Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Férias: tempo de viajar, conhecer e rever lugares que nos fazem bem

Férias: tempo de viajar, conhecer e rever lugares que nos fazem bem

06/01/2023 José Expedito da Silva

O período de férias é uma grande oportunidade para conhecer lugares novos, revisitar locais em que possuímos ligações afetivas, e buscar lugares que nos conectam com o sagrado, como uma viagem de peregrinação.

Férias: tempo de viajar, conhecer e rever lugares que nos fazem bem

Uma boa opção é a Região Turística da Fé, que se destaca como uma das mais belas do país, localizada no eixo Rio de Janeiro – São Paulo, entre as serras da Mantiqueira, da Bocaina e do Mar, no Vale do Paraíba Paulista, integrando onze cidades, entre as quais Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá.

Criada definitivamente em 2017, por meio de Legislação federal, estadual e municipal, a Região Turística da Fé registra, atualmente, um fluxo ascendente de 16 milhões de pessoas ao ano, envolvendo inclusive a população regional.

Além da linda paisagem de serras e rios, com os mais variados tipos de turismo e seus atrativos, tais como: ecoturismo, turismo rural, cultural, de esportes, de aventura, de negócios, náutico e gastronômico, a região se destaca pelo turismo religioso, com um grande número de santuários, proporcionando uma rica experiência de fé a quem passa por aqui.

O Santuário Nacional, carinhosamente chamado de “Casa da Mãe Aparecida”, acolhe os peregrinos que participam das celebrações, visitam a Sala das Promessas, a Cúpula da Basílica, e podem contemplar o revestimento das paredes externas com lindas passagens bíblicas, retratadas com muita arte e realismo.

Fora dos muros, o “Trem do Devoto” é uma opção de transporte e lazer para os visitantes. O veículo, réplica de uma locomotiva “Maria Fumaça”, faz a ligação entre o Santuário Nacional e o Porto Itaguaçu, local do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, onde tem o passeio de balsa pelas águas do rio Paraíba do Sul.

A pouco mais de 33 quilômetros, o Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, é outro local de visitação, para momentos de oração, celebrações e espiritualidade, durante todo o dia. Na parede atrás do altar, há o mosaico que representa a Parábola do Filho Pródigo e, ao lado, uma réplica da Pietà, Nossa Senhoras das Dores, originalmente esculpida por Michelangelo. Em espaço anexo ao Santuário, o peregrino tem a possibilidade de visitar o túmulo do fundador da Comunidade Canção Nova, Mons. Jonas Abib, falecido no dia 12 de dezembro de 2022.

Os eventos de fim de semana e os diversos pontos de peregrinação dentro da Canção Nova também atraem muitos fiéis no decorrer do ano. Para aqueles que gostam de acampar, há uma estrutura com três áreas de camping: familiar, feminina e masculina.

Em Guaratinguetá, destaca-se o Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, dedicado ao primeiro santo brasileiro, conhecido como santo da paz e da caridade.

“Como eu não sei rezar, só queria mostrar. Meu olhar, meu olhar, meu olhar...” (Renato Teixeira). Com esse verso tão simples e de profundo significado, convido você a viajar comigo nessa ideia de aproveitar o período de férias escolares ou do trabalho, para visitar espaços sagrados de peregrinação.

* José Expedito da Silva é jornalista na Assessoria de Imprensa, com participação especial no Jornal Café da Manhã, pela Rádio Canção Nova de Cachoeira Paulista.

Para mais informações sobre Viajar clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



Você é o seu melhor psiquiatra

Estava guiando numa manhã de domingo quando vi um casal correndo nas ruas ainda frescas do começo do dia.

Você é o seu melhor psiquiatra

A estrela maravilhosa

No Brasil, o regime escravocrata criou uma nação sem renda, além disso diziam que rico não entra no céu, mas esqueceram de dizer que no inferno também há muitos pobres.

A estrela maravilhosa

O músico

A música tem a capacidade de motivar, alegrar, emocionar, despertar sentimentos, abrir a caixa das lembranças. A música reúne, provoca risos, e acompanha o choro.

O músico

A trégua do Natal

Você sente o peso dos conflitos e desafios que marcaram este ano? Ucrânia, Israel, guerras políticas, nos nossos corações… Ufa!

A trégua do Natal

A cilada do palhaço

Estudos mostram que comediantes tem muito mais alterações de humor, depressões e risco de uso e abuso de drogas que a população em geral.

A cilada do palhaço

Tecnologia: o uso excessivo e os impactos na saúde mental

Quanto mais tempo na internet, menos tempo presencialmente teremos com as pessoas.

Tecnologia: o uso excessivo e os impactos na saúde mental

Por que viver uma experiência religiosa?

Como pesquisador na área das Ciências da Religião, comecei a me interessar pela seguinte questão: por que fazer uma experiência religiosa?

Por que viver uma experiência religiosa?

Rir pode transformar a sua saúde; saiba como!

Especialistas do CEJAM explicam como o ato pode colaborar com o bem-estar, reduzir o estresse, fortalecer conexões sociais e melhorar quadros cardiovasculares.

Rir pode transformar a sua saúde; saiba como!

O privilégio de ser casal

Casei-me e tornei-me mãe na década de 1990.

O privilégio de ser casal

A receita de Walt Disney para o sucesso

Padrões mudam com o tempo e devem ser desafiados, pois uma das poucas certezas que temos na vida é a de que a mudança vai ocorrer em algum momento.

A receita de Walt Disney para o sucesso

Voce sabe quem precisa?

Próteses de mãos serão doadas a pessoas de Maringá e outros municípios brasileiros.


Primeira etapa do Sínodo: a escuta e o diálogo com a Igreja

Com origem no grego, “synodos” significa “caminho feito em conjunto”.

Primeira etapa do Sínodo: a escuta e o diálogo com a Igreja