Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Há limites (espirituais) para a tecnologia

Há limites (espirituais) para a tecnologia

19/10/2017 Eric Nelson

"Toma consciência, por um só momento, de que a Vida e a inteligência são puramente espirituais."

Há limites (espirituais) para a tecnologia

A tecnologia tem seus limites, sendo um deles, a incapacidade de fornecer qualquer conexão real com o inefável, o transcendental ou aquilo que é divino.

Esse foi, basicamente, meu argumento durante uma recente conversa durante um jantar. Alguém sugerira que o know-how – e, por sua vez, o progresso humano – estava prestes a ser superado pela inteligência artificial, e eu discordei.

Não que eu tenha algo contra a tecnologia. Longe disso. É que ainda não vejo, mesmo que remotamente, a tecnologia fornecer o tipo de sabedoria que transforma vidas e essa, pelo menos para mim, só vem por meio da comunhão consciente com Deus.

Por exemplo, há alguns anos, quando eu trabalhava como produtor de vídeos, um dos meus editores ligou, dizendo que o projeto no qual estivera trabalhando por quase toda a semana estava completamente perdido. Aparentemente, o disco rígido se havia queimado.

A solução parecia ser bem objetiva: entregar o disco rígido a vários técnicos especializados, esperar alguns dias, pagar uma fortuna e pronto! Problema resolvido.

Sem ter o tempo nem o dinheiro necessários, decidi orar. Eu não pedi a Deus, a Mente divina, que consertasse o disco rígido. Em vez disso, como confiava na presença dEle em minha vida, eu estava aberto para quaisquer ideias que Ele tivesse para cuidar da situação.

Em questão de minutos, veio-me à mente a ideia de ligar para uma empresa de recuperação de dados, com a qual já trabalhara antes, e explicar o que estava acontecendo. Recebi a informação de que havia um novo software no mercado que eles acreditavam poderia nos ajudar. Comprei o software (barato, pelo que me lembro) e, em menos de um dia, o projeto estava em operação novamente.

Embora essa não seja a melhor descrição da “sabedoria que transforma vidas”, uma profunda lição fora aprendida: fui lembrado da fonte divina da inteligência – um lembrete que me tem sido útil depois disso, principalmente em relação à minha saúde.

Lembro-me de uma vez em que sentia um grande desconforto para caminhar, devido a uma infecção na pele. Nesse caso, não era questão de não ter tempo ou dinheiro para tratar do problema pela medicina, mas foi a mesma inclinação divina que me levou a orar, na ocasião do problema com o disco rígido.

O que me veio à mente foi que, com base no estudo da Bíblia, minha pureza – mental, física, total – não estava nem um pouco fundamentada na matéria, pelo contrário, era uma condição divinamente ordenada e mantida. Constatei, por várias vezes, que, à medida que eu mantenho mentalmente essa compreensão espiritual, a pureza se manifesta no meu físico. Embora tenha levado um pouco mais de tempo para a infecção desaparecer, do que o conserto do disco rígido, minha cura foi rápida e completa.

“Toma consciência, por um só momento, de que a Vida e a inteligência são puramente espirituais — que não estão na matéria nem são constituídas de matéria — e o corpo já não se queixará de coisa alguma”, escreve a reformadora cristã Mary Baker Eddy. “Se estiveres sofrendo de uma crença na enfermidade, repentinamente constatarás que estás bem.”

Sem dúvida, a tecnologia humana continuará a avançar. Da mesma forma, avançará nossa habilidade de melhor compreender e aplicar a inteligência espiritual que resulta, não apenas em melhores circunstâncias físicas, mas também em uma vida divinamente inspirada e fortalecida.

* Eric Nelson escreve sobre a conexão entre a consciência e a saúde, a partir de sua perspectiva como Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o norte da Califórnia, EUA.  



Viramos escravos das redes sociais?

A presença de celulares se tornou certa em momentos marcantes, sejam eles as primeiras palavras de um bebê ou shows de grandes artistas.

Autor: Lucas Franco Freire

Viramos escravos das redes sociais?

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Álcool, Isolamento social e saúde mental conheça os fatores que afetam a saúde cardíaca que vão além do sedentarismo e a má alimentação.

Autor: Divulgação

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Quaresma: tempo favorável à conversão

Por meio do tempo litúrgico da Quaresma, a Igreja se prepara para celebrar o mistério do Cristo Ressuscitado, vencedor da morte e do pecado.

Autor: Padre Wagner Ferreira da Silva

Quaresma: tempo favorável à conversão

Mesmo enfermo, eu sou guerreiro!

Vários cientistas, de todas as partes do mundo, pesquisam exaustivamente a relação entre a fé e a superação de doenças.

Autor: Luzia Santiago


Levar a felicidade para passear

Um modelo de felicidade para mim é levar minha cachorrinha, Bella, para passear. Uma atividade que o resto da família não curte e não reproduz quando eu não posso fazê-lo.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Levar a felicidade para passear

Família Salesiana comemora 200 anos do sonho de Dom Bosco

O sonho de Dom Bosco aos nove anos nos convida a olhar para nossa vida e perceber o chamado de Deus.

Autor: Vera Lúcia Reis


Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Inspirado na própria infância, quadrinista Landis Blair publica "A Cabana Noturna", que transforma a hora de dormir em um momento tranquilo, longe de monstros imaginários.

Autor: Divulgação

Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Uma caminhada em direção ao amor-próprio

Beatriz Ribeiro explora as várias facetas da complexa experiência humana em livro.

Autor: Divulgação


5 dicas para lidar com os pesadelos

Estratégias que podem ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para lidar com os pesadelos

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Gratidão ou obrigado

Em última análise gratidão não é uma obrigação social ou uma palavra da moda, mas um convite para viver de maneira mais conectada.

Autor: Danilo Suassuna

Gratidão ou obrigado

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Hoje são milhões de cristãos perseguidos e assassinados, especialmente na África e na Ásia, pelo simples fato de serem cristãos.

Autor: Professor Felipe Aquino

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa