestacional pode incidir inclusive sobre mulheres que cuidam dos dentes devidamente, mas que são acometidas pelo problema graças à sua condição interna.

A gengiva inchada provoca sulcos na linha de junção dos dentes e da gengiva, tornando o local bastante suscetível à incidência de biofilme, também conhecido como placa bacteriana. Sem a higiene bucal correta, o biofilme se prolifera, podendo agravar a gengivite até que ocorra a periodontite. Neste estágio, as bactérias deterioram os tecidos, os ligamentos e até os ossos de sustentação, levando à perda dos dentes e ao comprometimento da estrutura bucal.

Mais um agravante: alguns dos microorganismos que atuam na periodontite têm capacidade de “viajar” pelo corpo, podendo chegar inclusive à região uterina. E é este ponto que leva à associação entre a saúde bucal e a do próprio feto. Estudos recentes apontam que a presença de bactérias oriundas da gengiva no útero é capaz de provocar até mesmo partos prematuros.

Quando essas bactérias alcançam a região uterina, o sistema imunológico reage imediatamente. Sua resposta rápida é com o aumento da produção de prostaglandina, um tipo de lipídio que combate os microorganismos. Eles também têm o poder de controlar inflamações, fluxos e coágulos sanguíneos, mas também de provocar um parto.

Para evitar todo esse percurso, a recomendação é básica para as mamães: redobrar a atenção com a higiene bucal e intensificar as visitas ao dentista, até para também contornar o problema com a gengivite. Esta, por sinal, não serve de desculpa. Manter a escovação em dia e usar o fio dental são procedimentos essenciais. A saúde do feto passa também pela boca.

Texto: Dra. Juliana Fernandes, cirurgiã dentista da Clínica Pataro, mestre e doutoranda em odontologia pela UFMG.

Para mais informações sobre bebês clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



“Dias Perfeitos”: a incrível beleza das coisas simples

Talvez a maior perda de um mundo em que tudo acontece apenas dentro de uma tela é que as pessoas perdem o caminho de seu mundo interno.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva