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Encurtamento muscular: o lado ruim do home office

Encurtamento muscular: o lado ruim do home office

21/10/2021 Divulgação

Dores e redução da amplitude de movimento são os principais sinais de que seus músculos estão encurtados.

Encurtamento muscular: o lado ruim do home office

Como tudo na vida, o home office tem seus prós e seus contras. Pode até ser bom não precisar ficar horas no trânsito para chegar ao escritório. Mas, todo esse conforto significa menos movimento para seu corpo! E trabalhar de casa pode não ser muito saudável para a saúde musculoesquelética.

Os prejuízos estão ligados a 3 fatores principais: à postura adotada no computador, ao mobiliário usado para trabalhar e ao agravamento do sedentarismo.

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em RPG e Pilates, a pandemia piorou o sedentarismo. “Trabalhar fora exige que a pessoa se movimente um pouco mais, seja para ir e voltar da empresa, para ir almoçar e até mesmo para se deslocar dentro do escritório. Já em casa, esses movimentos são praticamente inexistentes. Mas, a falta de movimento pode, literalmente, enferrujar o sistema musculoesquelético”.

Ficar muito tempo na mesma posição, principalmente trabalhando em um computador, pode levar ao encurtamento muscular. “Isso significa que o corpo passa a ignorar a parte que não é usada. Ele se adapta na posição que demanda menos esforço, ou seja, a posição que não exige amplitude de movimento. A partir desse processo, surgem os problemas posturais e isso torna-se um ciclo vicioso”, diz Walkíria.

Alguns exemplos práticos do encurtamento muscular são a dificuldade para abaixar, para calçar sapatos, para pegar objetos no alto de um móvel. “Todos esses movimentos são prejudicados quando há encurtamento muscular e podemos, facilmente, identificar essas dificuldades no nosso dia a dia”, diz.

Dicas para manter seus músculos saudáveis:

- Movimente-se! Saia para caminhar, levante-se para beber água na cozinha, vá a pé ao comércio, como padaria, banco etc. Todo movimento conta

- Pratique alguma atividade física regular, de 5 a 7 vezes por semana, como uma caminhada, aulas de natação, Pilates

- Alongue-se! Pela manhã, ao acordar, faça alongamentos e os repita ao longo dia sempre que possível

- Invista em um mobiliário adequado para o home office. Evite trabalhar no sofá, na cama ou em qualquer lugar que não seja uma estação de trabalho devidamente adaptada

- O computador deve ficar na altura dos olhos para evitar a inclinação do pescoço para baixo e do corpo para frente

- Posicione o teclado de forma que os ombros não fiquem muito elevados ou muito abaixados, pois isso pode causar curvatura da coluna vertebral

Para mais informações sobre músculos clique aqui.

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Fonte: Agência Health



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