Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Exercícios físicos ajudam a regular o metabolismo e evitar doenças

Exercícios físicos ajudam a regular o metabolismo e evitar doenças

18/12/2020 Divulgação

Especialista dá cinco dicas para quem ainda é sedentário, mas busca melhor qualidade de vida.

Exercícios físicos ajudam a regular o metabolismo e evitar doenças

Cada vez mais os médicos alertam as pessoas sobre a importância de se fazer exercícios físicos para ter mais qualidade de vida e prevenir doenças, como a obesidade e doenças cardíacas. A prática de atividades auxilia no bom funcionamento do organismo, traz bem-estar, regula o sono e ajuda a manter o peso corporal. O ideal, segundo os especialistas, é manter uma rotina constante de exercícios, para que o corpo se ajuste ao movimento, promovendo uma regularização do metabolismo.

Para entrar de vez na rotina de atividades físicas, o cirurgião vascular e triatleta amador,Dr. Gustavo Solano recomenda algumas dicas especiais. Confira:

Escolha uma atividade que te dê prazer: não adianta ir para academia ou praticar qualquer atividade contra a própria vontade. A dica é buscar exercícios que proporcionem algum prazer. O leque de opções é grande, indo de caminhadas regulares a esportes de maior impacto, como futebol, corrida, natação, entre outros. Correr ou pedalar com um visual bacana e ouvindo uma boa música também pode ser prazeroso.

Convide um familiar ou amigo: praticar exercícios na companhia de alguém é sempre mais agradável. Ter um amigo ou familiar pode te incentivar quando sentir preguiça. Fazer parte de uma assessoria esportiva aumentará ainda mais seu círculo de amigos.

Invista em acessórios para ajudar nas atividades físicas: outra forma de motivação é ter acessórios apropriados para a prática de exercícios. Pode ser um tênis adequado para correr, vestuário esportivo ou algo mais específico, como meias de compressão graduada para prática de atividades físicas. A SIGVARIS GROUP, marca especialista em produtos de compressão, possui a UP 25, destinada à melhora do desempenho na realização de atividades, e a UP 17, desenvolvida para a recuperação muscular. Os acessórios evitam que o desgaste do corpo impeça a continuidade da prática esportiva.

Controle a alimentação: é fundamental controlar a alimentação e investir em alimentos saudáveis, principalmente à noite. Alimentos gordurosos e calóricos devem ser evitados, porém, se o consumo existir, deve acontecer nas primeiras refeições do dia, quando o corpo ainda terá tempo para queimar essas calorias.

Estabeleça metas e recompensas: a adaptação do organismo aos exercícios deve ser gradativa. Não adianta pensar que, repentinamente, uma pessoa sedentária irá cinco vezes por semana à academia ou correr 30 Km em uma semana. Forçar o corpo a isso vai gerar estresse e poderá causar lesões, aumentando a chance de abandono da atividade. As metas precisam ser graduais. Por exemplo, no primeiro mês, se exercitar ao menos duas vezes por semana. No segundo mês, três vezes, e assim por diante, até que se estabeleça uma rotina regular de exercícios. Se você é praticante de corrida, natação ou ciclismo inscreva-se em uma prova curta e procure uma assessoria para te ajudar a manter o estímulo à prática esportiva.

Fonte: CDI Comunicação



Minas mobiliza população para receber proteção contra sarampo e gripe

Ações para estimular a vacinação ocorrem em todo o estado, pois coberturas contra o sarampo e a gripe continuam baixas.

Minas mobiliza população para receber proteção contra sarampo e gripe

A esperança é o combustível da vida

A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa.

A esperança é o combustível da vida

Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A cirurgia é um recurso muito importante e deve ser considerada para alguns pacientes.

Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A educação é o caminho da liberdade

O atendimento socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei é um desafio e necessita de um olhar resiliente e reflexivo, visto que é considerado um momento oportuno de mudanças.


O Influenza também está no nosso foco

Falar em vacinação nos dias de hoje nos tende a remeter quase que exclusivamente ao combate à Covid-19.

O Influenza também está no nosso foco

A nova era da Telemedicina no Brasil

Alguns números atestam que as consultas virtuais estão sendo utilizadas cada vez mais no país.

A nova era da Telemedicina no Brasil

Para onde foram os nutrientes que estavam aqui?

A maioria das culturas vegetais são produzidas com a ajuda de solos fertilizados. O alto uso de fertilizantes nitrogenados tende a reduzir o teor de vitamina C em muitas frutas e hortaliças.


Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

Médico psiquiatra comenta a situação exclusiva de pessoas que perderam parentes queridos durante a pandemia. A ansiedade e o transtorno de humor são os mais prevalentes nesses casos.

Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

Pesadelo na hora do sono: apneia atinge 70 milhões de brasileiros

Por muito tempo o hábito de roncar tem sido visto como motivo de chacota ou algo corriqueiro.

Pesadelo na hora do sono: apneia atinge 70 milhões de brasileiros

Qual é o melhor presente do dia das mães?

O mês de maio é reconhecido como o mês das mães em vários lugares do mundo.

Qual é o melhor presente do dia das mães?