Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Há limites (espirituais) para a tecnologia

Há limites (espirituais) para a tecnologia

19/10/2017 Eric Nelson

"Toma consciência, por um só momento, de que a Vida e a inteligência são puramente espirituais."

Há limites (espirituais) para a tecnologia

A tecnologia tem seus limites, sendo um deles, a incapacidade de fornecer qualquer conexão real com o inefável, o transcendental ou aquilo que é divino.

Esse foi, basicamente, meu argumento durante uma recente conversa durante um jantar. Alguém sugerira que o know-how – e, por sua vez, o progresso humano – estava prestes a ser superado pela inteligência artificial, e eu discordei.

Não que eu tenha algo contra a tecnologia. Longe disso. É que ainda não vejo, mesmo que remotamente, a tecnologia fornecer o tipo de sabedoria que transforma vidas e essa, pelo menos para mim, só vem por meio da comunhão consciente com Deus.

Por exemplo, há alguns anos, quando eu trabalhava como produtor de vídeos, um dos meus editores ligou, dizendo que o projeto no qual estivera trabalhando por quase toda a semana estava completamente perdido. Aparentemente, o disco rígido se havia queimado.

A solução parecia ser bem objetiva: entregar o disco rígido a vários técnicos especializados, esperar alguns dias, pagar uma fortuna e pronto! Problema resolvido.

Sem ter o tempo nem o dinheiro necessários, decidi orar. Eu não pedi a Deus, a Mente divina, que consertasse o disco rígido. Em vez disso, como confiava na presença dEle em minha vida, eu estava aberto para quaisquer ideias que Ele tivesse para cuidar da situação.

Em questão de minutos, veio-me à mente a ideia de ligar para uma empresa de recuperação de dados, com a qual já trabalhara antes, e explicar o que estava acontecendo. Recebi a informação de que havia um novo software no mercado que eles acreditavam poderia nos ajudar. Comprei o software (barato, pelo que me lembro) e, em menos de um dia, o projeto estava em operação novamente.

Embora essa não seja a melhor descrição da “sabedoria que transforma vidas”, uma profunda lição fora aprendida: fui lembrado da fonte divina da inteligência – um lembrete que me tem sido útil depois disso, principalmente em relação à minha saúde.

Lembro-me de uma vez em que sentia um grande desconforto para caminhar, devido a uma infecção na pele. Nesse caso, não era questão de não ter tempo ou dinheiro para tratar do problema pela medicina, mas foi a mesma inclinação divina que me levou a orar, na ocasião do problema com o disco rígido.

O que me veio à mente foi que, com base no estudo da Bíblia, minha pureza – mental, física, total – não estava nem um pouco fundamentada na matéria, pelo contrário, era uma condição divinamente ordenada e mantida. Constatei, por várias vezes, que, à medida que eu mantenho mentalmente essa compreensão espiritual, a pureza se manifesta no meu físico. Embora tenha levado um pouco mais de tempo para a infecção desaparecer, do que o conserto do disco rígido, minha cura foi rápida e completa.

“Toma consciência, por um só momento, de que a Vida e a inteligência são puramente espirituais — que não estão na matéria nem são constituídas de matéria — e o corpo já não se queixará de coisa alguma”, escreve a reformadora cristã Mary Baker Eddy. “Se estiveres sofrendo de uma crença na enfermidade, repentinamente constatarás que estás bem.”

Sem dúvida, a tecnologia humana continuará a avançar. Da mesma forma, avançará nossa habilidade de melhor compreender e aplicar a inteligência espiritual que resulta, não apenas em melhores circunstâncias físicas, mas também em uma vida divinamente inspirada e fortalecida.

* Eric Nelson escreve sobre a conexão entre a consciência e a saúde, a partir de sua perspectiva como Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o norte da Califórnia, EUA.  



Amizade: trocas valiosas

Qual é o benefício de ter um grupo forte de amigas?

Autor: Viviane Gago

Amizade: trocas valiosas

Pra sempre jovem?

Neste Dia dos Avós (26/07), vale destacar que envelhecer se tornou um pecado, o pavor de toda uma geração. Mas quando foi que esse medo ficou tão fora de controle?

Autor: Leonardo de Moraes

Pra sempre jovem?

Qual o sentido da sua vida?

O que é a vida? Diante dessa pergunta, logo nos vem à consciência a vida dos indivíduos, das pessoas.

Autor: Clécio Branco

Qual o sentido da sua vida?

A arrogância é exterminadora do sucesso

Apresento essa pesquisa para destacar que o começo de um “tombo empresarial” é a arrogância que nasce do sucesso.

Autor: Yuri Trafane

A arrogância é exterminadora do sucesso

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas.

Autor: Padre Alex Nogueira

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

6 devocionais para começar bem o dia

Confira uma seleção de obras que vão nutrir a alma e proporcionar momentos de reflexão.

Autor: Divulgação

6 devocionais para começar bem o dia

A importância dos passeios em família

Tem sido desafiador nos tempos atuais encontrar um tempo de qualidade para fazermos aquilo que nos traz bem-estar.

Autor: Aline Tayná de Carvalho Barbosa

A importância dos passeios em família

A nossa vida: estamos no controle?

"Eu deveria estar morto." Assim se pronunciou Donald Trump momentos após ter sido alvo de um disparo que lhe atingiu e quase interrompeu a sua vida.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência auditiva.

Autor: Luciana Brites

A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Doações serão enviadas para crianças e adolescentes vítimas das enchentes que atingiram o Sul do país.

Autor: Divulgação

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Atitudes para gerir adequadamente as emoções

Emoções são a base de todos os relacionamentos e a forma como lidamos com elas define o quão longe iremos em nossos objetivos.

Autor: Janguiê Diniz


Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70