Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Esqueça o medo: veja o que a tecnologia mudou nos tratamentos odontológicos.

Esqueça o medo: veja o que a tecnologia mudou nos tratamentos odontológicos.

25/10/2019 Tatiana Jacob

Os dentistas de hoje herdaram uma reputação que não condiz com a realidade dos consultórios.

Esqueça o medo: veja o que a tecnologia mudou nos tratamentos odontológicos.

Há alguns anos, os procedimentos eram considerados muito dolorosos, especialmente por quem não cuidava muito bem dos dentes e já apresentava cáries.

A cada dia, a tecnologia vem melhorando muito os equipamentos e as técnicas acompanham essa evolução. Um tratamento hoje é bem diferente de como era há algumas décadas. Um exemplo claro disso é o escaneamento oral e a odontologia 3D. Com eles, é possível projetar os dentes de um paciente em uma imagem 3D completa no computador, permitindo que eles sejam examinados em todos os ângulos possíveis, simular a mordida e oclusão do paciente, além de projetar próteses dentárias.

Outro importante avanço são os diagnósticos que estão cada vez mais precisos. Atualmente, possuem inúmeros métodos de imagem, como o raio x digital, que permite, através de contraste, que sejam identificadas lesões nos dentes do paciente ou até mesmo fraturas, não sendo mais necessário o uso de procedimentos invasivos.

Podemos citar alguns exemplos de tratamentos que mudaram bastante com o avanço tecnológico:

Implante dentário

Fazer um implante dentário pode ser um procedimento complicado . Para encaixar a prótese, às vezes, é necessário perfurar a gengiva, abrindo espaço para o dente implantado. Com a tomografia computadorizada, o procedimento se tornou bem mais prático e eficaz. O recurso ajuda o dentista a ter uma análise mais profunda (altura e espessura), através de imagens, de quanto o paciente tem de osso para receber o implante.

Odontologia estética

Hoje, quem vai ao dentista visando melhorar a aparência dos dentes, conta com uma ampla gama de opções de tratamentos. O planejamento digital do sorriso com softwares especializados ou "ensaio restaurador intra-oral", conhecido também como mock-up, permite que o dentista e paciente escolham as intervenções e simulem o resultado final do tratamento de forma visual, sem que haja algum desgaste dentário, permitindo maior eficácia e satisfação garantida do paciente.

Endodontia

Antigamente, os dentistas demoravam diversas sessões para realizar o tratamento de um canal. Hoje em dia, existem aparelhos, como o RECIPROC, por exemplo, que alargam o canal em apenas uma sessão para que ele seja obturado e o tratamento finalizado.

Prótese Dentária

Alguns pacientes têm ânsia de vômito na hora da moldagem para realizar algum tratamento. Mas, hoje em dia eles não precisam mais passar por isso. Recursos como o 3 Shape, por exemplo, escaneiam a boca do paciente - desde elementos unitários, até múltiplos elementos -, trazendo uma visão bem ampla de modo que não precisa mais ser efetuada a moldagem.

Outro recurso que ajuda muito os protesistas é o DSD (Dental Smile Design), que permite corrigir em fotos, previamente feitas, angulamento e tamanho do dente para depois ser transportado para a boca, efetivamente.

Ter essa tecnologia em mãos e o avanço das técnicas é fundamental para que o profissional possa realizar os procedimentos com perfeição. Embora o medo esteja entre as principais razões para evitar as consultas, a evolução da tecnologia tornou mais seguros, simples e indolores os procedimentos - dos mais simples aos mais complexos. Com a modernidade e a alta tecnologia dos equipamentos, como os citados acima e outros que estão sendo desenvolvidos, permitem oferecer mais precisão nos tratamentos e conforto ao paciente, tanto durante a consulta quanto no pós-operatório.

* Tatiana Jacob é formada em Odontologia pela Universidade Paulista, possui especialização em endodontia e prótese dentária e pós-graduação em harmonização orofacial.

Fonte: DF Press



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos