Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Felicidade não é sem querer, tem que ser de PROPÓSITO

Felicidade não é sem querer, tem que ser de PROPÓSITO

24/04/2023 Virginia Planet

As pessoas que vivenciam na pele a finitude da vida, escolhem a felicidade como um caminho.

Felicidade não é sem querer, tem que ser de PROPÓSITO

Há anos venho estudando a felicidade e não é à toa que o primeiro workshop desenvolvido pela House of Feelings, em 2017, foi “Redescobrindo a Felicidade: uma mudança de mindset”. Desde lá temos trabalhado, direta ou indiretamente, o assunto dentro do mundo corporativo. Mas foi recentemente que começou o boom sobre o tema: felicidade corporativa. 

Por isso quero compartilhar um pouco mais sobre minha jornada no estudo deste tema. Talvez pela minha personalidade somada a uma forte influência do meu pai, eu aprendi a ver as situações pelo lado positivo, ou seja, o copo sempre meio cheio. Acredito realmente que felicidade é uma escolha, é um poder interno de saber identificar o que gera esse movimento e essa sensação maravilhosa no corpo e criar mais desses momentos ao longo do dia. 

Vou explicar melhor. Quando você identifica que tomar um cafezinho na varanda da sua casa, no sol da manhã, sentindo a brisa no rosto te traz uma sensação boa, temos que, DE PROPÓSITO, fazer mais vezes esse ritual. 

A felicidade não deve ser experimentada somente sem querer, esperando que naturalmente o universo promova algo importante para você, mas ao invés disso ela deve ser criada, providenciada mais e mais vezes, e quantas vezes você puder ou achar necessário. 

Uma das coisas que aprendi ao longo desta jornada estudando a felicidade é que as pessoas que vivenciam na pele a finitude da vida, escolhem a felicidade como um caminho. Elas decidem viver o momento presente e apreciar as coisas boas da vida. Foi a partir deste insight que fui fazer um curso sobre cuidados paliativos com a doutora Ana Claudia Quintana Arantes. Ali tive certeza que o caminho da felicidade era ter consciência da finitude da vida. 

Dalai Lama enfatizava que “a felicidade não é algo feito. Ela vem das suas próprias ações”. E minha pergunta é: O que estamos fazendo para sermos felizes, um pouquinho, todos os dias? 

Aqui compartilho algumas ideias, dicas, sugestões, enfim...o que fizer sentido para você:

- Foque no AUTOCONHECIMENTO – saber sobre as reações do seu corpo, como você identifica as melhores sensações, como e quando elas vêm. Este processo te ajudará a saber exatamente o que precisa fazer.

- Ainda neste processo de autoconhecimento, saiba qual sua maestria! Exatamente, todos somos mestres em algo, fazemos coisas que ninguém faz como nós! É neste momento que você está entregando o máximo da sua capacidade, da sua competência. Use os assessments gratuitos disponíveis na internet! Eles podem te ajudar e muito. 

- Cuide dos seus RELACIONAMENTOS – eles são fundamentais para a felicidade e bem-estar. Relacionamentos significativos são um dos fatores mais importantes para uma vida feliz e saudável. Segundo o psiquiatra Robert Waldinger, da Universidade de Harvard, responsável pelo estudo mais longo sobre o desenvolvimento de adultos “Relacionamentos saudáveis não protegem apenas nosso corpo, mas também nosso cérebro”.

- Cuide do seu CORPO – alimentação, sono, hidratação e exercício físico. Entenda que seu corpo é reflexo da sua mente e vice-versa. A sua mente tem o poder de transformar seu corpo, assim como seu corpo impacta diretamente em sua mente e estado emocional. O neurologista Antonio Damasio explica: “Corpo e mente são indissociáveis”. 

Felicidade não é apenas sobre sentir-se bem o tempo todo: A vida é cheia de altos e baixos e experimentar emoções negativas faz parte da vida. No entanto, as pessoas que escolhem ser feliz tendem a cuidar mais de si e do outro e ainda são mais capazes de lidar com as adversidades e encontrar significado e propósito em suas vidas, mesmo nos momentos difíceis.

Vale a pena assumir a responsabilidade e escolher, de PROPÓSITO, ser feliz!

E aí? O que você pode fazer agora, para trazer o gostinho da felicidade no seu dia? Vamos?

* Virginia Planet, sócia-fundadora da House of Feelings – primeira escola de sentimentos do mundo.

Para mais informações sobre Felicidade clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Conecte Comunicação



Você é o seu melhor psiquiatra

Estava guiando numa manhã de domingo quando vi um casal correndo nas ruas ainda frescas do começo do dia.

Você é o seu melhor psiquiatra

A estrela maravilhosa

No Brasil, o regime escravocrata criou uma nação sem renda, além disso diziam que rico não entra no céu, mas esqueceram de dizer que no inferno também há muitos pobres.

A estrela maravilhosa

O músico

A música tem a capacidade de motivar, alegrar, emocionar, despertar sentimentos, abrir a caixa das lembranças. A música reúne, provoca risos, e acompanha o choro.

O músico

A trégua do Natal

Você sente o peso dos conflitos e desafios que marcaram este ano? Ucrânia, Israel, guerras políticas, nos nossos corações… Ufa!

A trégua do Natal

A cilada do palhaço

Estudos mostram que comediantes tem muito mais alterações de humor, depressões e risco de uso e abuso de drogas que a população em geral.

A cilada do palhaço

Tecnologia: o uso excessivo e os impactos na saúde mental

Quanto mais tempo na internet, menos tempo presencialmente teremos com as pessoas.

Tecnologia: o uso excessivo e os impactos na saúde mental

Por que viver uma experiência religiosa?

Como pesquisador na área das Ciências da Religião, comecei a me interessar pela seguinte questão: por que fazer uma experiência religiosa?

Por que viver uma experiência religiosa?

Rir pode transformar a sua saúde; saiba como!

Especialistas do CEJAM explicam como o ato pode colaborar com o bem-estar, reduzir o estresse, fortalecer conexões sociais e melhorar quadros cardiovasculares.

Rir pode transformar a sua saúde; saiba como!

O privilégio de ser casal

Casei-me e tornei-me mãe na década de 1990.

O privilégio de ser casal

A receita de Walt Disney para o sucesso

Padrões mudam com o tempo e devem ser desafiados, pois uma das poucas certezas que temos na vida é a de que a mudança vai ocorrer em algum momento.

A receita de Walt Disney para o sucesso

Voce sabe quem precisa?

Próteses de mãos serão doadas a pessoas de Maringá e outros municípios brasileiros.


Primeira etapa do Sínodo: a escuta e o diálogo com a Igreja

Com origem no grego, “synodos” significa “caminho feito em conjunto”.

Primeira etapa do Sínodo: a escuta e o diálogo com a Igreja