Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Depois de escutar, falar com o coração

Depois de escutar, falar com o coração

18/05/2023 Osvaldo Luiz Silva

No próximo domingo, dia da Ascensão do Senhor, celebra-se também o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Depois de escutar, falar com o coração

Todos os anos, o Papa propõe uma reflexão para os comunicadores e toda a sociedade, não só para os católicos.

Neste ano, inspirado na Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 4,15), Francisco traz como tema: “Falar com o Coração. Testemunhando a verdade no amor.” A mensagem foi divulgada no dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos Jornalistas Católicos, e modelo para a Congregação Salesiana, escolhido por outro santo, Dom Bosco.

Para o papa, Francisco de Sales é o Santo da Ternura, que nos ensina a "narrar a verdade com coragem e liberdade, mas sem sensacionalismo e agressividade”. O Santo Padre afirma que não devemos temer falar a verdade; mas devemos temer falar a verdade sem amor!

No momento atual, marcado por polarizações e oposições intensas, propenso à indiferença ou indignação, acrescida da desinformação que falsifica e instrumentaliza a verdade nos meios digitais, papa Francisco recomenda uma comunicação aberta e acolhedora, que gere compaixão ao invés de discórdia. Na conhecida passagem dos Discípulos de Emaús (Lucas 24,13-35), o Santo Padre indica um modelo de “comunicação que inflame os corações, seja bálsamo nas feridas e ilumine os caminhos”.

Francisco partilhou um sonho em sua mensagem: uma comunicação que seja ao mesmo tempo gentil e profética, lembrando que gentileza na convivência não é só sinal de etiqueta, mas ANTÍDOTO contra a crueldade. Para tanto, é preciso nunca separar a verdade do amor! Lembro, então, das palavras de São Paulo: “se não tivesse amor...” E, nas redes sociais, nos meios de comunicação, quantas palavras cruéis, ácidas. Podem até estar cobertas de razão, mas se não tiverem amor, não edificam!

O papa conclui o texto clamando que se desarmem os ânimos e se promova uma linguagem de paz, assegurando uma mensagem não hostil. Às vezes, pensamos que o fim de conflitos, de guerras, depende somente dos outros, mas, “é precisamente na conversão do coração que se decide o destino da paz”. Em outras palavras, precisamos começar em nós! Vamos acreditar mais na beleza e na força do bem do que nas repercussões, nos alcances que possam ser obtidos nas redes sociais, com polêmicas, palavras ácidas ou agressivas?

Para lhe ajudar neste convencimento, indico dois trechos bíblicos presentes na mensagem do Papa Francisco, que são pouco conhecidos e, menos ainda, praticados: “a língua branda pode até quebrar ossos” (Provérbios 25,15) e “uma palavra amena multiplica os amigos e acalma os inimigos” (Eclesiástico 6,5).

* Osvaldo Luiz Silva é jornalista, trabalha há 32 anos na Canção Nova e escreveu o livro “A Vida é Caminhar”, que relata fatos da década de 1970 da vida de padre Jonas Abib.

Para mais informações sobre religião clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais

Santuário do Pai das Misericórdias: lugar de encontro com Deus e renovação espiritual

O Santuário do Pai das Misericórdias é um importante centro de peregrinação e devoção católica, atraindo fiéis de diversas partes do país e do mundo.

Autor: Pe. João Gualberto


Brasileiros solidários

A Gol em parceria com a Avianca, empresas do grupo Abra, transportou doações em mais um voo humanitário.

Autor: Divulgação

Brasileiros solidários

Solidariedade permanente

Há alguém que dependa única e exclusivamente de si? "Ah, sim, 'eu sou o cara, faço e aconteço, sou uma pessoa independente'".

Autor: Padre Marcio Prado


Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

Equipamentos cedidos pela companhia podem atender até 2.500 mil residências afetadas pelas enchentes no estado.

Autor: Divulgação

Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

LBV lança campanha de combate à dengue com recado das crianças

O objetivo de promover hábitos saudáveis e eliminar criadouros do mosquito.

Autor: Divulgação


“Dias Perfeitos”: a incrível beleza das coisas simples

Talvez a maior perda de um mundo em que tudo acontece apenas dentro de uma tela é que as pessoas perdem o caminho de seu mundo interno.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?